Jovem britânica contrai DST que leva o corpo a “comer a própria carne”

Uma britânica contraiu uma doença sexualmente transmissível (DST) que corrói o tecido genital. Conhecida como Donovanose ou Ganuloma Inguinal, trata-se de uma DST muito rara que leva a carne a “comer a si própria”.

O caso reportado no Reino Unido aconteceu em Southport, na Inglaterra, com uma mulher não identificada, para preservar sua privacidade, que tem entre 15 e 25 anos, reporta o jornal local Liverpool Echo.

A Donovanose ou Ganuloma Inguinal é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Klebsiella granulomatis.

Trata-se de uma doença extremamente rara, mas que tem sido reportada em países como Papua-Nova Guiné e Austrália, e em zonas do Caribe, do Brasil e da Índia, e no sul da África, nota o Manual MSD para profissionais de saúde.

“A doença é caracterizada por lesões cutâneas lentamente progressivas de coloração vermelha intensa, proeminentes, indolores e muitas vezes ulceradas”, salienta o Manual MSD. À medida que a doença se espalha, pode destruir o tecido genital e levar a região da zona afetada a perder a cor.

A infecção “causa lesões e desintegração da pele à medida que a carne [da paciente] efetivamente come a si própria“, refere o farmacêutico Shamir Patel ao Liverpool Echo.

Nos estágios finais da doença, os sintomas se assemelham aos dos cânceres genitais avançados. A evolução das nódulos iniciais para “úlceras não dolorosas, progressivas” pode levar à “destruição extensa da região anogenital”, nota-se em artigo da Acta Médica Portuguesa.

A Donovanose é transmitida através das relações sexuais mas, em casos raros, também pode se disseminar através do sexo oral.

Nos homens, afeta essencialmente as zonas do pênis, escroto, virilha e coxas, enquanto nas mulheres revela sintomas na vulva, vagina e períneo. Também pode afetar a face, o ânus e a região dos glúteos.

Os sintomas da DST surgem entre uma a 12 semanas depois da exposição à bactéria.

A Donovanose pode ser tratada com antibióticos e quanto mais cedo se atacar a DST, menores riscos de complicações surgem. Nas situações mais graves, pode provocar danos genitais e deixar cicatrizes.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Co-fundador da Wikipedia lança rede social livre de anúncios

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, desenvolveu uma rede social chamada WT: Social, que opera basicamente do mesmo jeito que a enciclopédia virtual, ou seja, sem publicidade, apenas com doações. Apesar disso, não há ligação …

O que é a peste pulmonar e por que sua aparição na China preocupa

A forma mais rara, porém mais letal de peste, apareceu na China. Duas pessoas foram hospitalizadas em Pequim após contrairem a peste pulmonar ou pneumônica - uma variante altamente infecciosa da doença e muitas vezes …

Mais de 200 pessoas perderam visão em protestos no Chile

A principal associação médica do Chile anunciou nesta quinta-feira (14/11) que pelo menos 230 pessoas perderam a visão, parcial ou completamente do olho afetado, devido a tiros com espingarda de pressão disparadas por agentes de …

Movimento dos "coletes amarelos" completa um ano com efeitos positivos na economia

O diário econômico francês Les Echos desta sexta-feira dedica sua capa e várias páginas ao movimento dos coletes amarelos, que completa um ano neste domingo. O jornal analisa as consequências dos protestos na economia francesa …

Preço para voar em nave da Boeing será 60% mais caro do que na da SpaceX

O inspetor-geral da NASA divulgou nesta quinta-feira (14) um relatório sobre o Programa Commercial Crew, com detalhes sobre os problemas técnicos enfrentados pelas empresas SpaceX e Boeing no desenvolvimento de suas espaçonaves - Crew Dragon …

A corrida para salvar 33 marinheiros e 1 cachorro da ilha onde missionário foi morto por nativos há 1 ano

"Homens selvagens, provavelmente mais de 50, com armas caseiras, estão fazendo dois ou três barcos. Temo que eles nos alcancem no pôr do Sol. A vida de todos os tripulantes está em risco." A corrida contra …

Gigante chinesa do comércio eletrônico vende U$ 1 bilhão em 1 minuto

Sessenta e oito segundos. Esse foi o tempo que consumidores chineses levaram para gastar seu primeiro bilhão de dólares em vendas pela internet numa tradicional liquidação do país. O resultado surpreendente de vendas foi alcançado …

“A Tumba”: depósito de lixo nuclear está começando a se romper e afundar nas Ilhas Marshall

Antes de lançar a primeira bomba atômica do mundo, os EUA fizeram vários testes de detonações em locais remotos. O problema é que toda a radiação está até hoje nesses lugares, sendo que um desses …

Brasil dá 'sinal positivo' e valoriza participação no BRICS, diz especialista

Contrariando estimativas de que o governo de Jair Bolsonaro reduziria a importância do BRICS na sua política externa, o Brasil demonstra empenho e compromisso com o bloco, segundo especialista ouvido pela Sputnik. Em entrevista à Sputnik, …

Elon Musk fala em "curar o autismo" com as inovações da Neuralink

Participando de um podcast voltado à discussão da inteligência artificial (IA), o CEO da Neuralink, Elon Musk, erroneamente afirmou que sua empresa será capaz de curar distúrbios neurológicos como a esquizofrenia e o Alzheimer, além …