Groenlândia derrete mais rápido que nunca

De acordo com as estimativas, a Groenlândia nunca derreteu tão rapidamente. Os cientistas esperam agora esclarecer a gravidade do problema e suas consequências.

A velocidade com que a parte ocidental da Groenlândia derrete tem sido dramática há algumas décadas e, atualmente, a camada de gelo diminui duas vezes mais rápido do que no século XIX.

O estudo de uma equipe norte-americana de pesquisadores, liderada por Erich Osterberg, do Departamento de Ciências da Terra do Instituto Dartmouth de New Hampshire, nos EUA, não anuncia nada de bom, tanto para a maior ilha do mundo como para o resto do planeta. A culpa é do aumento da temperatura média durante os meses de verão.

As mudanças climáticas não ajudam e os cientistas advertem que o derretimento da Groenlândia dependerá do nível do mar nas próximas décadas. Assim, entender como a maior ilha do mundo, que pertence à Dinamarca, responde ao aquecimento global é necessário para elaborar um plano de ação.

O derretimento da superfície da camada de gelo da ilha é responsável por mais da metade das perdas de gelo. Embora os mapas de satélites ajudem muito nesse sentido, não são suficientes. Assim, a equipe de Osterberg viajou pela parte oeste da Groenlândia e penetraram, a pouco mais de 1,5 km da costa, sete enormes cilindros na camada de gelo.

“Enquanto uma grande parte do gelo derretido atinge o oceano, uma parte considerável não se derrete, convertendo-se em neve e voltando a fazer parte da camada de gelo”, explica Osterberg, um dos autores do estudo publicado nas Geophysical Research Letters.

Os cientistas perfuraram a superfície da camada de gelo e extraíram o núcleo da geleira, composto por muitas camadas de gelo, que serão analisadas em laboratório.

O núcleo das geleiras proporciona aos cientistas todo tipo de informação sobre a idade do gelo e o momento em que derreteram cada uma de suas camadas.

Os sete núcleos que foram analisados durante a pesquisa apontam para o fato de que a ilha já havia derretido em 1550, e que o nível do derretimento na região aumentou desde o início dos anos 90. Atualmente, os indicadores estão mais altos do que nunca.

Os resultados concluem que o aquecimento causado pela ação humana é o maior fator nas taxas de derretimento da superfície da Groenlândia.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …