May perde maioria e chega a acordo com unionistas irlandeses para propor Governo à rainha

Stefan Wermuth / Reuters

A primeira-ministra britânica Theresa May

A primeira-ministra britânica Theresa May

A líder do Partido Conservador britânico se deslocará ao Palácio de Buckingham para pedir autorização à rainha para formar Governo, mesmo sem ter maioria absoluta, segundo fonte do gabinete.

Declarados 649 dos 650 lugares na Câmara dos Comuns, o Partido Conservador britânico elegeu 318 lugares, oito a menos do que os necessários para atingir uma maioria absoluta e menos 12 do que antes das eleições.

O Partido Trabalhista adicionou 29 aos que possuía, somando 261 deputados.

O Partido Nacionalista Escocês conquistou 35 lugares, os Liberais Democratas 12 (+4), o Partido Democrático Unionista [Irlanda do Norte] 10 (+2), o Sinn Féin sete (+3), os nacionalistas galeses do Plaid Cymru quatro (+1), os Verdes um e foi eleito um independente na Irlanda do Norte.

Segundo a imprensa britânica, Theresa May teria chegado a um acordo com os Unionistas Democráticos irlandeses (DUP) e deverá apresentar uma proposta de Governo à rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham.

A líder do DUP, Arlene Foster, prometeu durante a noite “fazer o que for o melhor interesse da Irlanda do Norte”, e disse que esta é uma “oportunidade para [o partido] se fazer notar ainda mais em Westminster”.

“Tínhamos muita influência no passado e vamos ter outra vez no futuro”, afirmou, embora tenha se recusado a divulgar que tipo de exigências faria para aceitar um acordo ou coligação.

O DUP é o principal partido político na Irlanda do Norte, sendo conhecidos por defenderem a permanência no Reino Unido e terem feito campanha a favor do Brexit.

Corbyn sugere a May que se demita

Ontem à noite, a primeira-ministra afirmou que quer se manter em funções para garantir “um período de estabilidade”. “Se, como as projeções mostram e se forem corretas, o partido Conservador ganhou mais lugares e mais votos, então cabe a nós garantir que temos esse período de estabilidade e é exatamente isso que vamos fazer”, disse.

Por sua vez, o líder do partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, convidou a governante a dar lugar a um governo do ‘Labour’ [Trabalho, em português].

“Se há uma mensagem do resultado desta noite é o seguinte: a primeira-ministra convocou a eleição porque queria um mandato. Mas o mandato que tem é perda de assentos, é perda de votos, é perda de apoio e perda de confiança. Penso que é suficiente para que vá embora e dê lugar a um governo que seja representativo das pessoas deste país”, afirmou.

“A política mudou e não vai voltar para a caixa onde estava. As pessoas disseram que estão cansadas da austeridade, dos cortes nos serviços públicos. Estou muito orgulhoso do que o meu partido fez e do meu programa ‘para muitos, não para poucos’”, disse ainda.

Reações à derrota de May

“May, que esperava uma situação mais confortável, perdeu a aposta e se encontra em uma situação que não é simples, até porque, hoje de manhã, não conhecemos a configuração do governo”, disse o comissário europeu Pierre Moscovici à estação de rádio France 1.

“Espero que os britânicos estejam em condições de formar um Governo estável, o mais depressa possível. Não penso que as coisas tenham ficado mais fáceis, mas estamos prontos”, disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

“Façam o melhor para evitar ‘um não negócio’, em resultado de ‘uma não negociação’”, apelou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, no Twitter.

O comissário europeu Günther Oettinger advertiu que, diante de um Governo britânico “fraco”, as negociações sobre o Brexit arriscam ter maus resultados para ambas as partes.

Precisamos de um Governo que possa agir, que possa negociar a saída do Reino Unido. Com um fraco parceiro de negociação, há o perigo de as negociações terem maus resultados para ambas as partes”, afirmou em entrevista à rádio alemã Deutschlandfunk.

As urnas abriram às 7h horas desta quinta-feira (8) e encerraram às 22h em 650 circunscrições eleitorais, com cada uma elegendo um deputado. Um total de 46,9 milhões de eleitores estavam recenseados este ano, cerca de um milhão a mais do que em 2015.

O sistema eleitoral usado nas eleições legislativas britânicas é de maioria simples [first past the post], o que quer dizer que vence aquele que tiver o maior número de votos. O Governo é formado pelo partido com maior número de deputados na Câmara dos Comuns e o primeiro-ministro é o respetivo líder do partido.

Ao todo, concorreram 3.303 candidatos em 650 círculos uninominais, distribuídos por Inglaterra (533), Escócia (59), Irlanda do Norte (18) e País de Gales (40).

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …