Governo argentino suspeita de corrupção no processo de reparo do submarino desaparecido

(dv) Armada Argentina

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina

O governo da Argentina afirmou nesta segunda-feira (4) suspeitar de corrupção no processo de reparação do submarino ARA San Juan, desaparecido há 20 dias, durante o mandato da ex-presidente Cristina Kirchner.

“Houve uma denúncia por corrupção que foi arquivada sem ser investigada e dava conta de algumas anomalias que existiam. O que pude comprovar é que tinha de ser consertado em dois anos e demorou cinco”, afirmou o ministro da Defesa argentino, Oscar Aguad, em entrevista ao canal TN.

Na primeira entrevista desde que o ARA San Juan desapareceu no Atlântico sul, com 44 tripulantes a bordo, no dia 15 de novembro, Oscar Aguad indicou existirem relatórios de auditoria afirmando que os materiais utilizados durante a reparação de “meia-idade” do submarino, entre 2008 e 2014, não foram “da qualidade exigida”.

Além disso, segundo o ministro, também há informações reportando “outra série de anomalias”, como preços inflacionados, “que teriam de ser investigados”.

Apesar de não haver “provas claras”, existem “suspeitas” de irregularidades, garantiu Oscar Aguad, referindo-se ao processo de manutenção do submarino, que foi construído na Alemanha e incorporado na Marinha argentina em 1985.

Mesmo assim, o ministro do governo de Mauricio Macri reconheceu que os trabalhos de conservação do submarino foram feitos.

“A corrupção tem a ver com os preços inflacionados, mas os trabalhos foram feitos. Acredito que são duas coisas distintas, mas tem que se investigar”, realçou Aguad.

Para ele, o problema das Forças Armadas da Argentina é que durante 34 anos foram “estigmatizadas” pela repressão por parte do Estado argentino durante as ditaduras e pela guerra das Malvinas contra o Reino Unido, em 1982.

Neste sentido, ele defendeu que, durante o governo de Cristina Kirchner, a política da Defesa era “estigmatizar as Forças Armadas e baixar o salário dos militares”.

O submarino informou sua localização e se comunicou, pela última vez, com a base no Mar da Prata, há duas semanas. Segundo a investigação, poucas horas depois ocorreu uma “explosão“.

Questionado sobre se, em 13 de novembro, o submarino zarpou do porto de Ushuaia em perfeito estado, Aguad afirmou que “as evidências dizem que sim”.

No entanto, ele afirmou que um dos aspectos que a justiça deve investigar é se houve erros por parte da Marinha, pois na noite anterior, ao comunicar a localização pela última vez, o comandante do submarino alertou os superiores que tinha entrado água no compartimento das baterias e ocorrido um princípio de incêndio.

O problema, segundo a Marinha, foi solucionado, tanto que o próprio comandante decidiu continuar viagem. “É motivo de investigação. Determinar se o defeito era grave ou não. Eu também confio no capitão, todo mundo fala da sua experiência”, argumentou o ministro.

Aguad relatou ainda que, há algum tempo, o ARA San Juan teve um “incidente similar” de infiltração de água.

“Com a diferença de que nesse caso a água não chegou às baterias“, destacou, para explicar que o comandante “deu conta” do problema e pediu que a questão fosse resolvida quando o submarino fosse submetido a reparações no primeiro semestre de 2018.

Prosseguem intensas buscas pelo submarino, com a ajuda de países como os Estados Unidos, Reino Unido e Rússia, em uma zona do oceano Atlântico em que várias agências internacionais registraram a ocorrência de uma explosão horas depois do desaparecimento do submarino, perto de onde se perdeu o contato.

O que teria acontecido com o submarino? Essa é a incógnita. O ruído que se ouviu foi a explosão de hidrogênio ou foi o colapso do barco quando estava caindo? Não saberemos enquanto não o encontrarmos”, sustentou Aguad.

Há cinco dias, a Marinha argentina anunciou que a busca continuaria, embora tenha descartado a possibilidade de resgatar os tripulantes, considerando não haver chances de terem sobrevivido, o que desencadeou a indignação por parte dos familiares, que exigiram ao governo de Macri o resgate da tripulação do submarino.

O ministro explicou que o prazo de busca e resgate expirou porque, assim, determinam as normas internacionais, e assumiu que todos os tripulantes morreram, ao recordar que “as condições do ambiente extremo” no fundo do mar durante tanto tempo são incompatíveis com a existência da vida humana.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …