‘Me beije, sou brasileira’: marca é acusada de sexualizar mulheres brasileiras em novo esmalte

Um abaixo assinado está sendo movido contra a empresa OPI. A marca de cosmética mantém um esmalte chamado ‘Me beije, sou brasileira’. A coleção contra com outras referências bizarras a sexualidade associada ao Brasil e reforça o estereótipo machista que objetifica a mulher brasileira.

A petição movida no Change.org pede a mudança do nome de diversos esmaltes da marca estadunidense que sexualizam a mulher brasileira. O esmalte, que está a vende desde 2014, reforça uma cultura que dificulta a vida das mulheres imigrantes que vão do nosso país para o exterior.

“É inaceitável que em 2020 uma marca de proporções internacionais como a OPI ainda reforce os estereótipos errados que existem sob as mulheres brasileiras. Essa é uma ideia que nós, mulheres brasileiras, estamos lutando contra há muito tempo, e não podemos deixar vocês fortalecerem o lado errado. Por favor, sejam decentes e arrumem outro nome para essa coleção”, afirma o abaixo-assinado.

A petição que já alcançou pouco mais de 9 mil assinaturas busca pressionar a marca. “Existem ainda outros nomes horrorosos nessa coleção, como ‘Praia de Topless’ e ‘Próxima parada… zona do biquini’. Isso não é aceitável. Vamos continuar lutando. Espalhem a palavra”, afirma a petição.

A hiperssexualização da mulher brasileira é bastante comum no exterior. A ideia de que o Brasil é um grande Carnaval faz com que nossas mulheres sejam vítimas do machismo no exterior.

Em Portugal, a situação é ainda mais complexa. No artigo ‘O corpo das mulheres brasileiras e o seu estereótipo no universo fitness em Portugal’ de Caio Bradbury Novaes e Célia Regina Rossi, os pesquisadores abordam a erotização das mulheres brasileiras na Europa.

“A mulher brasileira, não só em Portugal mas em muitos países é uma mulher, desculpe dizer, mas é vista como uma mulher vagabunda, uma mulher que não se dá o valor, e aí não é culpa dela, mas acho que os atributos físicos contribuem, porque a brasileira tem um corpo cheio de curvas, a brasileira chega aqui na Europa, as mulheres não têm tantas curvas. E aí chega a brasileira com um corpo de violão, e soma este jeito extrovertido de falar, e isso é facilmente confundido com essa mulher desfrutável”, afirma uma mulher ao estudo.

A youtuber portuguesa Yolanda Tati fez um vídeo explicando como mulheres portuguesas reproduzem esse estereótipo a partir da imitação do sotaque brasileiro. É importante quebrar esse ideia maligna que atrapalha o projeto:

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …