No mundo atual, não surpreende que os nomes de maior destaque no street art são homens. No entanto, mesmo que existam mulheres tão ou mais talentosas que os artistas masculinos neste segmento da arte, elas não possuem tantas chances de mostrar seu trabalho. Quem dirá reconhecimento.
Mas eis que já passou da hora de mudar esta realidade e o ponto de partida foi bem aqui em território nacional. A artista Luna Buschinelli é responsável pelo maior grafite do mundo produzido por uma mulher.
A obra, um enorme painel intitulado “Contos”, foi feita no prédio da Escola Municipal Rivadávia Corrêa na Avenida Presidente Vargas entre a Igreja da Candelária e a Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
A artista, de apenas 19 anos, trabalhou das 8 às 18h por cerca de 1 mês para pintar os cerca de 2.500m² do complexo escolar. Luna foi convidada pelo produtor Pagu, responsável, ao lado de Andrea Franco, pelos murais do Boulevard Olímpico — entre eles, o de Kobra, reconhecido pelo Guinness como o maior grafite do mundo.
O trabalho faz parte do projeto Rio Big Walls da Secretaria Municipal de Cultura que pretende valorizar espaços por meio da arte urbana. O grafite foi inaugurado no último dia 16 de junho e vai apresentado ao Guinness Book.
Ciberia // Hypeness