Fórmula matemática desvenda o mistério de como os espermatozóides nadam

Matthew priteeboy / Deviant Art

"Origins of Life"

“Origins of Life”

Uma equipe de cientistas conseguiu criar uma fórmula matemática que prevê o movimento de um espermatozóide à caminho da fertilização do óvulo com base na forma ritmada como move a cabeça e a cauda.

Investigadores das Universidades de York, de Birmingham e de Oxford, no Reino Unido, e da Universidade de Quioto, no Japão, tentaram simplificar aquele que é um processo extremamente complexo, o de “prever como é que o esperma faz a difícil jornada até à fertilização do óvulo”, conforme explicam os autores da pesquisa em comunicado divulgado pelo site Alphagalileo.org.

Atualmente, são usadas “técnicas de alta precisão de microscópios sofisticados” para perceber “como é que o esperma alcança a propulsão para a frente através do fluido” vaginal, conforme aponta um dos cientistas envolvidos na investigação, Hermes Gadêlha, do Departamento de Matemática da Universidade de York.

São usadas “simulações numéricas”, com base em modelos de computador, para tentar perceber o mecanismo, “mas como as estruturas do fluido são tão complexas” e devido ao elevado número de espermatozóides presentes em cada amostra, é muito difícil “entender e usar” os dados apurados, acrescenta Gadêlha.

O objetivo da equipe científica foi, deste modo, criar “uma fórmula matemática que simplificasse a forma como abordamos este problema e tornasse mais fácil prever como é que grandes números de espermatozóides nadam”, aponta ainda o investigador.

Durante o processo de pesquisa, descrito num artigo científico no jornal Physical Review Letters, “descobriram que a cauda do espermatozóide cria um ritmo característico que o empurra para a frente, mas que também puxa a cabeça para trás e para os lados de uma forma coordenada”, criando “um fluxo de líquido espasmódico“, atestam os investigadores no comunicado.

É este ritmo característico que os cientistas conseguiram transcrever para uma “fórmula matemática relativamente simples” que pode ajudar “a compreender porque é que alguns espermatozóides têm sucesso e outros falham”, atesta Gadêlha.

O sucesso do processo de fertilização está altamente associado à capacidade de locomoção dos espermatozóides e este estudo pode assim dar um contributo decisivo para o tratamento da infertilidade masculina.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …