O Núcleo de Consciência Negra (NCN) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) denunciou mais uma ameaça de grupos neonazistas na universidade na tarde desta segunda-feira (27).
A ameaça surgiu num cartão com o desenho de uma suástica, colocado na janela de uma das casas da moradia da universidade, onde todos os moradores são negros, de acordo com postagem no Facebook do NCN.
De acordo com a Fórum, este é o segundo caso de ameaças do gênero na universidade estadual. Há menos de um mês, pichações nazistas foram feitas em livros, computadores e mesas da biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).
O suspeito foi identificado pelas câmeras de segurança do local e a Unicamp abriu investigação sobre o caso.
“Pelo visto, a integridade física e mental dos estudantes de pele escura estão em risco e seguem ameaçadas pelas interdições do racismo. Enquanto isso, as manifestações neonazistas que ocorreram na Unicamp semanas atrás, têm sido tratadas pela reitoria como atos de vandalismo”, diz a nota, em referência ao caso ocorrido no início de agosto.
“Essa ação soma-se a uma série de ameaças racistas que têm acontecido dentro da Unicamp há pelo menos três anos. Frente aos fatos, a reitoria vem se posicionando de forma irresponsável e omissa. Até quando isso seguirá?”, questiona a nota do NCN.