Lago infernal no Alasca mostra a realidade da mudança climática

O lago Esieh, junto ao Círculo Ártico, no Alasca, emite por dia uma quantidade de metano equivalente ao produzido por 6.000. É deste tipo de números que são feitos os pesadelos das alterações climáticas.

As águas do Lago Esieh sibilam, borbulham e estouram enquanto um poderoso gás de efeito estufa escapa de seu leito. Do tamanho de cerca de 20 campos de futebol, o lago do Alasca parece estar fervendo. O que realmente está acontecendo, no entanto, é que seu permafrost, o solo permantemente congelado, está derretendo.

Se o permafrost abaixo e ao redor de outros lagos estiver derretendo também, então o dióxido de carbono e o metano resultantes criarão o que os cientistas chamam de “ciclo de retroalimentação”. Ou seja, à medida que matérias orgânicas e vegetais anteriormente congelados são quebrados, os gases emitidos pioram o aquecimento global.

Esse fenômeno tem a capacidade de acelerar drasticamente o processo já aterrorizante da mudança climática, causando ainda mais derretimento do permafrost, em um ciclo sombrio e infernal.

Vários lagos já foram detectados expelindo metano no Ártico, mas o Esieh é o maior até agora. A cientista que descobriu o lago, Katey Walter Anthony, estudou 300 outros que emitem gases como este. Por dia, o Lago Esieh emite metano a uma taxa equivalente ao produzido a cerca de 6.000 vacas.

Essa notícia não é ruim apenas para o meio ambiente. A perda do permafrost dos lagos afeta até os povos indígenas, que o utilizam como um “freezer esquimó” há diversas gerações, enterrando carne e outros alimentos para armazená-los e mantê-los frescos.

O descongelamento da camada impede esse tipo de prática.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superterra gelada vizinha do nosso planeta pode abrigar vida primitiva

Edward Guinan e Scott Engle, cientistas da Universidade de Villanova, no estado norte-americano da Pensilvânia, anunciaram que pode existir vida primitiva em GJ 699b, a Superterra gelada que orbita a estrela de Barnard, localizada a apenas …

China faz história: pela primeira vez, nasce uma semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa conseguiu fazer brotar uma semente de algodão na Lua, informou nesta terça-feira (15) a imprensa estatal, em um feito inédito, alcançado pelo Chang'e 4, a primeira sonda a pousar no lado …

Submarinos russos serão equipados com “torpedos do Juízo Final”

Os submarinos das frotas do Norte e do Pacífico da Marinha russa deverão brevemente contar com 32 drones nucleares Poseidon, conhecidos como “torpedos do Juízo Final”, capazes de destruir completamente cidades costeiras. Segundo revela o portal Russkoe …

Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo (fora do campus)

A aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento, mas o gesto, que não aconteceu no interior do campus, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade. A universidade egípcia de Al …

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …