Los Angeles se declara oficialmente como “cidade santuário” para imigrantes

Molly Adams / Wikimedia

Marcha pelos direitos dos imigrantes em Los Angeles em Setembro de 2017

Los Angeles se declarou oficialmente nesta sexta-feira como uma “cidade santuário” para imigrantes ilegais com uma resolução que evitará que as autoridades locais colaborem com as federais dos Estados Unidos em questões migratórias.

A resolução apresentada pelo vereador Gilbert Cedillo, e respaldada pelo presidente do Conselho, Herb Wesson, recebeu uma aprovação unânime com 12 votos a favor.

Com esta declaração, Los Angeles se compromete a “proteger os direitos humanos” de todos os residentes e uniu-se assim a outras cidades californianas como San Francisco e Santa Ana.

“Declaramos para todos aqueles que estão nesta cidade neste dia e nesta hora que Los Angeles é uma cidade santuário“, disse Cedillo ao apresentar a moção a sua proposta diante do Conselho.

O vereador hispânico assegurou que desta maneira os residentes de Los Angeles “vão ser julgados pelas suas contribuições à cidade ou por seu compromisso com sua família” e não pelo lugar de onde vêm ou pela cor da sua pele.

Nem o oficial administrativo nem o analista legislativo de Los Angeles realizaram nenhum estudo sobre o impacto fiscal desta resolução, que também destinará US$ 10 milhões para ajuda legal a imigrantes.

A aprovação de hoje formaliza práticas já estabelecidas na cidade onde – entre outros – o Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) não exerce funções de controle de imigração e restringe sua ajuda às autoridades migratórias federais.

O Departamento de Xerifes do Condado de Los Angeles, que patrulha algumas áreas do leste e sul da cidade, manteve uma política mais ampla de trabalho conjunto com as autoridades federais de imigração, algo que seu novo chefe, que tomou posse do cargo este ano, Alex Villanueva, prometeu restringir.

Igualmente, em decisões prévias em conformidade com as políticas de santuário, o Conselho estabeleceu no ano anterior um fundo de defesa legal para ajudar pessoas que se encontram ilegalmente no país.

Em 2017, a cidade de Los Angeles contava com uma população calculada de cerca de quatro milhões de habitantes, dos quais 48,7% eram residentes hispânicos, segundo o censo da população.

No condado de Los Angeles residem mais de um milhão de imigrantes ilegais e 82% são originais do México e da América Central, segundo dados do Instituto de Políticas de Migração.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …