Há um sistema solar semelhante ao nosso a apenas 10 anos-luz da Terra

NASA / SOFIA / Lynette Cook

Ilustração dos detritos em torno da estrela Epsilon Eridani

Ilustração dos detritos em torno da estrela Epsilon Eridani

O Observatório Estratosférico da NASA para Astronomia Infravermelha (SOFIA), concluiu recentemente um estudo detalhado de um sistema planetário próximo que é notavelmente semelhante ao nosso sistema solar.

Localizado no hemisfério sul da constelação Eridanus, a “apenas” 10,5 anos-luz de distância da Terra, o novo sistema solar se organiza em torno da estrela Epsilon Eridani, que é descrita como uma versão mais jovem do sol.

“Esta estrela hospeda um sistema planetário que está atualmente passando pelos mesmos processos cataclísmicos que aconteceram no nosso sistema solar no início de sua existência”, explicou o cientista Massimo Marengo, um dos autores do estudo publicado no Astronomical Journal.

Estudos anteriores indicam que a estrela Epsilon Eridani tem um disco de detritos – o nome que os astrônomos dão ao material que ainda está em órbita após a construção planetária ter terminado.

Os detritos podem ser gás e poeira, bem como pequenos corpos rochosos e gelados. Podem estar concentrados em cintos de detritos, semelhante ao cinturão de asteroides do sistema solar e ao cinturão de Kuiper – a região para lá de Netuno, onde residem centenas de milhares de objetos rochosos.

Com as novas imagens do SOFIA, Kate Su, da Universidade do Arizona, e sua equipe foram capazes de distinguir entre dois modelos teóricos da localização de detritos quentes, como poeira e gás. Estes modelos foram baseados em dados anteriores obtidos com o telescópio espacial Spitzer da NASA.

Segundo os cientistas, os detritos estão localizados em dois anéis estreitos, que correspondem respectivamente às posições do cinturão de asteroides e à órbita de Urano no nosso sistema solar.

Além disso, medições cuidadas do movimento de Epsilon Eridani indicam que um planeta com quase a mesma massa como Júpiter circunda a estrela a uma distância comparável à distância de Júpiter do Sol.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …