Michelle Obama se emociona em seu último discurso como primeira-dama

“Não tenham medo, mantenham o foco, a determinação, sejam fortes”, disse a primeira-dama em emotivo discurso de despedida.

A primeira-dama americana pronunciou nesta sexta-feira, 6, um emocionante discurso de despedida na Casa Branca, quando citou a “magnífica diversidade” dos Estados Unidos e exortou os jovens a não temer o futuro e lutar por seus direitos.

“Ser primeira-dama foi a maior honra da minha vida, espero que estejam orgulhosos de mim”, disse Michelle Obama com voz embargada.

Duas semanas antes da posse do republicano Donald Trump, a mulher de Barack Obama apelou aos americanos a que se mantenham ativos para “preservar e proteger” seus direitos.

“A todos os jovens que me escutam, saibam que este país é de vocês, qualquer que seja a sua origem e o seu passado”, declarou Obama, filha de operários que se graduou em Princeton e Harvard, duas das universidades de maior prestígio dos Estados Unidos.

“Se seus país são imigrantes, tenham em conta que isto faz parte de uma tradição da qual os Estados Unidos se orgulham. Saibam também que a diversidade religiosa é uma grande tradição americana, sejam muçulmanos, cristãos, judeus, hindus ou sikhs“, declarou a primeira-dama.

É nossa magnífica diversidade que nos faz o que somos“, disse Michelle, acrescentando que pensa em prosseguir o seu trabalho voltado à educação das meninas, nos Estados Unidos e no resto do mundo.

Não tenham medo! Me ouçam! Não tenham medo, mantenham o foco, a determinação, sejam fortes. É minha última mensagem para vocês como primeira-dama, jovens americanos. É uma mensagem simples”.

Michelle também faz campanha contra a obesidade, ajuda famílias de ex-combatentes e ao longo dos últimos anos tem citado com frequência e mais directamente as desigualdades da sociedade americana e as questões raciais.

Apesar da sua alta popularidade alimentar continuamente questões sobre a suas ambições políticas, Michelle afirma que não se lançará na política.

“Michelle jamais será candidata”, afirmou Obama há poucas semanas. “Tem uma cumplicidade incrível com os americanos, mas é muito sensível para se lançar na política”, concluiu o Presidente.

Numa entrevista à conhecida jornalista e apresentadora Oprah, Michelle descartou uma futura candidatura à Casa Branca.

// VoA

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"O que vai curar a economia é a vacinação", diz economista do setor de comércio brasileiro

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu a previsão de crescimento do setor mesmo com o início da vacinação. Para discutir a questão, a Sputnik Brasil conversou com Fábio Bentes, …

Covid-19: Austrália não deve reabrir fronteiras antes de 2022

A Austrália não deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em 2021, apesar do avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo. A afirmação é do secretário da Saúde, Brendan Murphy, um dos …

Burger King revela seu 1º sanduíche 100% vegano

As lojas britânicas do Burger King agora têm um sanduíche inteiramente vegano. Desde o último dia 11 de janeiro a rede de fast food disponibiliza em seu cardápio no país o Vegan Bean Burger, um …

Novo implante controla fome e pode substituir cirurgia bariátrica

Um implante simples de um dispositivo sem fio, que controla o apetite, pode substituir a cirurgia bariátrica. Ele foi criado por médicos e pesquisadores da Universidade A&M do Texas, EUA e pode ajudar na perda de …

Amazon abre tecnologia da Alexa para montadoras de carros e outras empresas

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15) que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca. E as montadoras de automóveis serão as …

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …