Líder da direita radical anuncia apoio a coalizão e precipita fim da era Netanyahu em Israel

Kremlin.ru / Wikimedia

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Todos os olhos estavam voltados neste domingo para o líder da direita radical nacionalista, Naftali Bennett, que finalmente anunciou apoio ao centrista Yair Lapid e ao projeto de um “governo de mudança”, que deve precipitar o fim da era Netanyahu em Israel, segundo análises da imprensa israelense.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu havia lançado mais cedo neste domingo (30) uma tentativa desesperada para tentar dissuadir seus oponentes de concluir um acordo que pode ejetá-lo do poder em Israel, fato que já era apresentado como iminente pela imprensa israelense.

Mas a tentativa fracassou quando o líder da direita radical nacionalista, Naftali Bennett, aceitou a coalizão proposta pelo centrista Yair Lapid no começo da noite.

“Anuncio que farei de tudo para formar um governo de unidade com meu amigo Yaïr Lapid”, declarou Bennett, que durante várias semanas cultivou o mistério sobre sua intenção de se juntar ou não ao líder da oposição que tenta formar um “governo de unidade nacional “para encerrar o reinado de Netanyahu, o mais longo da história do Estado de Israel.

Lapid tem até quarta-feira para tentar formar um governo de coalizão. Uma batalha já foi vencida, ele conseguiu um acordo com a esquerda e a direita radical, liderada pelo partido Yamina de Naftali Bennett. O nacionalista Naftali Bennett, 49, se dizia mais cedo neste domingo pronto a aceitar a proposta de Yair Lapid para formar o que a oposição chama de “governo de mudança”, e cumpriu a promessa antes do esperado.

Na ausência de uma maioria clara ao final das eleições de 23 de março, a coalizão desejada por Yair Lapid seria particularmente frágil e, para poder governar, precisaria do apoio de autoridades eleitas árabes israelenses, que são pólos políticos exteriores ao partido de Naftali Bennett.

Poder “rotativo” era a aposta de Netanyahu para evitar sua queda

Para inviabilizar esta iniciativa, o atual premiê israelense Benjamin Netanyahu havia proposto neste domingo o estabelecimento de um governo de direita com uma rotação tripla do cargo de primeiro-ministro durante o mandato.

De acordo com esse projeto de acordo de coalizão, o líder do partido New Horizon e desertor do Likud, Gideon Saar, assumiria o chefe do governo por 15 meses, antes de dar lugar a Benjamin Netanyahu por dois anos, e ele próprio passaria o poder para Naftali Bennett, “até o final do mandato”.

“Estamos em um momento decisivo para a segurança de Israel, sua identidade e seu futuro, quando as considerações pessoais devem ser deixadas de lado e medidas de longo alcance devem ser tomadas”, disse Netanyahu em um comunicado filmado.

A proposta do veterano da política israelense de 71 anos, que está no poder há 12, foi imediatamente rejeitada por Gideon Saar.

Os oponentes de Benjamin Netanyahu, inclusive em seu próprio campo, acreditam que o suposto julgamento de corrupção do primeiro-ministro requer uma mudança no governo de Israel.

//

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …