Lula constrói o discurso de candidato

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Na preparação para a campanha presidencial do ano que vem, o ex-presidente Lula tem se reunido com economistas e políticos para construir o discurso que vai adotar em suas andanças pelo país, que devem começar desde já.

Ele tem dito que é preciso um discurso novo, o que ele tem chamado de “uma nova plataforma” para o país voltar a crescer e reduzir as desigualdades. Para o ex-presidente Lula da Silva, o discurso do “golpe” já se esgotou.

Nas reuniões internas, que agora são cada vez mais frequentes, Lula tem dito que é preciso defender “o legado do PT” e, segundo ele, esse discurso tem aderência porque é visível que “muito deste legado está se desfazendo”; é preciso também estabelecer a comparação dos governos petistas com o governo atual, sobretudo em geração de emprego, mas é preciso mais.

É essa a discussão que ele pretende ter com economistas simpatizantes ou filiados ao partido. Um dos mais frequentes em reuniões é o ex-presidente do Ipea, Márcio Pochman.

Enquanto prepara o discurso para as ruas, Lula vai também construindo o discurso interno para o Congresso Nacional do PT, que será realizado em junho. Ele tem sido apontado como nome ideal para dirigir o partido e assim o PT retomar o espaço que já ocupou, mas tem resistido.

A solução seria a de construir uma direção com vice-presidentes que cuidariam de cada tema importante para o partido, como a construção de candidaturas e alianças – ações que tomam muito tempo e que Lula transferiria para outro dirigente.

Além da candidatura à presidência, o PT quer preparar uma forte chapa de candidatos a deputado federal. Até porque, observam os petistas, é o tamanho da bancada federal que determina o tempo de televisão de cada partido e a divisão dos recursos do fundo partidário.

Segundo uma pesquisa CNT/MDA divulgada no dia 15, Lula lidera as intenções de voto, e Bolsonaro segue empatado com Marina Silva.

Se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Lula venceria a disputa com os demais adversários, com 30,5%. A grande surpresa é o empate técnico entre Marina Silva com 11,8% e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) com 11,3%.

COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Será que esse povo, sofrendo com as mazelas desse pequeno ditador, está pensando em bolsa-qualquer-coisa, e pretendendo eleger novamente esse ser destruidor de vidas, criador de desemprego, padrinho de vários delatados? Será que querem mesmo o fim da Operação LAVA-A-JATO? Haja vista que, em sendo eleito, irá encerrar essa operação e, não duvido que libertará todos, digo todos os seus “companheiros”?

  2. Eduardo/Alvaro

    Acreditem! Neste pais tudo é possível.
    ” Um dos princípios da insanidade é querer mudanças, sem provocá-las”. A maioria dos brasileiros, fica no sofá, cervejinha gelada, assistindo Faustão, dando risada dos que vão às ruas….apanhando da polícia, “brigando” por mudanças”. Esses mesmos que ficam no sofá (olhando para o próprio umbigo), são os 1.os beneficiados.

  3. Isso não pode nem ser cogitado, seria o fim do Brasil, se esse ladrão voltasse ao poder, teríamos que parar o Brasil.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …