Os polêmicos anúncios da marca Saint Laurent, que segundo críticos transmitiam uma imagem degradante da mulher, foram retirados, informou a Autoridade de Regulação Profissional da Publicidade (ARPP) da França à Agência Efe nesta sexta-feira.
A entidade havia solicitado na segunda-feira passada que a marca abandonasse essa campanha após o órgão independente Júri da Ética Publicitária ter recebido mais de cem reclamações.
Este último prevê divulgar veredicto sobre as imagens na segunda-feira, mas a ARPP pediu a retirada do material antes dessa sentença por considerar que as posturas das modelos “coincidem com a sensação de uma mulher objeto, sugerem uma ideia de submissão sexual, criam estereótipos sexistas e são suscetíveis de impactar a sensibilidade pública”.
Em um dos polêmicos anúncios, cuja divulgação coincidiu com a Semana da Moda de Paris, uma modelo com meia-calça quadriculada, casaco de pele e sapatos de salto com rodas, como se fossem patins, aparecia deitada no chão com as pernas dobradas abertas.
Em outro, uma jovem com as pernas esticadas, vestida com body e também usando saltos com rodas, repousava a parte superior do corpo inclinada em um banco.
“Bravo, Yves Saint Laurent, pelas vossas campanhas misóginas. Muito bom gosto para celebrar o dia 8 de Março“, ironiza um utilizador no Twitter.
Para a ARPP, essas fotografias violavam “gravemente” as normas sobre a imagem e o respeito da pessoa contidas no Código de Regulações da Publicidade na França. Os cartazes, segundo explicou à agência Efe o diretor desse órgão, Stéphane Martin, foram retirados na noite da quarta-feira.
Martin não detalhou a duração original prevista da campanha nem se a retirada foi uma iniciativa própria da casa ou dos distribuidores, que foram aconselhados a levar em conta as reações do público e a falar com seu cliente “para mudar o ângulo” da ação.
As críticas se disseminaram pelas redes sociais e contaram com o reforço da ministra francesa dos Direitos da Mulher, Laurence Rossignol, que disse à emissora “France 2” que a campanha colocava a mulher em uma postura “humilhante” e mostrava modelos “quase anoréxicas”.
Esta não é a primeira vez que a Saint Laurent se envolve em polêmica por campanhas. Há dois anos, a autoridade reguladora britânica proibiu um anúncio da marca devido à extrema magreza de uma modelo.
// EFE