Polêmicos anúncios da Saint Laurent na França são retirados

ysl / Instagram

-

Os polêmicos anúncios da marca Saint Laurent, que segundo críticos transmitiam uma imagem degradante da mulher, foram retirados, informou a Autoridade de Regulação Profissional da Publicidade (ARPP) da França à Agência Efe nesta sexta-feira.

A entidade havia solicitado na segunda-feira passada que a marca abandonasse essa campanha após o órgão independente Júri da Ética Publicitária ter recebido mais de cem reclamações.

Este último prevê divulgar veredicto sobre as imagens na segunda-feira, mas a ARPP pediu a retirada do material antes dessa sentença por considerar que as posturas das modelos “coincidem com a sensação de uma mulher objeto, sugerem uma ideia de submissão sexual, criam estereótipos sexistas e são suscetíveis de impactar a sensibilidade pública”.

Em um dos polêmicos anúncios, cuja divulgação coincidiu com a Semana da Moda de Paris, uma modelo com meia-calça quadriculada, casaco de pele e sapatos de salto com rodas, como se fossem patins, aparecia deitada no chão com as pernas dobradas abertas.

Em outro, uma jovem com as pernas esticadas, vestida com body e também usando saltos com rodas, repousava a parte superior do corpo inclinada em um banco.

Bravo, Yves Saint Laurent, pelas vossas campanhas misóginas. Muito bom gosto para celebrar o dia 8 de Março“, ironiza um utilizador no Twitter.

Para a ARPP, essas fotografias violavam “gravemente” as normas sobre a imagem e o respeito da pessoa contidas no Código de Regulações da Publicidade na França. Os cartazes, segundo explicou à agência Efe o diretor desse órgão, Stéphane Martin, foram retirados na noite da quarta-feira.

Martin não detalhou a duração original prevista da campanha nem se a retirada foi uma iniciativa própria da casa ou dos distribuidores, que foram aconselhados a levar em conta as reações do público e a falar com seu cliente “para mudar o ângulo” da ação.

As críticas se disseminaram pelas redes sociais e contaram com o reforço da ministra francesa dos Direitos da Mulher, Laurence Rossignol, que disse à emissora “France 2” que a campanha colocava a mulher em uma postura “humilhante” e mostrava modelos “quase anoréxicas”.

Esta não é a primeira vez que a Saint Laurent se envolve em polêmica por campanhas. Há dois anos, a autoridade reguladora britânica proibiu um anúncio da marca devido à extrema magreza de uma modelo.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …