Lula passa seu primeiro aniversário na prisão e pede de presente votos a Haddad

partidodostrabalhadores / Flickr

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Fernando Haddad

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder mais carismático da história do Brasil, comemorou hoje seu primeiro aniversário na cadeia, onde ele está desde abril, e como presente solicitou, em bilhete divulgado nas redes sociais, votos para o Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições presidenciais.

Tanto em uma carta manuscrita enviada na sexta-feira por seus advogados como um vídeo postado neste sábado nas redes sociais, Lula da Silva, que completa 73 anos, pediu votos a Fernando Haddad.

“Caro povo brasileiro: 6 de outubro é meu aniversário oficial, espero ganhar o voto do povo brasileiro em Haddad para presidente em 7 de outubro. Haddad é Lula”, disse o ex-presidente na carta.

O ex-líder sindical e líder do PT nasceu na cidade de Garanhuns em 27 de Outubro, de 1945, mas seu registro de nascimento, que foi feito vários meses depois de seu pai, foi registrado incorretamente como data de nascimento em 6 de Outubro, pelo que Lula considera este dia como seu aniversário oficial.

Esta é, portanto, a primeira vez que ele passa essa data na prisão, desde que ele é mantido em uma cela da Polícia Federal da cidade de Curitiba, sul do país, desde 7 de abril, para expurgar uma sentença de 12 anos de prisão.

A pena foi imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Lula foi condenado em duas instâncias judiciais, em um processo em que foi acusado de ter recebido um apartamento de luxo na cidade do Guarujá da construtora OAS, em troca de favorecer contratos da empresa com a estatal petrolífera Petrobras.

Devido à Lei da Ficha Limpa, Lula foi impedido de continuar na disputa e apresentou como substituto, por meio de uma carta à Nação, o nome de Fernando Haddad, ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo que também é acusado de corrupção.

Lula da Silva reiterou que é vítima de injustiças e que foi impedido de disputar a eleição de outubro, mas realçou a importância da continuidade de seu projeto político com Haddad como candidato.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …