Que segredos esconde o maior lago da Antártida?

Há 60 anos, quando a União Soviética fundou a estação Vostok, os cientistas ainda não sabiam que a base estava localizada um pouco acima de um dos maiores lagos do planeta e o maior do continente antártico.

Agora, a estação é fundamental para conhecer os segredos deste enorme lago, que permaneceu isolado durante centenas de milhões de anos sob uma camada de gelo de mais de 3.700 metros de espessura.

No entanto, os membros das sucessivas expedições antárticas russas não parecem estar com pressa em revelar os enigmas do passado do nosso planeta ou os mistérios da evolução bacteriológica.

A existência do lago Vostok foi confirmada em 1994. Oito anos depois, os cientistas obtiveram as primeiras amostras de água subglacial. Finalmente em 2016, os testes confirmaram a existência de vida nessas profundezas.

Uma dessas amostras de vida era a bactéria w123-10. O organismo possui 86% dos genes em comum com o resto dos microrganismos conhecidos, mas esta porcentagem é considerada muito baixa, do ponto de vista biológico.

“Se o tivessem encontrado em Marte, certamente teriam declarado que era vida marciana, mas trata-se de DNA terrestre”, explicou Sergei Bulat, colaborador científico do Instituto de Física Nuclear de São Petersburgo.

Outra descoberta foi um organismo análogo às espécies conhecidas de Janthinobacterium, que possui propriedades fungicidas. O resto dos 47 DNA decifrados pertencem a bactérias já conhecidas, embora não se saiba se foram preservadas apenas no gelo ou também habitam as águas do próprio lago.

Por enquanto, os biólogos não tiraram nenhuma conclusão das descobertas, pelo que ainda não se sabe ao certo se o lago é habitado por animais ou não. O avanço acontecerá quando os cientistas obtiverem amostras de água das profundezas, onde é mais quente e é abundante em substâncias minerais e nutrientes.

Além disso, os cientistas desejam recolher amostras do fundo do lago onde aparentemente existem fontes termais. Os especialistas chegaram à conclusão devido aos cristais de vários minerais, típicos das zonas hidrotermais, que se encontram na parte inferior da geleira.

Contudo, o avanço só será possível quando for inventada a tecnologia de “perfuração limpa” permitindo a obtenção de água pura. É por isso que todos os anos, participantes da Expedição antártica russa chegam à estação de Vostok para resolver em condições reais a difícil tarefa.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Em um novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os pesquisadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O …

Criança "vampiro" é descoberta em cemitério na Itália

Arqueólogos encontraram em um cemitério na Itália os restos mortais de uma criança de 10 anos com uma pedra na boca, um antigo ritual funerário de vampiros praticado durante a Idade Média, que visava prevenir …

Está na hora: Elon Musk quer construir um robô gigante

O mais recente plano do fundador da Tesla e da SpaceX é construir um “mecha”, um robô ou veículo mecanizado gigante de ficção científica com braços e pernas móveis. Elon Musk revelou no Twitter ser fã …

Celebridade da internet chinesa é presa por "desrespeitar" o hino do país

A Lei do Hino chinesa, aprovada no ano passado, prevê detenções de até 15 dias ou prisão de até três anos para quem cantar a Marcha dos Voluntários de forma “distorcida ou desrespeitosa”, em público. Uma …

Sauditas vão assumir morte de jornalista: foi um interrogatório que "não correu bem"

As autoridades sauditas, que negaram ter dado ordens para matar o jornalista Jamal Khashoggi, estão elaborando um relatório em que admitem a morte do jornalista e a justificam como resultado de um interrogatório que "não …

Startup brasileira oferece curso gratuito sobre estratégias do Vale do Silício

Um novo curso à distância promete ajudar os empresários brasileiros a descobrirem os segredos do sucesso do Vale do Silício. Oferecido pela Qulture.Rocks, startup de tecnologia para gestão de desempenho empresarial, o curso sobre OKRs (Objectives …

Se não pararmos de comer carne, vamos acabar com o planeta

Cada cidadão deverá reduzir em 75% o seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco, comer metade da quantidade de ovos e triplicar o consumo de sementes e frutas secas. Segundo um estudo, …

TSE remove inserção de Haddad com informação falsa sobre Bolsonaro

O ministro Sergio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a campanha do presidenciável do PT, Fernando Haddad, cesse a divulgação de uma propaganda eleitoral segunda a qual o candidato do PSL à Presidência, …

Igreja Ortodoxa rompe com Constantinopla: maior cisma do Cristianismo em 1.000 anos

A Igreja Ortodoxa Russa decidiu nesta segunda-feira (15), durante o Sínodo que realiza em Minsk, em Belarus, romper todos os vínculos com o Patriarcado de Constantinopla, anunciou o arcebispo metropolitano Hilarion. "O Santo Sínodo decidiu romper …

Menino morre após ser atingido por disparo de arma feito por garoto de 12 anos

Um menino de 11 anos foi morto em Guarantã do Norte, no Mato Grosso, depois de outro garoto, de 12 anos, usar uma arma. De acordo com informações da Polícia Judiciária Civil, o fato aconteceu …