Jornal aposta em Mark Zuckerberg como próximo presidente dos EUA

wiredphotostream / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

O jornal Aujourd’hui en France traz uma reportagem especial em sua edição desta sexta-feira sobre a possibilidade de o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, ser eleito como o próximo presidente dos Estados Unidos.

Para o diário francês Aujourd’hui en France, o jovem e poderoso Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, já estaria até mesmo em campanha.

Mark Zuckerberg for president?“, indaga a manchete da matéria do Aujourd’hui en France. O rumor de uma candidatura do rapaz que se tornou bilionário aos 23 anos sacode as redes sociais e os círculos democratas americanos.

Embora o patrão do Facebook negue a possibilidade, várias pistas mostrariam que ele já estaria se preparando para esse desafio – como, por exemplo, o fato de ter contratado o democrata Joel Benenson, estrategista de Barack Obama para trabalhar em sua fundação filantrópica Chan Zuckerberg Initiative.

Além disso, continua Aujourd’hui en France, desde janeiro o empresário realiza, ao lado da mulher Priscilla Chan, uma turnê de encontros com a população pelos Estados Unidos: no Estado do Alaska com pescadores, no Nebraska com ferroviários… uma iniciativa que, segundo o jornal, cheira à campanha presidencial.

O timing não poderia ser melhor, avalia Aujourd’hui en France. Seis meses após a chegada de Donald Trump à Casa Branca, cujas decisões e atitudes colocam em questão a possibilidade que chegue ao fim de seu mandato, Zuckerberg tem potencial para seduzir os americanos desorientados e os democratas à procura de um candidato com credibilidade, capaz de vencer a eleição presidencial de 2020.

Além disso, o diário ressalta que justamente um ano antes das próximas eleições americanas, em 2019, o fundador do Facebook completará os 35 anos necessários para se candidatar à Casa Branca. Não por acaso, Zuckerberg já utiliza sua forte influência para afrontar a política de Trump, defendendo, por exemplo, o Acordo de Paris Sobre o Clima.

Para quem ainda duvida da possibilidade, Aujourd’hui en France salienta que a vitória de Trump era inimaginável há dois anos, bem como a façanha do presidente francês Emmanuel Macron. “A necessidade de renovação e a rejeição de representantes com uma carreira tradicional mudaram os rumos da política”, sugere o jornal.

Além disso, Zuckerberg tem um forte potencial, como sua fortuna, por exemplo, indispensável para realizar uma bela campanha. E, depois, claro, o próprio Facebook, ferramenta de comunicação que se tornou indispensável para liderar uma batalha eficaz.

Entrevistado pelo Aujourd’hui en France, o especialista em política americana Jean-Eric Branaa, da Universidade Paris II, acredita que Zuckerberg é um forte candidato para 2020. E já que nos Estados Unidos, cada criança cresce com a ideia de que um dia poderá ser presidente, o patrão do Facebook na liderança da Casa Branca seria, de acordo com o especialista, a encarnação do sonho americano.

// RF!

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …