Internet das coisas torna o Brasil referência na agricultura tropical

(dv) EFE

Um sensor no campo que pode controlar e gestar a produtividade

Robôs e sensores têm automatizado as áreas agrícolas no Brasil, mais intensamente nos últimos cinco anos, e com objetos conectados à internet, a tendência da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), tornam o Brasil referência mundial para soluções de agricultura tropical, avaliaram especialistas.

Essa tendência, no campo, se traduz na instalação de sistemas tecnológicos que podem monitorar os cultivos a fim de gestar a produção e gerar um “big data” agrícola, que pode orientar ações como correção de acidez, irrigação e plantio.

“O Brasil se posiciona como um precursores em internet das coisas por adaptar a integração de dados à produção na agricultura tropical, o que o coloca como referência na agricultura digital”, explicou Silvia Massruhá, chefe-geral do segmento de Informática Agropecuária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), à EFE.

De acordo com a pesquisadora, o país, embora líder em adaptação de tecnologia no campo na América Latina, convive com desafios de conexão e desenvolvimento de algumas regiões rurais, por isso pesquisas em biotecnologia e nanotecnologia se fortalecem para resolver esses limites.

Um dos projetos pioneiros da Embrapa é o monitoramento de pragas em cultivos de café por meio de sensores em um “campo experimental” localizado em Jaguariúna, interior de São Paulo. O objetivo é economizar recursos hídricos para melhorar a qualidade e a produção do café.

“Hoje, o Brasil é um grande exportador, player e referência da agricultura tropical e para mantermos esse protagonismo nos próximos anos é preciso tentar trabalhar mais a integração de dados baseada no conhecimento digital”, ressaltou Silvia.

Além das áreas de testes governamentais, o país é terreno para instalação de laboratórios de tecnologia de ponta com interesse na agricultura, como é o caso do primeiro centro de Experiência de Internet das Coisas do país, o IoT Open Labs, da empresa de infraestrutura de telecomunicações, American Tower.

Outras iniciativas

No IoT Open Labs, soluções para monitoramento de solo e de gado com sensores de baixo custo e consumo de energia estão sendo testadas.

Para garantir um menor preço, o IoT Open Lab contempla uma infraestrutura de rede de baixa potência (Low Power Wide Area Network) feita para conectar dispositivos e sensores que funcionam por sistemas de bateria que podem durar anos.

“No caso do monitoramento de solos, sensores são colocados em diversos pontos das plantações e periodicamente, via rede LoRa (rede de longo alcance e baixo custo), são enviadas informações da umidade para um aplicativo, que pode mostrar dados em um computador, tablet ou até smartphone”, detalhou Abel Camarfo, Diretor Sênior de Estratégia e Novos Negócios da American Tower no Brasil.

Para Camargo, “o agronegócio é uma das verticais muito importantes para internet das coisas no Brasil”, já que o país “é um dos líderes nesse setor no mundo”, afirmou.

A empresa israelense de irrigação Netafim também investiu em inteligência artificial no Brasil e uma das iniciativas foi a irrigação inteligente, onde um sistema computadorizado registra o quanto de água e insumos a planta precisa. A partir disso, um robô gere a liberação de quantidades precisas dos produtos.

De acordo com estudo do BNDES feito em 2017, o potencial de IoT no Brasil pode resultar em uma produtividade estimada em 200 bilhões de dólares até 2025.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …