Menino francês se mata após castigo por usar o celular na escola

Um menino de 11 anos se suicidou na cidade de Beausoleil, perto do Mônaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o celular em sala de aula.

A criança, que frequentava o quinto ano, falou com dois amigos sobre a sua intenção, antes de se jogar de uma ponte. A tragédia aconteceu na semana passada, mas só foi revelada no sábado pela imprensa local.

O procurador de Nice, Jean-Michel Prêtre, confirmou a existência de uma investigação, segundo divulgou a rádio France Bleu Azur. A criança estudava no colégio público de Bellevue, perto do Mônaco.

“O menino, como era costume, estava a caminho do ponto de ônibus com dois amigos, na volta para casa, quando anunciou aos companheiros que queria se matar”, informou o procurador, segundo o qual as crianças da escola começaram a falar do caso. Algumas teriam mesmo sido “mais ou menos testemunhas” do drama, diz Prêtre.

“Tudo parece ter tido origem no pânico que a criança sentiu após as advertências de um professor, por ter usado o celular na sala de aula e por ter sido castigado por isso”, acrescentou Prêtre.

Os dois colegas do estudante, que pegaram o ônibus, viram que o amigo continuou a andar, e avisaram seus próprios pais, que ligaram para os pais do menino. Mas os pais do estudante chegaram ao local e encontraram o corpo do filho já sem vida, debaixo de uma ponte.

A criança teria sido castigada com mais duas horas de exercícios na escola, um tipo de punição relativamente frequente nas escolas francesas. Mas a questão da punição é controversa.

Quando desrespeitam o regulamento escolar, alguns professores preferem mandar as crianças castigadas fazer uma pesquisa na biblioteca ou simplesmente deixá-las de castigo na sala dos professores. O regulamento é lido e discutido com as crianças no início do ano letivo.

No dia 3 de agosto, entrou em vigor na França o novo artigo do código de educação que proíbe o uso de celulares nas salas de aula do ensino obrigatório, uma proibição que afeta diretamente cerca de 10 milhões de estudantes. A medida era uma promessa de campanha do presidente Emmanuel Macron.

Cada escola tem liberdade de regulamentar a aplicação das novas normas e possíveis punições. Se algumas escolas, mesmo antes das novas regras, já impediam o uso dos equipamentos, outras se negam a dizer adeus aos celulares, que são tolerados nos momentos de recreio.

Beausoleuil é uma vila com 4.884 habitantes, a 25 quilômetros da fronteira com a Itália. O prefeito da cidade, Gérard Spinelli, adiantou que uma equipe de psicólogos do Ministério da Educação francês esteve na escola na semana passada para prestar assistência aos alunos do estabelecimento de ensino.

Ciberia // RFI / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …