Que segredos esconde o maior lago da Antártida?

Há 60 anos, quando a União Soviética fundou a estação Vostok, os cientistas ainda não sabiam que a base estava localizada um pouco acima de um dos maiores lagos do planeta e o maior do continente antártico.

Agora, a estação é fundamental para conhecer os segredos deste enorme lago, que permaneceu isolado durante centenas de milhões de anos sob uma camada de gelo de mais de 3.700 metros de espessura.

No entanto, os membros das sucessivas expedições antárticas russas não parecem estar com pressa em revelar os enigmas do passado do nosso planeta ou os mistérios da evolução bacteriológica.

A existência do lago Vostok foi confirmada em 1994. Oito anos depois, os cientistas obtiveram as primeiras amostras de água subglacial. Finalmente em 2016, os testes confirmaram a existência de vida nessas profundezas.

Uma dessas amostras de vida era a bactéria w123-10. O organismo possui 86% dos genes em comum com o resto dos microrganismos conhecidos, mas esta porcentagem é considerada muito baixa, do ponto de vista biológico.

“Se o tivessem encontrado em Marte, certamente teriam declarado que era vida marciana, mas trata-se de DNA terrestre”, explicou Sergei Bulat, colaborador científico do Instituto de Física Nuclear de São Petersburgo.

Outra descoberta foi um organismo análogo às espécies conhecidas de Janthinobacterium, que possui propriedades fungicidas. O resto dos 47 DNA decifrados pertencem a bactérias já conhecidas, embora não se saiba se foram preservadas apenas no gelo ou também habitam as águas do próprio lago.

Por enquanto, os biólogos não tiraram nenhuma conclusão das descobertas, pelo que ainda não se sabe ao certo se o lago é habitado por animais ou não. O avanço acontecerá quando os cientistas obtiverem amostras de água das profundezas, onde é mais quente e é abundante em substâncias minerais e nutrientes.

Além disso, os cientistas desejam recolher amostras do fundo do lago onde aparentemente existem fontes termais. Os especialistas chegaram à conclusão devido aos cristais de vários minerais, típicos das zonas hidrotermais, que se encontram na parte inferior da geleira.

Contudo, o avanço só será possível quando for inventada a tecnologia de “perfuração limpa” permitindo a obtenção de água pura. É por isso que todos os anos, participantes da Expedição antártica russa chegam à estação de Vostok para resolver em condições reais a difícil tarefa.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

Quanto mais rápido corremos, mais rápido e melhor aprendemos

Segundo uma experiência recente, o estímulo locomotor parece ajudar a aprendizagem que se processa no cerebelo em ratos de laboratório. Uma equipe de cientistas liderada por Megan Carey, pesquisadora no Centro Champalimaud, em Portugal, realizou uma …

Reconstruido crânio de Homo naledi, o elo que não encaixa evolução humana

A descoberta há cinco anos do Homo naledi, uma nova espécie de hominídeo que conviveu na savana sul-africana com os humanos mais próximos ao homem moderno, poderia mudar para sempre o que sabemos sobre a …

A vaca pode se tornar o maior mamífero terrestre do mundo

Em poucos séculos, e caso a extinção animal continue no ritmo atual, a vaca pode se tornar o maior mamífero terrestre do mundo. A expansão do Homo sapiens levou a uma tendência de retração no tamanho …

Homeopata trata criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma homeopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. A notícia surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma homeopata canadense assumiu em seu blog pessoal …

Natalie Portman recusa prêmio por causa do primeiro-ministro israelense

A atriz israelo-americana Natalie Portman não vai comparecer na cerimônia do prêmio Gênesis por não querer ser associada ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Em novembro, Natalie Portman foi anunciada como vencedora do prêmio Gênesis, um prêmio instituído …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre a França e a Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas …

Coreia do Sul desliga “máquina de propaganda” na fronteira com o Norte

Os militares da Coreia do Sul anunciaram nesta segunda-feira (23) que desligaram os alto-falantes de propaganda na fronteira militarizada com a Coreia do Norte, em um gesto de boa vontade, com a aproximação do encontro …

Salah Abdeslam é condenado a 20 anos de prisão na Bélgica

O único sobrevivente do grupo responsável pelos atentados de novembro de 2015 em Paris e seu cúmplice, o tunisiano Sofiane Ayari, foram condenados a 20 anos de prisão pela participação em um tiroteio com a …

Começa a vacinação contra a gripe em todo o país

Começa nesta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de …

É menino! Nasce terceiro filho de Kate e William; e faz história na monarquia britânica

Nasceu nesta segunda-feira (23), às 11h01 o terceiro filho do Príncipe William e da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. E é um menino, mistério só desfeito depois do parto. O casal real tem mais dois …