Raro mineral “extraterrestre” é descoberto em Israel

(dr) shefayamim

Exemplar da safira do Carmel

A Associação Internacional de Mineralogia acaba de incluir um novo mineral na sua lista oficial, apelidado de carmeltazita ou safira do Carmel. Os cientistas acreditavam que esse mineral só existia em outros lugares do Universo, não tendo sido até então encontrado na Terra. 

O novo cristal deve seu nome ao local onde foi encontrado, a cordilheira montanhosa de Monte Carmelo, em Israel, e à sua composição química, uma vez que é composto por titânio (Ti), alumínio (Al) e zircônio (Zr), elementos cujas iniciais na tabela periódicas perfazem a sílaba “taz”- daí o carmeltazita.

Essa valiosa raridade química foi encontrada em uma rocha vulcânica abundante na região de Haifa por pesquisadores da empresa israelense de joias Shefa Yamin, que desde 2014 analisa a região e extrai safiras na zona norte do país. A empresa já registrou a marca Zafiros del Carmel para futura comercialização.

A maior pedra preciosa dessa composição até agora encontrada tem 33,3 quilates. A coloração estende-se por uma ampla gama de azuis, contendo pequenas “estrias” em tons de branco, castanho ou alaranjado que se devem à presença de vestígios de magnésio, cálcio e escândio, também presentes na composição.

O carmeltazita foi descoberto “escondido” em um cristal de corindo, outro mineral composto na maioria por óxido de alumínio, que é normalmente encontrado na natureza sob a forma de rubis ou safiras.

A raridade da safira do Carmel reside na sua estrutura, composição e propriedades cristalinas, que são muito semelhantes ao allendeite, outro mineral descoberto através da análise de um meteorito que caiu no México em 1969.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ataques a tiros deixam mortos no oeste da Alemanha

Polícia alemã afirma que ao menos oito pessoas morreram após serem baleadas em dois incidentes em Hanau, perto de Frankfurt. Disparos teriam sido efetuados em bares de narguilé em partes diferentes da cidade. A polícia da …

Apple quer proibir lançamento de livro que revela segredos comerciais da empresa

O livro alemão App Store Confidential, de Tom Sadowski, é uma publicação temida pela Apple. Isso porque o autor foi o líder de desenvolvimento da loja de aplicativos da Gigante de Cupertino na Alemanha, Áustria …

Chineses acusam governo de usar epidemia de coronavírus para prender dissidentes

No momento em que a China enfrenta a epidemia do COVID-19 que já causou 2 mil mortes e infectou 74 mil pessoas no país, o mundo se pergunta se a crise reforça ou, pelo …

Suíça quer devolver dinheiro ganho com tráfico de escravizados para as Américas

O horror do tráfico de pessoas escravizadas entre os séculos XVI e XIX para os EUA, Caribe, América Latina e principalmente o Brasil teve mais responsáveis do que nos dita a história. E a Suíça …

Reino Unido pós-Brexit fecha portas para imigrantes pouco qualificados

No Reino Unido pós-Brexit, os estrangeiros que quiserem obter um visto de trabalho no país vão ter que provar muitas habilidades. Os candidatos receberão pontos de acordo com seu nível de inglês, diploma e profissão …

Síria realiza primeiro voo comercial entre Damasco e Aleppo desde 2013

Diretores de aeroportos da Síria mencionam o trabalho realizado no aeroporto de Aleppo para permitir o feito, realizado graças à vitória do Exército sírio e esforço dos operários. A Síria realizou seu primeiro voo comercial em …

Mudanças climáticas ameaçam futuro das crianças do mundo, diz ONU

Estudo de Nações Unidas, Unicef e revista 'The Lancet' aponta ações de sustentabilidade insuficientes. Países ricos fracassam em prover meio ambiente favorável, apesar de melhor ponto de partida. Países de todo o mundo estão fracassando em …

Bug no sistema do McDonald's forneceu lanches de graça sem limite de quantidade

Imagine você poder realizar quantos pedidos quiser no McDonald's e não ter que arcar com um só centavo para isso. Bem, essa mamata virtual era o que vinha acontecendo no sistema da multinacional de fast-food …

Governo chinês está até "queimando" dinheiro para combater o coronavírus

A briga do governo chinês contra o Covid-19 (também conhecido como "novo coronavírus") tem colocado diversos órgãos governamentais em alerta, e o governo da China parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença …

Maior organização de escoteiros dos EUA declara falência após processos de abuso sexual

O grupo Boys Scouts of America, principal movimento de escoteiros dos Estados Unidos, apresentou um pedido de falência nesta terça-feira (18), em um esforço para salvaguardar as indenizações às vítimas de abuso sexual, afirma um …