Degelo no Ártico e na Sibéria pode “despertar” doença infecciosa de cemitérios

Especialistas do Centro Antistikhia emitiram um alerta sobre o perigo latente ligado ao descongelamento de restos animais portadores de antraz enterrados no extremo norte da Rússia. A doença também é conhecida por carbúnculo.

Segundo especialistas citados pelo The Arctic, da Sociedade Geográfica da Rússia, o antraz liberado de corpos sepultados de gado infectado com o perigoso antraz poderia explicar o falecimento de uma criança, há dois anos, na região de Yamal.

“O degelo do permafrost, a camada de solo permanentemente congelada das regiões muito frias ou periglaciares, irá afetar toda a região de Arjánguelsk até a Yakutia, a Kolymá e o sul da Sibéria”, explicou Alexei Kokorin, diretor do programa climático da WWF da Rússia.

O degelo, segundo Kokorin, poderia descobrir cemitérios ancestrais e locais de sepulturas de gado, originando a liberação de antraz acumulado nos corpos de animais sepultados.

Segundo o especialista, o antraz não pode ser completamente erradicado. Os esporos desse agente nocivo podem permanecer ativos entre 250 e 1.300 anos após a morte do corpo infectado.

Leonid Marinin, especialista em antraz e chefe de laboratório em Obolensk, aponta outros dados alarmantes: “A forma de esporos do agente causal do antraz vive muito tempo, essa é a sua peculiaridade”.

“O antraz consegue manter a atividade fora do organismo vivo durante 250 anos. Existe a possibilidade de que possa existir por 1.300 anos. Depois, uma vez que surjam as condições, começa a atuar”, explica Marinin.

Os sintomas de antraz são o aparecimento na pele de carbúnculos vermelhos, que posteriormente se tornam pretos. A doença leva cerca de doze dias para se desenvolver antes de manifestar os primeiros sintomas.

No entanto, realçam os especialistas, o mais perigoso não é o contato com humanos infectados, mas sim com animais. A carne contaminada poderia ser vendida sem que saibamos que se encontra nesse estado e acabar sendo consumida por humanos. Sem tratamento rápido e adequado, o antraz é mortal.

Os especialistas propõem que seja elaborado um mapa de túmulos de gado, assim como de cemitérios e túmulos humanos, para examiná-los detalhadamente, o que poderia ajudar a prevenir focos de dispersão dos esporos.

Apesar de na Rússia não haver infecções por antraz em grande escala há mais de meio século, nos últimos anos foram registrados alguns casos esporádicos: em 2006 em Penza e Tambov, em 2010 em Omsk, em 2014 em Baskortostán e em 2016 em Yamal. Todos tiveram como foco cemitérios de gado.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …