O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (17) ao Congresso sua intenção de negociar acordos comerciais com a União Europeia (UE), o Reino Unido e o Japão, informou o Departamento de Comércio.
“Sob a liderança do presidente Trump, continuaremos a expandir o comércio e o investimento dos Estados Unidos da América através da negociação de acordos comerciais com o Japão, a União Europeia e o Reino Unido”, disse o diretor de Comércio Exterior norte-americano, Robert Lighthizer, citado em comunicado.
Desde que assumiu o cargo, Donald Trump tem insistido na sua intenção de negociar acordos bilaterais em vez de integrar importantes tratados multilaterais.
A decisão do presidente dos Estados Unidos levou Washington a abandonar o Acordo de Associação Transpacífico em 2017, que foi negociado pela administração de Obama e era considerado estratégico para aprofundar as relações com a região do sudeste asiático.
O Acordo de Associação Transpacífico, cuja negociação durou mais de seis anos, foi assinado no início de 2016 pela Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Estados Unidos, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.
Ciberia // ZAP