Lula constrói o discurso de candidato

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Na preparação para a campanha presidencial do ano que vem, o ex-presidente Lula tem se reunido com economistas e políticos para construir o discurso que vai adotar em suas andanças pelo país, que devem começar desde já.

Ele tem dito que é preciso um discurso novo, o que ele tem chamado de “uma nova plataforma” para o país voltar a crescer e reduzir as desigualdades. Para o ex-presidente Lula da Silva, o discurso do “golpe” já se esgotou.

Nas reuniões internas, que agora são cada vez mais frequentes, Lula tem dito que é preciso defender “o legado do PT” e, segundo ele, esse discurso tem aderência porque é visível que “muito deste legado está se desfazendo”; é preciso também estabelecer a comparação dos governos petistas com o governo atual, sobretudo em geração de emprego, mas é preciso mais.

É essa a discussão que ele pretende ter com economistas simpatizantes ou filiados ao partido. Um dos mais frequentes em reuniões é o ex-presidente do Ipea, Márcio Pochman.

Enquanto prepara o discurso para as ruas, Lula vai também construindo o discurso interno para o Congresso Nacional do PT, que será realizado em junho. Ele tem sido apontado como nome ideal para dirigir o partido e assim o PT retomar o espaço que já ocupou, mas tem resistido.

A solução seria a de construir uma direção com vice-presidentes que cuidariam de cada tema importante para o partido, como a construção de candidaturas e alianças – ações que tomam muito tempo e que Lula transferiria para outro dirigente.

Além da candidatura à presidência, o PT quer preparar uma forte chapa de candidatos a deputado federal. Até porque, observam os petistas, é o tamanho da bancada federal que determina o tempo de televisão de cada partido e a divisão dos recursos do fundo partidário.

Segundo uma pesquisa CNT/MDA divulgada no dia 15, Lula lidera as intenções de voto, e Bolsonaro segue empatado com Marina Silva.

Se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Lula venceria a disputa com os demais adversários, com 30,5%. A grande surpresa é o empate técnico entre Marina Silva com 11,8% e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) com 11,3%.

COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Será que esse povo, sofrendo com as mazelas desse pequeno ditador, está pensando em bolsa-qualquer-coisa, e pretendendo eleger novamente esse ser destruidor de vidas, criador de desemprego, padrinho de vários delatados? Será que querem mesmo o fim da Operação LAVA-A-JATO? Haja vista que, em sendo eleito, irá encerrar essa operação e, não duvido que libertará todos, digo todos os seus “companheiros”?

  2. Eduardo/Alvaro

    Acreditem! Neste pais tudo é possível.
    ” Um dos princípios da insanidade é querer mudanças, sem provocá-las”. A maioria dos brasileiros, fica no sofá, cervejinha gelada, assistindo Faustão, dando risada dos que vão às ruas….apanhando da polícia, “brigando” por mudanças”. Esses mesmos que ficam no sofá (olhando para o próprio umbigo), são os 1.os beneficiados.

  3. Isso não pode nem ser cogitado, seria o fim do Brasil, se esse ladrão voltasse ao poder, teríamos que parar o Brasil.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …