Jornal aposta em Mark Zuckerberg como próximo presidente dos EUA

wiredphotostream / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

O jornal Aujourd’hui en France traz uma reportagem especial em sua edição desta sexta-feira sobre a possibilidade de o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, ser eleito como o próximo presidente dos Estados Unidos.

Para o diário francês Aujourd’hui en France, o jovem e poderoso Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, já estaria até mesmo em campanha.

Mark Zuckerberg for president?“, indaga a manchete da matéria do Aujourd’hui en France. O rumor de uma candidatura do rapaz que se tornou bilionário aos 23 anos sacode as redes sociais e os círculos democratas americanos.

Embora o patrão do Facebook negue a possibilidade, várias pistas mostrariam que ele já estaria se preparando para esse desafio – como, por exemplo, o fato de ter contratado o democrata Joel Benenson, estrategista de Barack Obama para trabalhar em sua fundação filantrópica Chan Zuckerberg Initiative.

Além disso, continua Aujourd’hui en France, desde janeiro o empresário realiza, ao lado da mulher Priscilla Chan, uma turnê de encontros com a população pelos Estados Unidos: no Estado do Alaska com pescadores, no Nebraska com ferroviários… uma iniciativa que, segundo o jornal, cheira à campanha presidencial.

O timing não poderia ser melhor, avalia Aujourd’hui en France. Seis meses após a chegada de Donald Trump à Casa Branca, cujas decisões e atitudes colocam em questão a possibilidade que chegue ao fim de seu mandato, Zuckerberg tem potencial para seduzir os americanos desorientados e os democratas à procura de um candidato com credibilidade, capaz de vencer a eleição presidencial de 2020.

Além disso, o diário ressalta que justamente um ano antes das próximas eleições americanas, em 2019, o fundador do Facebook completará os 35 anos necessários para se candidatar à Casa Branca. Não por acaso, Zuckerberg já utiliza sua forte influência para afrontar a política de Trump, defendendo, por exemplo, o Acordo de Paris Sobre o Clima.

Para quem ainda duvida da possibilidade, Aujourd’hui en France salienta que a vitória de Trump era inimaginável há dois anos, bem como a façanha do presidente francês Emmanuel Macron. “A necessidade de renovação e a rejeição de representantes com uma carreira tradicional mudaram os rumos da política”, sugere o jornal.

Além disso, Zuckerberg tem um forte potencial, como sua fortuna, por exemplo, indispensável para realizar uma bela campanha. E, depois, claro, o próprio Facebook, ferramenta de comunicação que se tornou indispensável para liderar uma batalha eficaz.

Entrevistado pelo Aujourd’hui en France, o especialista em política americana Jean-Eric Branaa, da Universidade Paris II, acredita que Zuckerberg é um forte candidato para 2020. E já que nos Estados Unidos, cada criança cresce com a ideia de que um dia poderá ser presidente, o patrão do Facebook na liderança da Casa Branca seria, de acordo com o especialista, a encarnação do sonho americano.

// RF!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Modelo francesa se torna a primeira “playmate” transgênero da história da Playboy

A modelo francesa Ines Rau ganhou espaço nas páginas centrais da revista Playboy. Além de exibir suas curvas sem pudor, ela fez história ao se tornar a primeira “playmate” transgênero da história da revista. Ines não …

Poluição mata mais pessoas no mundo do que a guerra, a violência e a fome

Uma morte em cada seis ocorridas no mundo em 2015 esteve ligada à poluição, essencialmente à poluição do ar, mas também da água e dos locais de trabalho, segundo um estudo publicado na última sexta-feira …

Aplicativo para celular detecta sinais precoces do Mal de Parkinson

Uma equipe de pesquisadores portugueses participa de um projeto europeu que detecta os primeiros sintomas de Parkinson e combate a progressão da doença. O Parkinson é uma doença sutil e difícil de detectar. Os exames não …

Combate "fatal" entre robôs gigantes vira "aposta esportiva" do futuro

Como se fossem protagonistas da saga cinematográfica "Transformers", robôs humanoides gigantes se enfrentaram pela primeira vez em um duelo "fatal" em um projeto que pretende se transformar em uma modalidade esportiva com milhões de seguidores. Esse …

Putin revela há algo ainda “mais perigoso que uma bomba nuclear”

O presidente da Rússia falou a jovens de todo o mundo no sábado (21) a propósito do XIX Festival Mundial da Juventude e Estudantes, celebrado na Rússia entre os dias 22 e 14 de outubro. Seja …

Parada LGBT+ de Copacabana recorre a financiamento coletivo

Os organizadores da Parada LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais) de Copacabana recorreram a uma ferramenta de financiamento coletivo na internet para compensar a crise enfrentada em 2017, enquanto negociam o patrocínio de apoiadores …

Relatório de CPI do Senado diz que Previdência Social não tem deficit

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, senador Hélio José (PROS-DF), apresentou nesta segunda-feira (23) o relatório final dos trabalhos ao colegiado, com a conclusão de que a Previdência Social não é …

PF indicia ex-presidente do BNDES e Carolina Oliveira, mulher do governador de Minas Gerais

A Polícia Federal (PF) concluiu inquérito da Operação Acrônimo e indiciou oito pessoas, entre as quais o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Luciano Coutinho e a primeira-dama de Minas Gerais, …

Coordenadora que convenceu aluno a parar de atirar em Goiânia: "Não tive medo"

A coordenadora que convenceu o adolescente de 14 anos a parar de atirar contra a turma disse neste domingo (22) ao Fantástico que não teve medo de abordar o aluno no Colégio Goyases, em Goiânia, …

O avião mais rápido do mundo chega a qualquer lugar em menos de 1 hora

A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, prepara-se para apresentar seu novo avião de combate e espionagem SR-72, que será o mais rápido do mundo. O planos para …