Meteorito primitivo aproxima cientistas da compreensão da evolução do Sistema Solar

Uma equipe de astrônomos da Universidade de Waseda, da Universidade de Estudos Avançados (ambas do Japão), da Universidade do Havaí em Manoa, da Universidade de Harvard e do Instituto Nacional de Pesquisa Polar descobriu o quartzo mineral de sílica (SiO2) em um meteorito primitivo.

Com a descoberta, a equipe é a primeira do mundo a apresentar evidências diretas de condensação de sílica dentro do disco protoplanetário solar e a se aproximar da compreensão da formação e evolução solar.

Embora observações espectroscópicas anteriores no infravermelho tenham sugerido a existência de sílica em estrelas T-Tauri recém-formadas, bem como em estrelas do ramo gigante AGB na sua última fase de vida, nenhuma evidência de condensação gás-sólido de sílica tinha sido encontrada em meteoritos primitivos dos primeiros estágios do Sistema Solar.

Neste estudo, publicado no início do mês de julho nos Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas analisaram o meteorito primitivo Yamato-793261 (Y-793261), um condrito carbonáceo recolhido de um campo de gelo perto das Montanhas Yamato durante a 20ª Expedição de Pesquisa Antártica Japonesa, em 1979.

“O grau de cristalinidade da matéria orgânica em Y-793261 mostra que ele não sofreu metamorfismo termal”, explica Timothy Jay Fasgan, professor de geoquímica na Universidade de Waseda. “Isso confirma que Y-793261 preserva minerais e texturas da sua origem nebular, fornecendo registros do Sistema Solar primitivo.”

Um componente importante dos condritos inclui inclusões refratárias, que se formaram a altas temperaturas e são os mais antigos sólidos datados do Sistema Solar. As inclusões refratárias podem ser subdivididas em inclusões ricas em cálcio e alumínio (ICAs) e agregados de olivina ameboide (AOAs).

A equipe encontrou um AOA em Y-793261 contendo minerais AOA típicos e minerais ultrarrefratários (temperatura muito alta) contendo escândio e zircônio, juntamente com o quartzo (que se forma a uma temperatura comparativamente mais baixa).

“A variedade de minerais implica que o AOA se condensou a partir do gás nebular para sólido em uma ampla faixa de temperaturas entre aproximadamente 1500-900ºC,” comenta o professor Fagan. “Esse agregado é o primeiro do tipo a ser encontrado no Sistema Solar.”

A equipe também descobriu que o quartzo no AOA tem uma composição isotópica de oxigênio parecida com a do Sol. A composição isotópica é típica das inclusões refratárias em geral, o que indica que as inclusões refratárias se formaram relativamente perto do protossol (aproximadamente 0,1 UA, ou um décimo da distância entre a Terra e o Sol).

O fato de que o quartzo no meteorito Y-793261 compartilha essa composição isotópica indica que o quartzo se formou no mesmo ambiente da nebulosa solar.

No entanto, a condensação de sílica a partir do gás da nebulosa solar é hipoteticamente impossível caso os minerais e o gás tenham permanecido em equilíbrio durante a condensação.

O achado serve como evidências de que o AOA se formou a partir de um gás que esfriava depressa. Dado que os minerais pobres em sílica se condensaram do gás, este mudou de composição, tornando-se mais rico em sílica, até que o quartzo se tornou estável e cristalizado.

O professor Fagan diz que a origem de Y-793261 é provavelmente um objeto astronômico perto de 162173 Ryugu (mais conhecido apenas como Ryugu), um asteroide com o nome do palácio de um dragão em um antigo conto popular japonês.

Atualmente sendo analisado pela sonda robótica japonesa Hayabusa 2, Ryugu pode compartilhar as mesmas propriedades que Y-793261 e potencialmente fornecer mais registros sobre o Sistema Solar inicial. “Combinando estudos em andamento sobre meteoritos com novos resultados de Ryugu, esperamos entender melhor os eventos termais durante os estágios iniciais do Sistema Solar”.

Ciberia // CCVAlg / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …