Internet das coisas torna o Brasil referência na agricultura tropical

(dv) EFE

Um sensor no campo que pode controlar e gestar a produtividade

Robôs e sensores têm automatizado as áreas agrícolas no Brasil, mais intensamente nos últimos cinco anos, e com objetos conectados à internet, a tendência da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), tornam o Brasil referência mundial para soluções de agricultura tropical, avaliaram especialistas.

Essa tendência, no campo, se traduz na instalação de sistemas tecnológicos que podem monitorar os cultivos a fim de gestar a produção e gerar um “big data” agrícola, que pode orientar ações como correção de acidez, irrigação e plantio.

“O Brasil se posiciona como um precursores em internet das coisas por adaptar a integração de dados à produção na agricultura tropical, o que o coloca como referência na agricultura digital”, explicou Silvia Massruhá, chefe-geral do segmento de Informática Agropecuária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), à EFE.

De acordo com a pesquisadora, o país, embora líder em adaptação de tecnologia no campo na América Latina, convive com desafios de conexão e desenvolvimento de algumas regiões rurais, por isso pesquisas em biotecnologia e nanotecnologia se fortalecem para resolver esses limites.

Um dos projetos pioneiros da Embrapa é o monitoramento de pragas em cultivos de café por meio de sensores em um “campo experimental” localizado em Jaguariúna, interior de São Paulo. O objetivo é economizar recursos hídricos para melhorar a qualidade e a produção do café.

“Hoje, o Brasil é um grande exportador, player e referência da agricultura tropical e para mantermos esse protagonismo nos próximos anos é preciso tentar trabalhar mais a integração de dados baseada no conhecimento digital”, ressaltou Silvia.

Além das áreas de testes governamentais, o país é terreno para instalação de laboratórios de tecnologia de ponta com interesse na agricultura, como é o caso do primeiro centro de Experiência de Internet das Coisas do país, o IoT Open Labs, da empresa de infraestrutura de telecomunicações, American Tower.

Outras iniciativas

No IoT Open Labs, soluções para monitoramento de solo e de gado com sensores de baixo custo e consumo de energia estão sendo testadas.

Para garantir um menor preço, o IoT Open Lab contempla uma infraestrutura de rede de baixa potência (Low Power Wide Area Network) feita para conectar dispositivos e sensores que funcionam por sistemas de bateria que podem durar anos.

“No caso do monitoramento de solos, sensores são colocados em diversos pontos das plantações e periodicamente, via rede LoRa (rede de longo alcance e baixo custo), são enviadas informações da umidade para um aplicativo, que pode mostrar dados em um computador, tablet ou até smartphone”, detalhou Abel Camarfo, Diretor Sênior de Estratégia e Novos Negócios da American Tower no Brasil.

Para Camargo, “o agronegócio é uma das verticais muito importantes para internet das coisas no Brasil”, já que o país “é um dos líderes nesse setor no mundo”, afirmou.

A empresa israelense de irrigação Netafim também investiu em inteligência artificial no Brasil e uma das iniciativas foi a irrigação inteligente, onde um sistema computadorizado registra o quanto de água e insumos a planta precisa. A partir disso, um robô gere a liberação de quantidades precisas dos produtos.

De acordo com estudo do BNDES feito em 2017, o potencial de IoT no Brasil pode resultar em uma produtividade estimada em 200 bilhões de dólares até 2025.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …