Polêmicos anúncios da Saint Laurent na França são retirados

ysl / Instagram

-

Os polêmicos anúncios da marca Saint Laurent, que segundo críticos transmitiam uma imagem degradante da mulher, foram retirados, informou a Autoridade de Regulação Profissional da Publicidade (ARPP) da França à Agência Efe nesta sexta-feira.

A entidade havia solicitado na segunda-feira passada que a marca abandonasse essa campanha após o órgão independente Júri da Ética Publicitária ter recebido mais de cem reclamações.

Este último prevê divulgar veredicto sobre as imagens na segunda-feira, mas a ARPP pediu a retirada do material antes dessa sentença por considerar que as posturas das modelos “coincidem com a sensação de uma mulher objeto, sugerem uma ideia de submissão sexual, criam estereótipos sexistas e são suscetíveis de impactar a sensibilidade pública”.

Em um dos polêmicos anúncios, cuja divulgação coincidiu com a Semana da Moda de Paris, uma modelo com meia-calça quadriculada, casaco de pele e sapatos de salto com rodas, como se fossem patins, aparecia deitada no chão com as pernas dobradas abertas.

Em outro, uma jovem com as pernas esticadas, vestida com body e também usando saltos com rodas, repousava a parte superior do corpo inclinada em um banco.

Bravo, Yves Saint Laurent, pelas vossas campanhas misóginas. Muito bom gosto para celebrar o dia 8 de Março“, ironiza um utilizador no Twitter.

Para a ARPP, essas fotografias violavam “gravemente” as normas sobre a imagem e o respeito da pessoa contidas no Código de Regulações da Publicidade na França. Os cartazes, segundo explicou à agência Efe o diretor desse órgão, Stéphane Martin, foram retirados na noite da quarta-feira.

Martin não detalhou a duração original prevista da campanha nem se a retirada foi uma iniciativa própria da casa ou dos distribuidores, que foram aconselhados a levar em conta as reações do público e a falar com seu cliente “para mudar o ângulo” da ação.

As críticas se disseminaram pelas redes sociais e contaram com o reforço da ministra francesa dos Direitos da Mulher, Laurence Rossignol, que disse à emissora “France 2” que a campanha colocava a mulher em uma postura “humilhante” e mostrava modelos “quase anoréxicas”.

Esta não é a primeira vez que a Saint Laurent se envolve em polêmica por campanhas. Há dois anos, a autoridade reguladora britânica proibiu um anúncio da marca devido à extrema magreza de uma modelo.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …