Degelo no Ártico e na Sibéria pode “despertar” doença infecciosa de cemitérios

Especialistas do Centro Antistikhia emitiram um alerta sobre o perigo latente ligado ao descongelamento de restos animais portadores de antraz enterrados no extremo norte da Rússia. A doença também é conhecida por carbúnculo.

Segundo especialistas citados pelo The Arctic, da Sociedade Geográfica da Rússia, o antraz liberado de corpos sepultados de gado infectado com o perigoso antraz poderia explicar o falecimento de uma criança, há dois anos, na região de Yamal.

“O degelo do permafrost, a camada de solo permanentemente congelada das regiões muito frias ou periglaciares, irá afetar toda a região de Arjánguelsk até a Yakutia, a Kolymá e o sul da Sibéria”, explicou Alexei Kokorin, diretor do programa climático da WWF da Rússia.

O degelo, segundo Kokorin, poderia descobrir cemitérios ancestrais e locais de sepulturas de gado, originando a liberação de antraz acumulado nos corpos de animais sepultados.

Segundo o especialista, o antraz não pode ser completamente erradicado. Os esporos desse agente nocivo podem permanecer ativos entre 250 e 1.300 anos após a morte do corpo infectado.

Leonid Marinin, especialista em antraz e chefe de laboratório em Obolensk, aponta outros dados alarmantes: “A forma de esporos do agente causal do antraz vive muito tempo, essa é a sua peculiaridade”.

“O antraz consegue manter a atividade fora do organismo vivo durante 250 anos. Existe a possibilidade de que possa existir por 1.300 anos. Depois, uma vez que surjam as condições, começa a atuar”, explica Marinin.

Os sintomas de antraz são o aparecimento na pele de carbúnculos vermelhos, que posteriormente se tornam pretos. A doença leva cerca de doze dias para se desenvolver antes de manifestar os primeiros sintomas.

No entanto, realçam os especialistas, o mais perigoso não é o contato com humanos infectados, mas sim com animais. A carne contaminada poderia ser vendida sem que saibamos que se encontra nesse estado e acabar sendo consumida por humanos. Sem tratamento rápido e adequado, o antraz é mortal.

Os especialistas propõem que seja elaborado um mapa de túmulos de gado, assim como de cemitérios e túmulos humanos, para examiná-los detalhadamente, o que poderia ajudar a prevenir focos de dispersão dos esporos.

Apesar de na Rússia não haver infecções por antraz em grande escala há mais de meio século, nos últimos anos foram registrados alguns casos esporádicos: em 2006 em Penza e Tambov, em 2010 em Omsk, em 2014 em Baskortostán e em 2016 em Yamal. Todos tiveram como foco cemitérios de gado.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …