Ambiente pode estar alterando o nosso QI

As taxas alcançadas em testes de QI estão diminuindo há décadas, mas a genética não é a única culpada. Segundo um estudo recente, os verdadeiros culpados são o ambiente e a sociedade.

Segundo o estudo, publicado na Translational Psychiatry, o ambiente pode modificar a expressão de um gene-chave no cérebro, afetando assim a inteligência humana.

A descoberta recente pode não ser uma surpresa se tivermos em conta que são vários os genes que influenciam nosso QI. Além disso, experiências estressantes podem bloquear e liberar genes no nosso cérebro. Ainda assim, ter provas concretas dessa ligação irá, certamente, lançar o debate sobre o que significa ser “inteligente”.

Uma equipe de cientistas analisou as características de vários genes entre um grupo de adolescentes saudáveis e compararam os resultados com as pontuações de QI e vários traços neurológicos.

Dessa forma, os cientistas descobriram uma forte relação entre as modificações epigenéticas de um gene em particular e o QI geral, sugerindo que nossas experiências influenciam em um nível básico.

A epigenética se tornou uma grande novidade nos últimos anos, dado que permite explorar a ligação entre as funções genéticas e as mudanças ambientais.

Em momentos de estresse elevado, como uma ameaça persistente de violência, por exemplo, ocorrem mudanças fisiológicas no nosso organismo que podem ajustar os genes adicionando ou removendo um grupo químico.

Por sua vez, as mudanças podem influenciar uma série de características que podem ter efeitos colaterais drásticos, alterando o curso de tudo.

Assim, a equipe descobriu que, quando um gene chamado DRD2 tinha um bloqueio epigenético, as taxas de QI diminuíam.

O gene é geralmente responsável por construir parte de um receptor para o neurotransmissor dopamina. Herdar uma versão mutante pode ser uma má notícia, levando a vários distúrbios neurológicos e musculares. Mas, se modificada em pontos isolados do cérebro, como o estriado, pode ter efeitos menos profundos.

Os cientistas descobriram ainda que o tecido nessa área do cérebro de indivíduos com DRD2 modificado não era tão denso quanto nas pessoas sem esse ajuste epigenético.

No entanto, apesar de as mudanças estarem presentes, é impossível afirmar com certeza o que as causou, isto é, o quanto se deve às mudanças neurológicas e o quanto se deve às mudanças epigenéticas.

A equipe refere que é um exagero dizer que qualquer mudança epigenética única nos leva a uma vida de riqueza, doença ou – nesse caso – superioridade intelectual, mas a verdade é que pode ter influência.

Ao contrário de outras influências ambientais, as mudanças epigenéticas nos tecidos direitos podem, hipoteticamente, ser transmitidas para gerações futuras.

A atividade genética induzida pelo ambiente se junta agora às fileiras de outros fatores conhecidos por influenciar o desempenho do teste de QI, como a pobreza e a constituição genética”, diz o primeiro autor do estudo, Jakob Kaminski.

“Nesse estudo, podemos observar de que forma as diferenças individuais nos resultados dos testes de QI estão ligadas a mudanças epigenéticas e diferenças na atividade cerebral que estão sob influências ambientais”, conclui o pesquisador.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …