O álcool não afoga apenas as mágoas – é mesmo um antidepressivo

Para muitos não é novidade que o álcool afoga as tristezas, mas só agora surgiu a prova científica de que o álcool produz realmente as mesmas mudanças neuronais e moleculares que medicamentos eficazes para depressão.

Através de testes com animais, um grupo de cientistas norte-americanos observou as mesmas mudanças na química cerebral e as mesmas reações dos neurônios em contato com álcool ou com medicamentos antidepressivos.

Segundo os pesquisadores, uma simples dose de álcool bloqueia os receptores NMDA (proteínas associadas ao aprendizado e memória) e atua com a proteína FMRP – cuja falta está relacionada com o autismo – para transformar o ácido GABA num estimulador da atividade neural.

O artigo científico, publicado na Nature Communications, revela que essa mudança bioquímica causa um comportamento antidepressivo que dura, pelo menos, 24 horas.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Wake Forest School of Medicine, nos EUA, e comprova que o álcool funciona da mesma forma que os antidepressivos de ação rápida.

Nos últimos anos, as doses únicas de antidepressivos rápidos, como a cetamina, provaram ser capazes de aliviar os sintomas depressivos até duas semanas, mesmo em indivíduos que são resistentes aos antidepressivos tradicionais.

“Devido à grande ligação entre os problemas depressivos e o alcoolismo, existe a hipótese da auto-medicação, sugerindo que indivíduos depressivos podem começar a beber como forma de tratar a depressão”, afirmou a autora principal do estudo, Kimberly Raab-Graham.

“Agora, temos dados bioquímicos e comportamentais que suportam essa hipótese”, destacou.

Porém, os pesquisadores alertam para o perigo do consumo de álcool se tornar viciante.

“Definitivamente há perigo na auto-medicação com álcool. Há um limite entre o consumo que ajuda e o consumo que causa danos, e o recurso repetido da auto-medicação pode se transformar num vício”, sublinhou Raab-Graham.

Apesar dos resultados promissores deste estudo, os pesquisadores alertam que estes não devem, de modo algum, incentivar indivíduos com depressão a recorrer ao álcool como forma de tratamento.

BZR, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …