Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Christian Bruna / EPA

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua vontade.

A mulher de 70 anos foi acusada de ter mantido o filho confinado em seu apartamento em um subúrbio de Estocolmo, capital da Suécia, por até três décadas.

Ela negou as alegações de cárcere privado e lesões corporais graves depois que o filho, agora com cerca de 40 anos, foi encontrado ferido e vivendo em condições miseráveis. A mulher foi liberada da custódia.

Não encontramos nenhuma indicação de que ele tenha sido preso, amarrado ou fisicamente impedido de deixar a residência. Não há indícios de que existiam cômodos trancados”, disse a promotora Emma Olsson à agência de notícias AFP.

“O próprio homem confirmou que cabia a ele decidir se queria deixar o apartamento”, disse.

“Ele é um adulto e poderia sair se quisesse”, acrescentou a promotora, observando que testemunhas também o viram na rua e na vizinhança de vez em quando.

Olsson afirmou a repórteres que os ferimentos do homem não podem ser atribuídos à violência.

Como o caso se desenrolou?

Reportagens publicadas nos últimos dias disseram que a irmã do homem havia visitado ao apartamento no domingo, 29 de novembro, depois de saber que sua mãe estava no hospital.

Ela disse à emissora sueca SVT que se mudou do local quando era adolescente e não viu mais o irmão desde então.

Segundo seu relato, na infância e adolescência ela tentou em vão alertar sobre o bem-estar de seu irmão, que foi retirado da escola quando tinha 11 ou 12 anos.

Ao visitar seu antigo lar e abrir a porta destrancada, ela relata ter encontrado o apartamento no escuro e cheirando a urina, decomposição, sujeira e poeira.

Ela não ouviu resposta alguma quando gritou “olá”. Ao entrar nos cômodos, teve que abrir caminho através da bagunça.

Ao ouvir um som da cozinha, ela viu um homem sentado em um canto escuro, iluminado por uma lâmpada da rua. Feridas cobriram suas pernas até os joelhos. Era seu irmão.

Quando a viu, ele se levantou e sussurrou seu nome repetidamente. O homem havia perdido quase todos os dentes e sua voz estava arrastada, disse ela.

De alguma forma, ele a reconheceu e não aparentava medo.

Quando o homem foi levado ao hospital, os médicos alertaram a polícia e a mãe foi detida.

A promotora Olsson disse à AFP que os assistentes sociais agora estão investigando o caso, incluindo os relatos de que ele foi retirado da escola antes da formatura e isolado em casa.

“Pode-se questionar as atitudes da mãe, mas agora cabe aos serviços sociais verificar isso”, disse ela.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …