Maior análise de DNA já feita resolve crime com 20 anos na Holanda

(dr) Netherlands Police

Nicky Verstappen, o holandês de 11 anos assassinado em 1998

20 anos depois, a polícia holandesa conseguiu resolver o assassinato de Nicky Verstappen, um menino de 11 anos encontrado morto em um acampamento de verão.

Segundo a BBC, Nicky Verstappen, na época com 11 anos, foi assassinado em um acampamento de verão, em agosto de 1998, depois de ter desaparecido da tenda onde dormia. O corpo do menino foi descoberto na floresta, no dia seguinte+.

Agora, a polícia holandesa, que realizou a maior investigação de DNA da história, conseguiu chegar ao principal suspeito. Jos Brech foi preso na Espanha e já foi aberto o processo de extradição para que seja julgado no país.

“Jos B, 55 anos, suspeito da morte de Nicky Verstappen, foi detido na Espanha na tarde deste domingo (26). Foi levado sob custódia e será entregue à Holanda”, lê-se em comunicado da polícia de Limburg, província no sul do país onde o rapaz desapareceu.

A única prova que podia levar a polícia ao assassino era uma peça de roupa com DNA do culpado. A resolução do caso só foi possível porque mais de 14 mil homens deram, de forma voluntária, uma amostra do seu para investigar se teriam ligações ao crime.

Embora nenhum tenha sido considerado suspeito, isso permitiu às autoridades perceber se um desses homens tinha relação de parentesco com o autor do crime, restringindo o leque de suspeitos.

Brech não participou na recolha das amostras de DNA e foi dado como desaparecido pela família no início do ano, na sequência do apelo da polícia para que as pessoas participassem no maior teste de DNA já feito no país.

O suspeito, que passou na cena do crime alguns dias depois e chegou a ser interrogado pela polícia (na época foi encarado como um mero acaso), era conhecido por ser especialista em permanecer em áreas selvagens durante longos períodos de tempo.

Depois do desaparecimento, a polícia examinou a casa do homem de 55 anos e descobriu que seu DNA correspondia em 100% à amostra encontrada no cadáver. Foi então lançada, na semana passada, uma caça ao homem a nível europeu, com a divulgação de fotografias de Brech.

As autoridades espanholas foram alertadas por um holandês de 48 anos, que disse ter avistado e reconhecido o suspeito em Castelltercol, município a uma hora de carro de Barcelona.

Morava em uma tenda na floresta, perto de uma casa que várias pessoas visitam há anos. É uma espécie de comuna onde eu também morei durante muito tempo”, disse o homem ao jornal Telegraaf, citado pela BBC.

Quando regressar ao país de origem, Brech já tem um advogado que se mostrou disponível para a sua defesa, dizendo que haveria DNA de outras pessoas no corpo de Nicky.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …

Companhia austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou nesta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). A inovadora tecnologia, batizada de ReOil, …

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontrou uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …