Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, através de um recado enviado da cela na Polícia Federal de Curitiba, onde está detido há exatamente um mês, que é “candidatíssimo” às eleições de outubro.
“Me pediu que enviasse um recado aos jornalistas e avisasse que é candidatíssimo“, afirmou Leonardo Boff, um dos expoentes da Teologia da Libertação, depois da visita que fez nesta segunda-feira (7) a Lula, um “velho amigo”, que lidera as pesquisas para o próximo pleito.
“Lula avisou que só renuncia à candidatura no dia em que Moro apresentar uma única prova de que é o dono do apartamento. Enquanto não houver provas, continua sendo candidato, porque quer voltar a governar para favorecer os pobres”, acrescentou Boff, que teve de esperar vários dias até ser autorizado a visitar o ex-presidente.
Sérgio Moro deu por provado que Lula recebeu um apartamento triplex no Guarujá, em São Paulo, como suborno por ter favorecido a construtora OAS em contratos com a Petrobras.
Além da prisão para cumprir a condenação de 12 anos por corrupção e lavagem de dinheiro e de outros seis processos penais que enfrenta, a candidatura de Lula está ameaçada pela Lei da Ficha Limpa, que pode inabilitá-lo eleitoralmente.
Apesar desta inabilitação, o Partido dos Trabalhadores (PT), que Lula fundou e lidera, já garantiu que irá inscrever sua candidatura presidencial em agosto.
O partido pretende também apresentar recursos no Tribunal Superior Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal (STF), para que seja possível que Lula dispute as eleições, apesar de condenado em segunda instância.
Boff deu a entender que Lula não considera isso como um obstáculo e afirmou que o ex-presidente pediu para dizer que é candidato e que, se vencer as eleições, vai repetir “as políticas para favorecer os mais pobres” dos seus dois mandatos e que vai convertê-las em “políticas de Estado”.
Segundo o teólogo, o ex-presidente, apesar de isolado numa cela, em que só conversa com a pessoa que lhe leva a alimentação, está muito bem, com “entusiasmo e vigor”, e tem tempo para ler e refletir.
Ele acrescentou que Lula também disse estar “muito indignado” com as acusações que lhe fazem e que só pretendem impedir que regresse à Presidência.
“Ele garantiu que são um monte de mentiras e que quer que provem uma delas para que possa ser realmente condenado. Acrescentou que se alguém disser que lhe entregou cinco centavos, vai dizer que é mentiroso, porque nunca recebeu nada de ninguém”, afirmou.
Segundo Boff, Lula está justamente indignado “pelas falsificações, distorções e mentiras não só para impedir sua candidatura e debilitar o PT, como também para desmoralizar um projeto [político] que tem uma dimensão social inegável”.
Pouco depois da coletiva de imprensa na qual o teólogo divulgou o conteúdo da conversa com Lula, a presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, divulgou um comunicado no qual explicou a razão de o partido não renunciar à candidatura de seu líder máximo, apesar dos vários obstáculos.
“Conhecemos sua vida dedicada ao povo brasileiro e conhecemos os vícios, as falas e as arbitrariedades do processo que o condenou. Polícias, procuradores e juízes parciais atuaram com objetivos políticos, em cumplicidade com a Rede Globo e a grande mídia para tirar Lula do processo eleitoral”, afirmou a senadora.
Segundo a parlamentar, o PT está convicto de que a condenação será anulada, o que vai permitir ao ex-presidente disputar as eleições.
“Se Lula é inocente, se a maioria do povo quer votar nele, se os seus direitos políticos estão garantidos na Constituição, por que não haveríamos de apresentá-lo como candidato?”, questionou a dirigente do PT.
Ciberia, Lusa // ZAP
Acredito que se for legal a candidatura do dito cujo, e assim o desejar mesmo, que seja candidato. Assim vai ver nas urnas a porcaria que se tornou. Mas, para isso, tem que ser mudado a forma de votação. Maquina não corresponde a verdade. Votação em papel, com contagem por pessoas. Votar com biometria, blz, mas o voto tem que ser na cédula.
Condordo com tudo em gênero, número e grau. Apoiado!
Achei interessante a diagramação da matéria colocando em negrito algumas palavras especificas para ter destaque na leitura, então não pode [b]Falta[/b] meu comentário. Em casos como: “políticas para favorecer os mais pobres” ou “a condenação será anulada” ou ainda “Lula é inocente, se a maioria do povo quer votar nele”. To [b]de[/b] olho nessa [b]Neutralidade[/b]
O PT esta arruinado e fica espalhando mentiras por aí! Falar que há um complô de todas as autoridades judiciárias do País + mídia + todo mundo… é ridículo. O Lula foi condenado junto com os seus corruptores e esta inelegível. Sua candidatura é impossível. Uma pena para nós, que lutamos para que os trabalhadores chegassem ao poder e chegando lá se tornaram tão fracos e cederam ao poder econômico!
Acho que depois de tanta investigação.De tantos bilhoes encontrados em contas no exterior dos bandidos e corruptos que ai estão. E que não tenham achado nenhuma fortuna escondida do Lula.E acusado de receber um triplex de propina sem apresentar uma única prova de que é o dono do apartamento.E um caso serio onde os bandidos,ladroes do povo e da nação querem governar pela força pela ignorância de muitos e o benefícios de uns poucos.
É um caso sério onde os bandidos, ladrões do povo e da nação querem governar pela força, pela ignorância de muitos e o benefícios de uns poucos.
– Só para entender: este parágrafo se refere ao PT e partidos macomunados, né?
A jogada de “subornar” a nação inteira distribuindo benesses mixurucas a quem sempre teve muito pouco, enquanto movia rios de dinheiro para manter os poderosos apascentados, a “pirâmide” de dinheiro onde os interessantes entravam no topo e a classe média e empreenderora era mantida na base, matematicamente não poderia durar para sempre. Já explodiu!! Deixou saudades nos apascentados (exceções) e nos iludidos (partidários, fanáticos, vagabundos aproveitadores, e desesperados que se agarram à qualquer oferta de esperança). Mas se o poder de Deus nos proteger, nunca mais nada parecido terá sucesso sobre estas terras, destinadas a serem o celeiro do mundo. SE os vários Anti-Cristos forem detidos à tempo. E a grande maioria continua do lado de fora..
Segundo Boff, outro comunista, o bandido mor ora preso tem tempo para refletir, pensar maneiras de como melhorar a formula da corrupção por ele institucionalizada no Brasil. Transferir bilhões para fora sem deixar rastro para a PF pegar. Tenho nojo de falar desse bandido…. com raríssimas exceção pouquíssimos querem o ver fora da cadeia.