Maior análise de DNA já feita resolve crime com 20 anos na Holanda

(dr) Netherlands Police

Nicky Verstappen, o holandês de 11 anos assassinado em 1998

20 anos depois, a polícia holandesa conseguiu resolver o assassinato de Nicky Verstappen, um menino de 11 anos encontrado morto em um acampamento de verão.

Segundo a BBC, Nicky Verstappen, na época com 11 anos, foi assassinado em um acampamento de verão, em agosto de 1998, depois de ter desaparecido da tenda onde dormia. O corpo do menino foi descoberto na floresta, no dia seguinte+.

Agora, a polícia holandesa, que realizou a maior investigação de DNA da história, conseguiu chegar ao principal suspeito. Jos Brech foi preso na Espanha e já foi aberto o processo de extradição para que seja julgado no país.

“Jos B, 55 anos, suspeito da morte de Nicky Verstappen, foi detido na Espanha na tarde deste domingo (26). Foi levado sob custódia e será entregue à Holanda”, lê-se em comunicado da polícia de Limburg, província no sul do país onde o rapaz desapareceu.

A única prova que podia levar a polícia ao assassino era uma peça de roupa com DNA do culpado. A resolução do caso só foi possível porque mais de 14 mil homens deram, de forma voluntária, uma amostra do seu para investigar se teriam ligações ao crime.

Embora nenhum tenha sido considerado suspeito, isso permitiu às autoridades perceber se um desses homens tinha relação de parentesco com o autor do crime, restringindo o leque de suspeitos.

Brech não participou na recolha das amostras de DNA e foi dado como desaparecido pela família no início do ano, na sequência do apelo da polícia para que as pessoas participassem no maior teste de DNA já feito no país.

O suspeito, que passou na cena do crime alguns dias depois e chegou a ser interrogado pela polícia (na época foi encarado como um mero acaso), era conhecido por ser especialista em permanecer em áreas selvagens durante longos períodos de tempo.

Depois do desaparecimento, a polícia examinou a casa do homem de 55 anos e descobriu que seu DNA correspondia em 100% à amostra encontrada no cadáver. Foi então lançada, na semana passada, uma caça ao homem a nível europeu, com a divulgação de fotografias de Brech.

As autoridades espanholas foram alertadas por um holandês de 48 anos, que disse ter avistado e reconhecido o suspeito em Castelltercol, município a uma hora de carro de Barcelona.

Morava em uma tenda na floresta, perto de uma casa que várias pessoas visitam há anos. É uma espécie de comuna onde eu também morei durante muito tempo”, disse o homem ao jornal Telegraaf, citado pela BBC.

Quando regressar ao país de origem, Brech já tem um advogado que se mostrou disponível para a sua defesa, dizendo que haveria DNA de outras pessoas no corpo de Nicky.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Pela primeira vez, NASA detecta explosão magnética no lado escuro da Terra

A Missão Multiescala Magnetosférica (MMS), projeto espacial composto por quatro satélites lançados pela NASA em 2015, detectou uma explosão magnética no lado noturno da Terra nunca vista antes. De acordo com o artigo publicado este mês …

Ferimentos diurnos cicatrizam mais rápido que os noturnos

Segundo uma pesquisa recente, ferimentos causados durante o dia cicatrizam mais rápido do que aqueles que foram causados durante a noite. Essa conclusão é explicada pela influência do nosso relógio biológico sobre as células humanas. Tendemos …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Brasileira cria esmalte em dose única para variar cores sem desperdício

Uma empreendedora mineira de Juiz de Fora criou o esmalte em dose única, o sonho de mulheres que gostam de variar as cores, com higiene, sem desperdício e sem acumular vários vidrinhos em casa. Gláucia Mangia, …

Escritora de romance erótico gay é condenada a mais de 10 anos de prisão na China

Uma escritora chinesa foi condenada a dez anos e meio de cadeia pela publicação de um romance erótico com protagonistas homossexuais. A sentença chocou e indignou país. A escritora de apelido Liu, mas mais conhecida como …

Juiz proíbe Trump de recusar asilo a imigrantes

Um juiz federal proibiu temporariamente a Administração Trump de recusar asilo a imigrantes que cruzem ilegalmente a fronteira no sul dos Estados Unidos. Um juiz federal proibiu temporariamente a Administração norte-americana liderada por Donald Trump de …

Mudanças climáticas podem ter feito a civilização mais antiga da Terra desaparecer

Pesquisadores da Instituição Oceanográfica Woods Hole sugeriram que a antiga civilização do Vale do Indo, que se desenvolveu entre 3.300 e 1.300 anos a.C, desapareceu devido à migração causada pelas mudanças climáticas. A civilização, também conhecida …

A galáxia mais brilhante do Universo é “canibal”

A galáxia mais brilhante já descoberta no Universo, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas, mas três das suas galáxias satélite, o que pode explicar sua forte luminosidade. De acordo com um novo artigo, …

Brasileiro Carlos Ghosn, presidente do grupo Renault-Nissan, é preso no Japão

O presidente do conselho de administração da Nissan Motor Co, o franco-brasileiro Carlos Ghosn, foi detido nesta segunda-feira em Tóquio em uma investigação das autoridades do Japão por supostas irregularidades em suas finanças pessoais, informou …