Preso há um mês, Lula garante que é “candidatíssimo”

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, através de um recado enviado da cela na Polícia Federal de Curitiba, onde está detido há exatamente um mês, que é “candidatíssimo” às eleições de outubro.

“Me pediu que enviasse um recado aos jornalistas e avisasse que é candidatíssimo“, afirmou Leonardo Boff, um dos expoentes da Teologia da Libertação, depois da visita que fez nesta segunda-feira (7) a Lula, um “velho amigo”, que lidera as pesquisas para o próximo pleito.

“Lula avisou que só renuncia à candidatura no dia em que Moro apresentar uma única prova de que é o dono do apartamento. Enquanto não houver provas, continua sendo candidato, porque quer voltar a governar para favorecer os pobres”, acrescentou Boff, que teve de esperar vários dias até ser autorizado a visitar o ex-presidente.

Sérgio Moro deu por provado que Lula recebeu um apartamento triplex no Guarujá, em São Paulo, como suborno por ter favorecido a construtora OAS em contratos com a Petrobras.

Além da prisão para cumprir a condenação de 12 anos por corrupção e lavagem de dinheiro e de outros seis processos penais que enfrenta, a candidatura de Lula está ameaçada pela Lei da Ficha Limpa, que pode inabilitá-lo eleitoralmente.

Apesar desta inabilitação, o Partido dos Trabalhadores (PT), que Lula fundou e lidera, já garantiu que irá inscrever sua candidatura presidencial em agosto.

O partido pretende também apresentar recursos no Tribunal Superior Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal (STF), para que seja possível que Lula dispute as eleições, apesar de condenado em segunda instância.

Boff deu a entender que Lula não considera isso como um obstáculo e afirmou que o ex-presidente pediu para dizer que é candidato e que, se vencer as eleições, vai repetir “as políticas para favorecer os mais pobres” dos seus dois mandatos e que vai convertê-las em “políticas de Estado”.

Segundo o teólogo, o ex-presidente, apesar de isolado numa cela, em que só conversa com a pessoa que lhe leva a alimentação, está muito bem, com “entusiasmo e vigor”, e tem tempo para ler e refletir.

Ele acrescentou que Lula também disse estar “muito indignado” com as acusações que lhe fazem e que só pretendem impedir que regresse à Presidência.

“Ele garantiu que são um monte de mentiras e que quer que provem uma delas para que possa ser realmente condenado. Acrescentou que se alguém disser que lhe entregou cinco centavos, vai dizer que é mentiroso, porque nunca recebeu nada de ninguém”, afirmou.

Segundo Boff, Lula está justamente indignado “pelas falsificações, distorções e mentiras não só para impedir sua candidatura e debilitar o PT, como também para desmoralizar um projeto [político] que tem uma dimensão social inegável”.

Pouco depois da coletiva de imprensa na qual o teólogo divulgou o conteúdo da conversa com Lula, a presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, divulgou um comunicado no qual explicou a razão de o partido não renunciar à candidatura de seu líder máximo, apesar dos vários obstáculos.

“Conhecemos sua vida dedicada ao povo brasileiro e conhecemos os vícios, as falas e as arbitrariedades do processo que o condenou. Polícias, procuradores e juízes parciais atuaram com objetivos políticos, em cumplicidade com a Rede Globo e a grande mídia para tirar Lula do processo eleitoral”, afirmou a senadora.

Segundo a parlamentar, o PT está convicto de que a condenação será anulada, o que vai permitir ao ex-presidente disputar as eleições.

“Se Lula é inocente, se a maioria do povo quer votar nele, se os seus direitos políticos estão garantidos na Constituição, por que não haveríamos de apresentá-lo como candidato?”, questionou a dirigente do PT.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que se for legal a candidatura do dito cujo, e assim o desejar mesmo, que seja candidato. Assim vai ver nas urnas a porcaria que se tornou. Mas, para isso, tem que ser mudado a forma de votação. Maquina não corresponde a verdade. Votação em papel, com contagem por pessoas. Votar com biometria, blz, mas o voto tem que ser na cédula.

  2. Achei interessante a diagramação da matéria colocando em negrito algumas palavras especificas para ter destaque na leitura, então não pode [b]Falta[/b] meu comentário. Em casos como: “políticas para favorecer os mais pobres” ou “a condenação será anulada” ou ainda “Lula é inocente, se a maioria do povo quer votar nele”. To [b]de[/b] olho nessa [b]Neutralidade[/b]

  3. O PT esta arruinado e fica espalhando mentiras por aí! Falar que há um complô de todas as autoridades judiciárias do País + mídia + todo mundo… é ridículo. O Lula foi condenado junto com os seus corruptores e esta inelegível. Sua candidatura é impossível. Uma pena para nós, que lutamos para que os trabalhadores chegassem ao poder e chegando lá se tornaram tão fracos e cederam ao poder econômico!

  4. Acho que depois de tanta investigação.De tantos bilhoes encontrados em contas no exterior dos bandidos e corruptos que ai estão. E que não tenham achado nenhuma fortuna escondida do Lula.E acusado de receber um triplex de propina sem apresentar uma única prova de que é o dono do apartamento.E um caso serio onde os bandidos,ladroes do povo e da nação querem governar pela força pela ignorância de muitos e o benefícios de uns poucos.

  5. É um caso sério onde os bandidos, ladrões do povo e da nação querem governar pela força, pela ignorância de muitos e o benefícios de uns poucos.
    – Só para entender: este parágrafo se refere ao PT e partidos macomunados, né?
    A jogada de “subornar” a nação inteira distribuindo benesses mixurucas a quem sempre teve muito pouco, enquanto movia rios de dinheiro para manter os poderosos apascentados, a “pirâmide” de dinheiro onde os interessantes entravam no topo e a classe média e empreenderora era mantida na base, matematicamente não poderia durar para sempre. Já explodiu!! Deixou saudades nos apascentados (exceções) e nos iludidos (partidários, fanáticos, vagabundos aproveitadores, e desesperados que se agarram à qualquer oferta de esperança). Mas se o poder de Deus nos proteger, nunca mais nada parecido terá sucesso sobre estas terras, destinadas a serem o celeiro do mundo. SE os vários Anti-Cristos forem detidos à tempo. E a grande maioria continua do lado de fora..

  6. Segundo Boff, outro comunista, o bandido mor ora preso tem tempo para refletir, pensar maneiras de como melhorar a formula da corrupção por ele institucionalizada no Brasil. Transferir bilhões para fora sem deixar rastro para a PF pegar. Tenho nojo de falar desse bandido…. com raríssimas exceção pouquíssimos querem o ver fora da cadeia.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …