Médico holandês usa o próprio esperma para inseminar dezenas de mulheres

Jan Karbaat, um médico que morreu em abril, com 89 anos, inseminou em segredo durante décadas dezenas de mulheres que passaram pela sua clínica de fertilidade na Holanda.

Em vez de usar o esperma de doadores anônimos que as clientes tinham selecionado por catálogo, Karbaat usava o seu próprio material genético. Os testes de DNA realizados com a ajuda de um dos seus filhos legítimos demonstraram que o médico é “quase com certeza” o pai de 18 jovens concebidos na clínica.

Um tribunal holandês deverá decidir na próxima semana se as amostras genéticas do falecido podem ser utilizadas para verificar se outras 25 inseminações realizadas no local têm o seu esperma.

A clínica de Jan Karbaat foi fechada em 2009, devido a falhas graves nos registros das pacientes e dos dadores, após a denúncia de uma mulher que acabou por levantar suspeitas e deu origem a uma inspeção. As duas filhas da mulher teriam realizado exames genéticos que revelaram que eram meias-irmãs e não irmãs.

Segundo o El País, a semelhança de algumas crianças com o médico é impressionante. Joey Hoofdman, um homem de 30 anos, não podia ser mais diferente de seu pai legal, moreno e de rosto menos anguloso.

As semelhanças entre Joey Hoofdman e Karbaat são evidentes

As semelhanças entre Joey Hoofdman e Karbaat são evidentes

Hoofdman esperou até a morte da mãe para investigar seu passado, e chegou à clínica de fertilidade Bijdorp. A primeira vez que viu uma fotografia de juventude do médico Jan Karbaat quase “caiu para trás” ao observar as semelhanças inegáveis.

Estima-se que tenham sido concebidas cerca de dez mil crianças na clínica, situada em Barendrecht, perto de Roterdã, entre 1980 e 2009.

Para além disso, a clínica era uma das maiores na Holanda e, de acordo com a Fundação Filhos de Doadores, o estabelecimento fornecia esperma para outros centros do ramo no país – portanto, podem existir descendentes de Jan Karbaat por toda a Holanda.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superterra gelada vizinha do nosso planeta pode abrigar vida primitiva

Edward Guinan e Scott Engle, cientistas da Universidade de Villanova, no estado norte-americano da Pensilvânia, anunciaram que pode existir vida primitiva em GJ 699b, a Superterra gelada que orbita a estrela de Barnard, localizada a apenas …

China faz história: pela primeira vez, nasce uma semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa conseguiu fazer brotar uma semente de algodão na Lua, informou nesta terça-feira (15) a imprensa estatal, em um feito inédito, alcançado pelo Chang'e 4, a primeira sonda a pousar no lado …

Submarinos russos serão equipados com “torpedos do Juízo Final”

Os submarinos das frotas do Norte e do Pacífico da Marinha russa deverão brevemente contar com 32 drones nucleares Poseidon, conhecidos como “torpedos do Juízo Final”, capazes de destruir completamente cidades costeiras. Segundo revela o portal Russkoe …

Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo (fora do campus)

A aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento, mas o gesto, que não aconteceu no interior do campus, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade. A universidade egípcia de Al …

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …