Ambiente pode estar alterando o nosso QI

As taxas alcançadas em testes de QI estão diminuindo há décadas, mas a genética não é a única culpada. Segundo um estudo recente, os verdadeiros culpados são o ambiente e a sociedade.

Segundo o estudo, publicado na Translational Psychiatry, o ambiente pode modificar a expressão de um gene-chave no cérebro, afetando assim a inteligência humana.

A descoberta recente pode não ser uma surpresa se tivermos em conta que são vários os genes que influenciam nosso QI. Além disso, experiências estressantes podem bloquear e liberar genes no nosso cérebro. Ainda assim, ter provas concretas dessa ligação irá, certamente, lançar o debate sobre o que significa ser “inteligente”.

Uma equipe de cientistas analisou as características de vários genes entre um grupo de adolescentes saudáveis e compararam os resultados com as pontuações de QI e vários traços neurológicos.

Dessa forma, os cientistas descobriram uma forte relação entre as modificações epigenéticas de um gene em particular e o QI geral, sugerindo que nossas experiências influenciam em um nível básico.

A epigenética se tornou uma grande novidade nos últimos anos, dado que permite explorar a ligação entre as funções genéticas e as mudanças ambientais.

Em momentos de estresse elevado, como uma ameaça persistente de violência, por exemplo, ocorrem mudanças fisiológicas no nosso organismo que podem ajustar os genes adicionando ou removendo um grupo químico.

Por sua vez, as mudanças podem influenciar uma série de características que podem ter efeitos colaterais drásticos, alterando o curso de tudo.

Assim, a equipe descobriu que, quando um gene chamado DRD2 tinha um bloqueio epigenético, as taxas de QI diminuíam.

O gene é geralmente responsável por construir parte de um receptor para o neurotransmissor dopamina. Herdar uma versão mutante pode ser uma má notícia, levando a vários distúrbios neurológicos e musculares. Mas, se modificada em pontos isolados do cérebro, como o estriado, pode ter efeitos menos profundos.

Os cientistas descobriram ainda que o tecido nessa área do cérebro de indivíduos com DRD2 modificado não era tão denso quanto nas pessoas sem esse ajuste epigenético.

No entanto, apesar de as mudanças estarem presentes, é impossível afirmar com certeza o que as causou, isto é, o quanto se deve às mudanças neurológicas e o quanto se deve às mudanças epigenéticas.

A equipe refere que é um exagero dizer que qualquer mudança epigenética única nos leva a uma vida de riqueza, doença ou – nesse caso – superioridade intelectual, mas a verdade é que pode ter influência.

Ao contrário de outras influências ambientais, as mudanças epigenéticas nos tecidos direitos podem, hipoteticamente, ser transmitidas para gerações futuras.

A atividade genética induzida pelo ambiente se junta agora às fileiras de outros fatores conhecidos por influenciar o desempenho do teste de QI, como a pobreza e a constituição genética”, diz o primeiro autor do estudo, Jakob Kaminski.

“Nesse estudo, podemos observar de que forma as diferenças individuais nos resultados dos testes de QI estão ligadas a mudanças epigenéticas e diferenças na atividade cerebral que estão sob influências ambientais”, conclui o pesquisador.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …