Maduro nega crise migratória e diz que venezuelanos migram com bolsos cheios

(h) Miraflores Press / EPA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, insistiu nesta quinta-feira (13) que o seu governo é alvo de uma campanha internacional enganadora, que tem como objetivo justificar uma intervenção militar e política no país.

De acordo com Nicolás Maduro, há venezuelanos que se deixam seduzir por essa campanha e abandonam o país devido à crise econômica, mas que migram com os bolsos “cheios de dólares”.

“Alguns regressaram da escravidão [do exterior]. A maioria dos que regressaram foram enganados, eu diria, 100%, com pacotes falsos”, disse.

Nicolás Maduro falava durante o encerramento do III Congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela – PSUV, o partido do governo –, que decorreu na Praça Bicentenário do palácio presidencial de Miraflores, em Caracas.

“Uma característica da migração venezuelana é que sai do país com o bolso cheio de dólares. O mínimo que levam são 5 mil dólares, isso é dinheirinho. Vendem moto, vendem carro e alguns até venderam o apartamento”, afirmou.

Segundo Maduro, há uma “estúpida campanha” contra o país, nas redes sociais, que procura “impor uma crise humanitária de migração”, para justificar uma intervenção contra a Venezuela, pela via militar e política”.

O chefe de Estado diz que, por trás dessa campanha, está o governo da vizinha Colômbia e acusou a oligarquia colombiana de “pretender explorar a comunidade internacional, pedindo milhões de dólares, roubando-os com a desculpa da migração venezuelana”.

Nicolás Maduro anunciou que o ministro venezuelano da Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez, dirigirá uma comissão que acudirá a instâncias internacionais para exigir uma indenização à Colômbia pelos mais de 5 milhões de colombianos que se encontram na Venezuela, usufruindo de vários benefícios sociais.

Nicolás Maduro disse ainda que no dia 1º de outubro iniciará uma nova etapa da criptomoeda venezuelana Petro, que permitirá elevá-la a “uma potência a nível mundial”, e que permitirá à população adquirir planos de poupança com a moeda virtual.

“A Venezuela tem demonstrado ter tido sucesso no social, com a criação das missões sociais [programas governamentais de apoio à população carente]. Somos campeões mundiais em política nacional e internacional, e agora nos faz falta conquistar o campeonato mundial do equilibro econômico”, disse.

De acordo com a ONU, pelo menos 2,3 milhões de venezuelanos estão radicados no exterior, incluindo 1,6 milhão que migraram desde 2015, devido ao agravamento da escassez de alimentos, medicamentos e aos altos preços dos produtos na Venezuela, tendo em conta os baixos salários.

Países como o Brasil, a Colômbia, o Chile, o Panamá, a Argentina e o Equador são os principais destinos dos venezuelanos que migraram para países da América do Sul.

Nicolás Maduro continua a rejeitar a existência de um êxodo causado pela crise no país, afirmando se tratar de “uma campanha mundial para justificar uma política de intervenção”.

Por tudo isso, o presidente da Venezuela ordenou a criação de uma ponte aérea para trazer os cidadãos que pretendam voltar para casa.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …