Irmãs fingem ser homens para salvar a barbearia da família

Iuri Medeiros / Flickr

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respectivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, na Índia, depois de o pai adoecer em 2014.

“Eu estava estudando quando meu pai ficou doente e teve que fechar a loja. Como era uma questão de sobrevivência para nós, não tivemos escolha a não ser reabrir”, diz Jyoti, citada pelo portal Hindustan Times.

Sendo as mais novas de oito irmãs, seis das quais já casadas, quando reabriram a barbearia, fizeram isso como mulheres, mas não tiveram uma boa recepção dos clientes, que eram céticos de que mulheres pudessem cortar cabelo ou bigode.

Por isso, decidiram transformar a aparência: cortaram o cabelo e se vestiram como homens. Além disso, adotaram os nomes de Deepak e Raju. “Foi nossa condição de família pobre que nos obrigou a nos colocar no lugar do nosso pai”, acrescenta Jyoti.

E valeu a pena. Os adolescentes ganhavam entre 400 e 500 rupias – R$ 21 e R$ 26 – diariamente, o que servia para sustentar a família e o tratamento do pai, que sofria de paralisia cerebral.

À medida que conquistaram a confiança dos clientes, revelaram a verdadeira identidade.

“Hoje, não precisamos esconder nossa identidade, pois todos nos conhecem. Nossos parentes ainda sentem que o trabalho carece de dignidade. Agora quero mudar para o negócio de salão de beleza, que hoje é uma fonte de sustento digno para milhares de mulheres na Índia”, acrescenta ela.

Dhruv Narayan, que ainda não se recuperou totalmente da paralisia cerebral, disse: “Sinto orgulho de minhas filhas que apoiaram a família em crise”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …