Jornal aposta em Mark Zuckerberg como próximo presidente dos EUA

wiredphotostream / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

O jornal Aujourd’hui en France traz uma reportagem especial em sua edição desta sexta-feira sobre a possibilidade de o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, ser eleito como o próximo presidente dos Estados Unidos.

Para o diário francês Aujourd’hui en France, o jovem e poderoso Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, já estaria até mesmo em campanha.

Mark Zuckerberg for president?“, indaga a manchete da matéria do Aujourd’hui en France. O rumor de uma candidatura do rapaz que se tornou bilionário aos 23 anos sacode as redes sociais e os círculos democratas americanos.

Embora o patrão do Facebook negue a possibilidade, várias pistas mostrariam que ele já estaria se preparando para esse desafio – como, por exemplo, o fato de ter contratado o democrata Joel Benenson, estrategista de Barack Obama para trabalhar em sua fundação filantrópica Chan Zuckerberg Initiative.

Além disso, continua Aujourd’hui en France, desde janeiro o empresário realiza, ao lado da mulher Priscilla Chan, uma turnê de encontros com a população pelos Estados Unidos: no Estado do Alaska com pescadores, no Nebraska com ferroviários… uma iniciativa que, segundo o jornal, cheira à campanha presidencial.

O timing não poderia ser melhor, avalia Aujourd’hui en France. Seis meses após a chegada de Donald Trump à Casa Branca, cujas decisões e atitudes colocam em questão a possibilidade que chegue ao fim de seu mandato, Zuckerberg tem potencial para seduzir os americanos desorientados e os democratas à procura de um candidato com credibilidade, capaz de vencer a eleição presidencial de 2020.

Além disso, o diário ressalta que justamente um ano antes das próximas eleições americanas, em 2019, o fundador do Facebook completará os 35 anos necessários para se candidatar à Casa Branca. Não por acaso, Zuckerberg já utiliza sua forte influência para afrontar a política de Trump, defendendo, por exemplo, o Acordo de Paris Sobre o Clima.

Para quem ainda duvida da possibilidade, Aujourd’hui en France salienta que a vitória de Trump era inimaginável há dois anos, bem como a façanha do presidente francês Emmanuel Macron. “A necessidade de renovação e a rejeição de representantes com uma carreira tradicional mudaram os rumos da política”, sugere o jornal.

Além disso, Zuckerberg tem um forte potencial, como sua fortuna, por exemplo, indispensável para realizar uma bela campanha. E, depois, claro, o próprio Facebook, ferramenta de comunicação que se tornou indispensável para liderar uma batalha eficaz.

Entrevistado pelo Aujourd’hui en France, o especialista em política americana Jean-Eric Branaa, da Universidade Paris II, acredita que Zuckerberg é um forte candidato para 2020. E já que nos Estados Unidos, cada criança cresce com a ideia de que um dia poderá ser presidente, o patrão do Facebook na liderança da Casa Branca seria, de acordo com o especialista, a encarnação do sonho americano.

// RF!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Estudante brasileira está viajando para a NASA após descobrir novos asteroides

Estudante do Colégio CPM, a jovem Mylena Peixoto, de 16 anos, está de partida rumo à NASA, nos Estados Unidos, após ter descoberto a existência de cinco novos asteroides que orbitam entre Marte e Júpiter. A …

Coca-Cola irá pagar mais de R$ 3 milhões para quem ajudar a resolver um de seus maiores problemas

Um milhão de dólares, ou mais de 3 milhões de reais. É o que a Coca-Cola vai pagar para quem ajudar a maior fabricante de refrigerantes do mundo a superar um de seus maiores problemas: …

Buracos negros supermaciços se alimentam de medusas cósmicas

Observações de “galáxias medusas” obtidas com o VLT (Very Large Telescope) do ESO revelaram um modo que não se sabia anteriormente para alimentar buracos negros. Parece que o mecanismo que produz os tentáculos de gás e …

Adolescente convence prefeito nos EUA a obrigar casas a terem painéis solares

Com apenas 16 anos de idade, a adolescente Delaney Reynolds ouviu falar na lei aprovada na cidade de São Francisco, na Califórnia, que obriga novos prédios a instalar painéis solares ou telhados verdes. Logo pensou …

Crianças armadas saqueiam supermercado na Venezuela

Cerca de 20 crianças armadas saquearam nesta quinta-feira (17) um pequeno supermercado na localidade de Lecherías, a 325 quilômetros de Caracas. As crianças, que segundo a imprensa local têm idades entre 7 e 13 anos, entraram …

Investigações apontam que Vaccarezza recebeu 430 mil dólares em propinas

O ex-deputado federal Cândido Vaccarezza recebeu cerca de US$ 430 mil em propina por cada contrato celebrado entre a Petrobras e a Sargeant Marine, entre 2010 e 2013, segundo a investigação da Polícia Federal (PF) …

Governo amplia público-alvo de vacinas de HPV para adultos até 26 anos

Municípios que tenham vacina de HPV em estoque com prazo de validade até setembro poderão, a partir desta sexta-feira (18), aplicá-la em homens e mulheres com até 26 anos. Terminado o estoque que está prestes …

Polícia detém suspeito de esfaqueamento em massa na Finlândia

Um homem ainda não identificado esfaqueou várias pessoas nesta sexta-feira (18) em uma praça no centro da cidade finlandesa de Turku, no sudoeste do país. Duas pessoas morreram e outras seis ficaram feridas, informou a polícia …

Matou (quase) todos: quatro dos cinco terroristas na Espanha foram mortos pela mesma agente

Podia ser apenas um filme de ação, mas aconteceu mesmo: sem olhar a medos, uma agente da polícia catalã disparou contra os terroristas quando eles se dirigiam a ela com facas, machados, machetes, cutelos e …

Lula inicia caravana pelo Nordeste com discurso voltado para as eleições

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018 e admitiu seu desejo de disputar o pleito, iniciou nesta quinta-feira (17) uma caravana …