Liberdade do Mukunã: afroempreendedores lançam produtos para dreads

Quebrar tabus, romper paradigmas, fugir dos estereótipos e realizar coisas consideradas impossíveis para um empreendimento negro. São desafios que os empreendedores da Mukunã Dreadlocks conhecem desde quando fizeram a primeira cabeça.

O negócio – iniciado em 2013 – surgiu como um pequeno projeto paralelo que apenas complementaria a renda dos jovens estudantes.

Quatro anos mais tarde, o amor pela estética negra e vontade de propagar essa arte pelo mundo impulsionou mais um salto para o empreendimento: o lançamento de produtos apropriados para dreadlocks, com fabricação própria.

O evento foi realizado na sede da Mukunã LAB no dia 19 de agosto, com programação extensa. Três tipos de shampoos sólidos foram lançados no dia: para cabelos secos, oleosos e também um shampoo anti caspa.

Cada shampoo possui diferentes ingredientes. A escolha de cada manteiga vegetal, extrato glicólico e óleo essencial, por exemplo, depende de quais propriedades serão atribuídas a cada fórmula.

A poetisa Ingrid Ellen abriu o evento com versos que exaltavam a beleza, inteligência e a representatividade das mulheres negras.

“Nós sempre procuramos tirar os dreadlocks desse lugar de invisibilidade não só oferecendo serviços necessários, mas também através de editoriais de moda, audiovisuais, e agora, também oferecendo cosméticos artesanais e orgânicos, pensados especificamente para o cuidado do cabelo dread”, afirmou Ana Vitória, sócia e co fundadora da Mukunã.

(dr)

Ana Vitória, sócia e co fundadora da Mukunã .

Liberdade do Mukunã

A roda de conversa foi iniciada por volta das 15h, o objetivo era trazer um debate amplo acerca dos cabelos negros. Contou ainda com performances e atrações musicais. O Coletivo Meio trouxe Flash Tattoo com Gabriel Garcia e o Brechó Bença de Vó.

A mediação da roda de conversa ficou por conta do professor e diretor do Vale do Dendê-Aceleradora de Negócios, Hélio Santos, que introduziu o debate trazendo questões históricas inerentes ao racismo e as formas como atua.

Dona das criações cosméticas do Ewé, formada em Farmácia pela UFBA, Mona Soares foi responsável por alertar sobre os perigos das substâncias utilizadas nos cosméticos industrializados e os benefícios individuais e para o meio ambiente a partir da utilização de produtos orgânicos.

A sócia fundadora da marca de turbantes Empoderamente, estudante de jornalismo e poetisa – a repórter que vos escreve – Joyce Melo, a partir de vivências pessoais e experiência em trabalho com estética falou sobre a opressão dos cabelos crespos até chegar à liberdade do mukunã (cabelo).

Empreendedora, idealizadora e fundadora da Casa de Marah, Maraise Massena não amaciou na hora de falar das grandes marcas “empoderadoras” da indústria capilar, além de ressaltar a importância de priorizar pessoas negras que estão se preocupando em ocupar um espaço tão demarcadamente branco.

Para falar de um assunto que muito interessa a qualquer afroempreendedor, o Cientista de Dados e Engenheiro de Machine Learning, Lucas Santana explanou assuntos sobre Empreendedorismo e Black Money (dinheiro negro). Inclusive anunciou o curso online Inventividades que logo mais estará disponível para ajudar empreendedores em áreas financeiras, de marketing e etc.

Ana Vitória considerou o evento “bastante positivo, pois o objetivo era mostrar não somente os produtos, mas também promover um debate sobre os riscos do uso de cosméticos sintéticos e outros assuntos inerentes ao cabelo, principalmente o cabelo dreadlock”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …