O presidente francês, Emmanuel Macron, se comprometeu a estabelecer gradualmente, até 1º de janeiro de 2021, um reembolso de 100% a óculos, aparelhos auditivos e próteses dentárias.
Esta era uma das medidas que constava no programa de saúde de Macron durante a campanha presidencial francesa. O presidente, citado pelo Le Monde, afirmou que essa “é uma conquista social essencial“.
Em vídeo publicado nas redes sociais pelo Palácio do Eliseu, é possível ver Macron defendendo, perante sua equipe de comunicação, a necessidade de avançar a medida, horas antes de um discurso sobre a reforma nos benefícios sociais.
“Investimos muito dinheiro em benefícios nos subsistemas de saúde e as pessoas ainda são pobres. As pessoas que nascem pobres continuam pobres“, lamentou Macron.
No vídeo, Macron defendeu os reembolsos totais para planos de saúde que estejam focados na prevenção de doenças. Uma medida que, garante, irá se traduzir em uma redução de custos no futuro.
“É por isso que estamos fazendo as reformas. É sobre as coisas menores, como a assistência básica em odontologia, óculos graduados – isso representa um custo social. E é politicamente desprezível”, declarou.
Segundo o Diário de Notícias, já no 42º congresso da Mutualité Française, Macron notou que “muitos dos nossos cidadãos com doenças simples têm que desistir do tratamento“, acrescentando que muitos franceses não têm “a oportunidade de sorrir, ver, ouvir ou comer normalmente”.
O chefe de Estado francês falou ainda em uma “revolução” na proteção social. “Precisamos intervir mais cedo, mais rápido e mais massivamente. Esta é a melhor maneira de lutar contra as desigualdades”, reiterou Macron.
Ciberia // ZAP