Irmão de oficial denuncia superlotação em submarino argentino desaparecido

O número de pessoas a bordo do submarino ARA San Juan na Argentina supostamente ultrapassou sua capacidade em sete pessoas, afirmou o irmão de um dos oficiais que desapareceu com a embarcação.

“O submarino tem um total de 37 lugares para a tripulação permanente, mas desta vez 44 pessoas estavam a bordo”, disse à Sputnik News o parente do oficial, que afirma que ficou sabendo da superlotação por meio da esposa de um agente do serviço secreto — que faz parte da tripulação desaparecida do ARA San Juan.

O ARA San Juan sumiu em 15 de novembro, enquanto viajava de Ushuaia para Mar del Plata. A Marinha da Argentina afirma que uma provável explosão foi registrada na área próxima onde o último contato foi feito e nega qualquer irregularidade na embarcação.

A Marinha da Argentina insistiu neste sábado (25) que o submarino desaparecido ARA San Juan estava em boas condições quando iniciou sua missão, apesar dos temores levantados pela possível explosão que atingiu a embarcação de 44 tripulantes.

As esperanças para os sobreviventes diminuem cada vez mais. Já são 10 dias de desaparecimento — período de tempo suficiente para acabar o suprimento de oxigênio do submarino de acordo com especialistas, ainda que ele esteja intacto.

Há um esforço multinacional de busca e resgate em andamento. Apesar das condições climáticas muito adversas, um navio norueguês está transportando para o local um módulo de resgate submarino dos EUA que irá fazer buscas.

Juan Kulichevsky / Wikimedia

O submarino ARA San Juan desapareceu com 44 tripulantes a bordo

O ARA San Juan partiu em 8 de novembro do porto de Ushuaia a caminho de Mar del Plata.

“Dois dias antes de navegar, houve uma verificação de todo o sistema operacional”, disse o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi, em coletiva de imprensa. “O submarino não navega se isso não for feito. Se partiu de Ushuaia, era porque estava na condição de fazê-lo”.

Balbi disse que o capitão informou em 15 de novembro que havia um problema elétrico em um compartimento da bateria, mas ele depois comunicou por telefone via satélite que o problema havia sido resolvido e que continuaria a viagem submersa em direção a Mar del Plata.

Desde então, não houve contato com o San Juan, e nenhum sinal da embarcação ou detritos, apesar de uma busca intensiva.

Mas também foi no dia 15 de novembro que tanto a Marinha dos Estados Unidos como a agência internacional de monitoramento da proibição de testes nucleares detectaram o que parecia ser uma explosão submarina na área onde o submarino estava em operação.

A informação sobre a explosão causou comoção entre os familiares dos marinheiros, reunidos na base naval de Mar del Plata, onde esperavam informações . Alguns se ajoelharam aos prantos, outros deram socos nas paredes ou se abraçaram com outros familiares e marinheiros.

Acabo de saber que sou viúva“, disse na altura Jessica Gopar, mulher do cabo Fernando Santilli. “Vim pendurar um cartaz que dizia que estamos esperando por ele, quando alguém saiu e fez um gesto negativo com o rosto. Entendi logo que tudo tinha acabado“, disse, chorando.

Os familiares da tripulação, que aguardam por informações em Mar del Plata, afirmam que a embarcação de 33 anos estava em mau estado de conservação.

“Nós nos sentimos apoiados pelas pessoas”, disse Zulma de Vallejos, mãe do membro da equipe Celso Oscar Vallejos. “Eu sei que meu filho vai voltar. Eu sei que ele vai voltar vivo. A última palavra não foi falada”.

Ciberia // Sputnik News

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …