Mineral nunca antes visto é descoberto em partícula de diamante

(dr) Meyer et al

Cientistas descobrem novo mineral em uma partícula de diamante encontrada a uns 170 quilômetros debaixo da terra.

Nessa semana, pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, encontraram um mineral antes desconhecido dentro de um diamante da África do Sul. A estrutura química do mineral é muito incomum, raramente encontrada no manto terrestre. Os resultados da pesquisa foram publicados pela revisa especializada American Mineralogist.

A doutoranda Nicole Meyer e a sua equipe realizaram uma série de estudos geológicos que lhes permitiram indicar que o diamante se formou a uns 170 quilômetros debaixo da superfície terrestre, em uma temperatura estimada emCientistas descobrem novo mineral em uma partícula de diamante encontrada a uns 170 quilômetros debaixo da terra..

O mineral descoberto foi batizado como ‘goldshmidtita’, em homenagem ao fundados da geoquímica moderna, Victor Moritz Goldshmidt.

Por ter sido encontrado em uma parte muito profunda e antiga do nosso planeta, a amostra oferece dados inéditos sobre a química de tempos ancestrais, funcionando como uma verdadeira máquina do tempo.

Uma vez que é praticamente impossível acessar o manto da Terra, os pesquisadores recorrem a pequenos fragmentos de diamantes para aprender mais sobre a química das profundezas terrestres.

“A goldshmdtita tem altas concentrações de nióbio, potássio e elementos presentes nas terras raras, como o lantânio e o cério, enquanto no restante do manto terrestre predominam outros elementos, como o magnésio e o potássio”, esclareceu Meyer.

A pesquisadora ressalta que o mineral só pode se formar como resultado de processos excepcionais e bastante complexos, o que reforça a importância desta descoberta para a ciência moderna.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …