Comer mais gordura é mais prejudicial para os homens do que para as mulheres

As gorduras são essenciais em nossa dieta e especialistas recomendam que elas respondam por 20% a 30% das calorias que consumimos diariamente.

Mesmo assim, é de conhecimento geral que comer muita gordura pode ser prejudicial para a saúde. Mas você sabia que o impacto em seu corpo vai depender se você for homem ou mulher? Essa é a conclusão de um estudo recente que acompanhou vários indivíduos de ambos os sexos.

Durante uma semana, os participantes consumiram em excesso alimentos com alto nível de gordura tipo Omega-6, como salsichas e salgados. Os pesquisadores também analisaram como a ingestão afetou a capacidade deles de controlar o nível de açúcar no sangue.

A médica Zoe Williams decidiu se submeter ao experimento para a BBC. Ela pediu ao responsável pelo estudo, Matt Cocks, da Universidade Moores em Liverpool, no Reino Unido, que não só repetisse os testes com ela, como participasse deles.

Antes de começar, foram medidos os níveis de gordura e de açúcar no sangue dos dois. Zoe e Cocks também precisaram carregar monitores portáteis de glicose, para registrar a evolução do nível de açúcar no sangue durante a semana em que a pesquisa foi realizada.

Além disso, eles tiveram de comer 50% a mais de gordura do que o normal, da seguinte forma:

  • Café da manhã: três ovos, 30 gramas de queijo cheddar, 60 gramas de linguiça, 10 gramas de manteiga.
  • Almoço: 10 gramas de manteiga, uma rosca de queijo com cebola, um salgadinho à base de porco e dois pedaços de queijo.
  • Jantar: 150 gramas de bacon de porco, 30 gramas de queijo cheddar, 60 gramas de salada de repolho e três pastéis fritos de batata.
  • Ceia: uma lata de Coca Cola e 30 gramas de nozes

Açúcar no sangue

Além da variação de peso, os monitores de glicose mostravam se a dieta estava afetando a capacidade de ambos para eliminar açúcar do sangue.

Para Zoe, não houve qualquer problema. Mas para Matt a capacidade para eliminar o açúcar piorou em 50%.

O resultado do estudo conduzido pelo especialista com outros participantes havia sido semelhante, e, em média, a capacidade para metabolizar o açúcar nos homens que se submeteram à dieta rica em gordura piorou 14%.

(dr) BBC

Matt Cocks (esq) teve mais dificuldade para controlar nível de sangue no corpo após dieta rica em gordura do que Zoe Williams (dir)

Matt Cocks (esq) teve mais dificuldade para controlar nível de açúcar no corpo após dieta rica em gordura do que Zoe Williams (dir)

“Um dos primeiros passos rumo à diabetes tipo 2 é a deterioração do controle da glicose”, explica o médico após o experimento.

“No meu caso, piorou seriamente a capacidade para controlar o nível de açúcar e, se eu tivesse continuado assim por um tempo prolongado, provavelmente teria desenvolvido diabetes tipo 2″, reconhece Matt.

O experimento ajuda a entender por que esse tipo de diabetes afeta mais homens do que mulheres. A dieta submetida por Zoe e por Cocks foi extrema, mas as mesmas consequências – embora em menor grau – podem ser sentidas por pessoas que consomem muita gordura regularmente, sobretudo homens.

Diante disso, o que devemos fazer?

A melhor recomendação é ter uma dieta balanceada, aliada, se possível, à prática de exercícios físicos. “Se você come e depois faz exercício, vai começar a queimar o que ingeriu”, explica Cocks.

“Dessa forma, se seu almoço for rico em açúcares e gorduras, você pode contrabalancear seus efeitos negativos com uma leve caminhada depois”, completa.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …