Que segredos esconde o maior lago da Antártida?

Há 60 anos, quando a União Soviética fundou a estação Vostok, os cientistas ainda não sabiam que a base estava localizada um pouco acima de um dos maiores lagos do planeta e o maior do continente antártico.

Agora, a estação é fundamental para conhecer os segredos deste enorme lago, que permaneceu isolado durante centenas de milhões de anos sob uma camada de gelo de mais de 3.700 metros de espessura.

No entanto, os membros das sucessivas expedições antárticas russas não parecem estar com pressa em revelar os enigmas do passado do nosso planeta ou os mistérios da evolução bacteriológica.

A existência do lago Vostok foi confirmada em 1994. Oito anos depois, os cientistas obtiveram as primeiras amostras de água subglacial. Finalmente em 2016, os testes confirmaram a existência de vida nessas profundezas.

Uma dessas amostras de vida era a bactéria w123-10. O organismo possui 86% dos genes em comum com o resto dos microrganismos conhecidos, mas esta porcentagem é considerada muito baixa, do ponto de vista biológico.

“Se o tivessem encontrado em Marte, certamente teriam declarado que era vida marciana, mas trata-se de DNA terrestre”, explicou Sergei Bulat, colaborador científico do Instituto de Física Nuclear de São Petersburgo.

Outra descoberta foi um organismo análogo às espécies conhecidas de Janthinobacterium, que possui propriedades fungicidas. O resto dos 47 DNA decifrados pertencem a bactérias já conhecidas, embora não se saiba se foram preservadas apenas no gelo ou também habitam as águas do próprio lago.

Por enquanto, os biólogos não tiraram nenhuma conclusão das descobertas, pelo que ainda não se sabe ao certo se o lago é habitado por animais ou não. O avanço acontecerá quando os cientistas obtiverem amostras de água das profundezas, onde é mais quente e é abundante em substâncias minerais e nutrientes.

Além disso, os cientistas desejam recolher amostras do fundo do lago onde aparentemente existem fontes termais. Os especialistas chegaram à conclusão devido aos cristais de vários minerais, típicos das zonas hidrotermais, que se encontram na parte inferior da geleira.

Contudo, o avanço só será possível quando for inventada a tecnologia de “perfuração limpa” permitindo a obtenção de água pura. É por isso que todos os anos, participantes da Expedição antártica russa chegam à estação de Vostok para resolver em condições reais a difícil tarefa.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um traumatizado veterano SEAL da Marinha dos EUA disse que uma viagem "mágica" de cogumelo pôs fim à sua depressão

Antes de sua primeira viagem guiada de cogumelos “mágicos”, Chad Kuske era prisioneiro de sua própria raiva no trânsito. Se um carro parasse na frente dele, ele ficava consumido pela raiva, ultrapassando todos os veículos em …

Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha

Não, as fotos de uvas gigantes (do tamanho de ovos de galinha) não são falsas. Se você passa um tempo considerável na internet, deve ter visto imagens dessas frutas atípicas por aqui. Para a surpresa …

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …