“Eu sou machista, sim! Vagabunda!”: homem em protesto do MLB ataca mulher da Marcha da Consciência Negra em SP

Rovena Rosa / Agência Brasil

Integrantes de movimentos sociais e de defesa dos direitos da comunidade negra reuniram-se na capital paulista para um dia inteiro de atos na 13ª Marcha da Consciência Negra

O MBL e o Vem Pra Rua convocaram uma manifestação em apoio à operação Lava Jato para a mesma data e local que a XIII Marcha da Consciência Negra, na Av. Paulista, em São Paulo. “Vem tirar foto do meu pau”, disse um homem aos participantes da marcha contra o racismo.

De acordo com o coletivo Jornalistas Livres, manifestantes de um protesto do MBL e do Vem Pra Rua teriam atacado, na tarde deste domingo (20), membros da XIII Marcha da Consciência Negra, na Av. Paulista, em São Paulo. Um vídeo gravado pelo coletivo mostra um homem que, ao se deparar com as pessoas gravando as ofensas, começou a atacar.

“Vem tirar foto do meu pau. Eu tô louco, sim! E sou machista, sim! Vagabunda!“, esbravejou o homem, que estava com um chapéu do Brasil, para uma mulher que participava da marcha que ocorre todo ano naquele local. Entre os de verde e amarelo, gritos de apoio ao juiz Sergio Moro.

“Tanto o Vem Pra Rua quanto o MBL mobilizam desde a parte mais hipócrita da classe média alta, batedores de panelas e jovens desinformados, até setores mais retrógrados que chegam a pedir intervenção militar no país, com participação já comprovadas de fascistas e neo-nazistas. Eles também se destacam pela forma desavergonhada e até violenta com que expõe seu racismo e sua homofobia“, havia alertado um dia antes, em seu blog, o ativista do movimento negro Douglas Belchior.

A XIII Marcha da Consciência Negra foi convocada por entidades, coletivos e movimentos sociais do movimento negro e teve início às 11h em frente ao MASP, na avenida Paulista. Denunciando o racismo, o ato reuniu milhares de homens e mulheres que desceram a rua da Consolação até o Teatro Muncipal, onde a manifestação foi encerrada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …

"Tesouro" espetacular de antigos artefatos de caça na Noruega é descoberto sob gelo derretido

Arqueólogos descobriram um “tesouro” de artefatos enquanto outra grande mancha de gelo derrete nas montanhas norueguesas, revelando um total de 68 flechas e muitos outros itens de um antigo local de caça de renas. As primeiras …

Não é mais 90%? AstraZeneca assume erro de eficácia da vacina da COVID-19

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford, que estão desenvolvendo juntas uma vacina contra a COVID-19, revelaram na última quarta-feira (25) que houve um erro no momento da divulgação dos resultados dos testes da vacina …

6G colocaria China em posição de liderança 'inatacável' sobre EUA, diz analista

Enquanto os padrões de tecnologia 5G para redes celulares de banda larga ainda estão sendo implementados em vários países, a China recentemente lançou um satélite 6G em órbita. Descrito como o primeiro satélite 6G do mundo, …

Sri Lanka escava fosso para manter elefantes longe de lixão

Um fosso está sendo cavado ao redor de um lixão no Sri Lanka para impedir que elefantes invadam o local à procura de comida entre montes de resíduos plásticos. Os animais vão regularmente até o …