Crítico de Putin, jornalista russo é morto a tiros

Arkady Babtchenko foi encontrado pela mulher no edifício do seu apartamento, em Kiev. Ele acabou morrendo na ambulância a caminho do hospital. “A primeira e mais óbvia versão da causa do assassinato é uma de suas atividades profissionais”, afirmou o chefe da polícia de Kiev.

Um jornalista russo, muito crítico do presidente russo, Vladimir Putin, foi assassinado nesta terça-feira (29), com tiros nas costas, em Kiev. Arkady Babtchenko foi encontrado pela esposa no edifício do seu apartamento em Kiev, sangrando, e morreu na ambulância a caminho do hospital.

A polícia adiantou que Babtchenko morreu devido a vários tiros disparados nas suas costas. Em comentários na televisão ucraniana, o chefe da polícia de Kiev, Andriy Krishchenko, afirmou: “A primeira e mais óbvia versão da causa do assassinato é uma de suas atividades profissionais”.

O jornalista, de 41 anos, era um crítico contundente das políticas do Kremlin, reportando a anexação da Crimeia, o apoio aos insurgentes separatistas no leste da Ucrânia e a campanha russa na Síria.

Dirigentes ucranianos e russos se acusaram mutuamente pela morte.

Anton Gerashchenko, um deputado ucraniano que foi conselheiro do Ministério do Interior, afirmou no Facebook que os pesquisadores devem enxergar “os esforços das agências de espionagem russas para se livrarem dos que procuram dizer a verdade sobre o que se passa na Rússia e na Ucrânia”.

Путинский режим метит в тех, кого нельзя сломать или запугать. Сегодня в Киеве на пороге квартиры, где он жил, был…

Posted by Антон Геращенко on Tuesday, May 29, 2018

O político adiantou ainda que o assassinato de Babchenko estava à espera dele nas escadas dentro do edifício onde o jornalista morava e que o alvejou nas costas, quando ele saía para comprar pão. Em Moscou, dirigentes e deputados criticaram as autoridades ucranianas pela sua suposta incapacidade de proteger os jornalistas.

“A Ucrânia está se tornando o país mais perigoso para os jornalistas”, disse o deputado russo Yevgeny Revenko, em observações transmitidas pela agência estatal de notícias RIA Novosti, insistindo que “o governo ucraniano não pode garantir as liberdades básicas”.

Pavel Sheremet, outro jornalista de renome, natural da Bielorrússia mas que trabalhou para meios de comunicação russos, foi morto através da explosão do carro, no centro de Kiev, em julho de 2016. O caso continua sem explicação.

Em março de 2017, Denis Voronenkov, um deputado russo que passou de apoiante a crítico do Kremlin, foi assassinado à entrada de um hotel em Kiev. Os procuradores ucranianos alegaram que Voronenkov, que passou a crítico do Kremlin, depois de se mudar para a Ucrânia em 2016, foi morto por ordem de um criminoso russo.

Arkady Babchenko esteve nas fileiras militares russas e combateu na primeira guerra separatista na Chechênia, durante a década de 1990. Mais tarde, tornou-se jornalista, trabalhando como correspondente militar para vários veículos de mídia russos, e publicou vários livros baseados nas suas experiências de guerra.

Babchenko saiu da Federação Russa em fevereiro de 2017, dizendo que estava recebendo ameaças e estava preocupado que pudesse ser preso.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …