Macron impõe vacina para profissionais de saúde e passe sanitário na França

Ecole polytechnique Paris / Flickr

O presidente francês, Emmanuel Macron

Um forte apelo por uma maior adesão à campanha de vacinação na França foi a espinha dorsal do pronunciamento do presidente francês Emmanuel Macron na noite desta segunda-feira (12). Mas a defesa da imunização também representou a confirmação da aguardada e polêmica decisão da obrigatoriedade da vacina aos profissionais de saúde, sob pena de terem seus salários suspensos.

Durante um discurso de cerca de meia hora, o chefe de Estado insistiu na defesa do imunizante como a única maneira de confrontar uma quarta onda da epidemia e retomar o crescimento econômico.

“Nosso país está sendo confrontado por uma forte retomada da epidemia”, alertou Macron, acrescentando que “se nós não agirmos desde hoje, haverá uma forte alta de hospitalizações no mês de agosto”, se referindo principalmente à ameaça representada pela variante Delta. “A vacinação de todos os franceses é o único caminho para um retorno à normalidade”, enfatizou.

Os esforços em torno do controle da epidemia de Covid-19, e da adesão à vacinação, incluem a obrigatoriedade de apresentação do passaporte sanitário a partir de 21 de julho para acesso a locais de lazer e de cultura que reúnam mais de 50 pessoas. Já em cafés, restaurantes, centros comerciais e hospitais, o passe se torna obrigatório a partir do mês de agosto, quando também passará a haver controle de deslocamentos por avião, trem e até automóveis para casos de longa distância.

Aliado ao aumento do controle, estará, claro, a ampliação do acesso às vacinas. O presidente Macron anunciou este como o “Été de Mobilisation”, o Verão da Mobilização, motivando os franceses a procurarem postos de vacinação até mesmo nos locais para onde viajarem de férias e a não interromperem a campanha. Ele também declarou que “campanhas de vacinação para alunos de colégios e liceus e outros estudantes são previstas na volta às aulas”, que acontece em setembro na França.

Mas o ponto mais sensível, e talvez mais esperado, no discurso do chefe de Estado não diz respeito a campanhas ou passes sanitários, mas sobre a polêmica em torno da obrigatoriedade de vacinação de profissionais da área de saúde, que acabou se confirmando: “A vacinação se tornará obrigatória para todas as pessoas de estabelecimentos de saúde”, revelou Macron.

Com a decisão, a partir de 15 de setembro a vacinação se torna obrigatória para profissionais que atuem na área, mesmo para aqueles sem formação médica ou de enfermagem, desde que trabalhem em hospitais, clínicas, casas geriátricas, assim como para profissionais ou voluntários que tenham contato com pessoas idosas.

Em seguida ao pronunciamento do presidente, o ministro francês da Saúde, Olivier Véran, anunciou que aqueles profissionais que não se vacinarem terão seus salários suspensos a partir de 15 de setembro.

Fim dos testes gratuitos

Outra informação relativamente esperada é de que os testes de Covid-19, que já deixaram de ser oferecidos gratuitamente na França a turistas estrangeiros desde 7 de julho, agora deixam de ser gratuitos a todos. “Os testes PCR sem pedidos médicos não serão mais reembolsados a partir do outono”, preveniu Macron.

O presidente francês ainda revelou que nos territórios franceses da Martinica e da Ilha da Reunião, o estado de “urgência sanitária será promulgado a partir de amanhã (13), com instauração de toque de recolher”.

A segunda parte do pronunciamento de Emmanuel Macron foi fortemente comprometida com a recuperação econômica, em que, em sua opinião, a vacinação da população também ocupa um papel central.

Ele celebra a média de 2 mil novos casos diários de Covid-19 hoje contra 30 mil novos casos no pior momento da pandemia, e afirma que dos cerca de 300 mil postos de trabalho fechados pela crise sanitária, aproximadamente 187 mil foram recuperados. “Nove milhões de doses de vacinas aguardam por vocês”, insistiu o chefe de Estado.

Ao lado da imunização da população, o presidente francês também aposta em uma maior “independência” francesa para a retomada da economia, sustentada no anúncio de € 7 bilhões em investimentos e pesquisas, com a expectativa de criar mais 160 mil novos postos de trabalho a curto prazo. A estratégia estaria alinhada ao plano de crescimento sustentável previsto para 2030.

As outras estratégias de crescimento estariam apoiadas em programas de requalificação profissional, em iniciativas específicas de oportunidades voltadas para o público jovem, apontado por Macron como um dos maiores prejudicados pela crise sanitária, mas passa também pela polêmica reforma da previdência, que pretende simplificar o sistema de aposentadorias, que hoje apresenta 42 diferentes regimes no país.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …