Degelo no Ártico e na Sibéria pode “despertar” doença infecciosa de cemitérios

Especialistas do Centro Antistikhia emitiram um alerta sobre o perigo latente ligado ao descongelamento de restos animais portadores de antraz enterrados no extremo norte da Rússia. A doença também é conhecida por carbúnculo.

Segundo especialistas citados pelo The Arctic, da Sociedade Geográfica da Rússia, o antraz liberado de corpos sepultados de gado infectado com o perigoso antraz poderia explicar o falecimento de uma criança, há dois anos, na região de Yamal.

“O degelo do permafrost, a camada de solo permanentemente congelada das regiões muito frias ou periglaciares, irá afetar toda a região de Arjánguelsk até a Yakutia, a Kolymá e o sul da Sibéria”, explicou Alexei Kokorin, diretor do programa climático da WWF da Rússia.

O degelo, segundo Kokorin, poderia descobrir cemitérios ancestrais e locais de sepulturas de gado, originando a liberação de antraz acumulado nos corpos de animais sepultados.

Segundo o especialista, o antraz não pode ser completamente erradicado. Os esporos desse agente nocivo podem permanecer ativos entre 250 e 1.300 anos após a morte do corpo infectado.

Leonid Marinin, especialista em antraz e chefe de laboratório em Obolensk, aponta outros dados alarmantes: “A forma de esporos do agente causal do antraz vive muito tempo, essa é a sua peculiaridade”.

“O antraz consegue manter a atividade fora do organismo vivo durante 250 anos. Existe a possibilidade de que possa existir por 1.300 anos. Depois, uma vez que surjam as condições, começa a atuar”, explica Marinin.

Os sintomas de antraz são o aparecimento na pele de carbúnculos vermelhos, que posteriormente se tornam pretos. A doença leva cerca de doze dias para se desenvolver antes de manifestar os primeiros sintomas.

No entanto, realçam os especialistas, o mais perigoso não é o contato com humanos infectados, mas sim com animais. A carne contaminada poderia ser vendida sem que saibamos que se encontra nesse estado e acabar sendo consumida por humanos. Sem tratamento rápido e adequado, o antraz é mortal.

Os especialistas propõem que seja elaborado um mapa de túmulos de gado, assim como de cemitérios e túmulos humanos, para examiná-los detalhadamente, o que poderia ajudar a prevenir focos de dispersão dos esporos.

Apesar de na Rússia não haver infecções por antraz em grande escala há mais de meio século, nos últimos anos foram registrados alguns casos esporádicos: em 2006 em Penza e Tambov, em 2010 em Omsk, em 2014 em Baskortostán e em 2016 em Yamal. Todos tiveram como foco cemitérios de gado.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado da Polónia, Andrzej Duda, venceu as presidenciais deste domingo. Segundo os dados oficiais da comissão eleitoral que se baseiam nos resultados de 99,97% das mesas de voto. Uma segunda volta renhida, …

Com mais de 35 mil mortes pela COVID-19, México passa Itália em óbitos causados pela doença

O México chegou neste domingo (12) a marca de mais de 35.000 mortes causadas pela COVID-19, tornando-se o quarto país do mundo com mais óbitos provocados pela doença. Anteriormente, a Itália era quarta nação do mundo …

Ex-assessor de Carlos Bolsonaro é efetivado na Funarte

Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro, foi efetivado como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) nesta segunda-feira (13/07), após ocupar o cargo interinamente por mais de dois meses. A decisão, publicada …

Espanha determina confinamento em parte da Catalunha, enquanto focos de Covid-19 aumentam no mundo

Autoridades da Catalunha (nordeste da Espanha) ordenaram neste domingo (12) que 200.000 habitantes que vivem ao redor da cidade de Lérida retornem ao confinamento obrigatório, enquanto aumenta a preocupação em todo o mundo com …

TikTok pode sair da China para se afastar de polêmicas envolvendo privacidade

Febre durante a pandemia do novo coronavírus, nos últimos dias o TikTok tem virado notícia não pelo sucesso dos vídeos compartilhados na rede social, mas sim pelas sérias acusações de violação à privacidade dos usuários …

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …