O lugar mais sujo do aeroporto é muito pior que o banheiro

Cientistas da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e do Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar da Finlândia analisaram diversas superfícies tocadas com frequência no Aeroporto de Helsinque, na Finlândia – e chegaram a uma conclusão surpreendente.

A área de segurança do aeroporto é extremamente importante, e por isso todo mundo tem que passar por lá. Também por isso as bandejas de plástico – usadas por milhões de passageiros para deixar seus pertences e passar pelos scanners de raios-X – abrigam uma variedade de germes, incluindo o responsável pelo resfriado comum.

Agora, numa  nova pesquisa, cientistas da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e do Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar, da Finlândia, analisaram diversas superfícies tocadas com frequência no Aeroporto de Helsinque, na Finlândia, durante e após o horário de pico no inverno de 2016.

Os cientistas detectaram vestígios de rinovírus, fonte do resfriado comum, e do vírus da influenza A. Os resultados foram publicados na revista BMC Infectious Diseases.

Tendemos a pensar nos banheiros como os lugares mais sujos de um estabelecimento, mas é bem ao contrário. Limpos com frequência, nenhum desses vírus foi descoberto nos sanitários do aeroporto.

Por outro lado, vestígios de germes foram encontrados em metade das bandejas da área de segurança, mais do que em qualquer outra superfície testada.

Finavia, a companhia que opera o Aeroporto de Helsinque, disse em um e-mail: “Nos aeroportos Finavia, os protocolos de higiene estão de acordo com as exigências das autoridades de saúde – todas as superfícies são limpas diariamente e todas as bandejas de segurança são lavadas regularmente”.

Os resultados do estudo não provam que os vírus encontrados podem causar doenças. Mas pesquisas anteriores já mostraram que micróbios podem sobreviver em várias superfícies por vários dias.

Os cientistas recomendam que os passageiros lavem as mãos adequadamente e tussam em um lenço, especialmente em lugares públicos, para ajudar a minimizar o risco de contágio.

“Essas precauções simples podem ajudar a prevenir pandemias e são mais importantes em áreas populosas, como aeroportos que têm um alto volume de pessoas viajando para e de muitas partes diferentes do mundo”, disse Jonathan Van-Tam, professor na Universidade de Nottingham.

Melhores estratégias

O novo estudo pode ajudar a melhorar as estratégias de saúde pública na luta contra a propagação de doenças infecciosas em todo o mundo.

Também poderia ajudar a educar as pessoas sobre a propagação das infecções que tentamos evitar a cada inverno. Muitas das superfícies que tocamos diariamente abrigam e podem espalhar germes, como telefones celulares e esponjas de cozinha. E viagens aéreas são conhecidas por acelerar a disseminação mundial de doenças como a gripe.

A União Europeia financiou um projeto de pesquisa, chamado Pandhub, sobre a prevenção da disseminação de patógenos de “alta ameaça” através do transporte público, e o estudo da Universidade de Nottingham e do Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar da Finlândia faz parte desse projeto.

“A presença de micróbios no ambiente de um aeroporto não foi investigada anteriormente”, disse Niina Ikonen, especialista em virologia do instituto finlandês, acrescentando que os resultados proporcionaram novas ideias para melhorias técnicas no design e reforma desses locais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …