Jovem morre depois de chamar ambulância e telefonista fazer piada da situação

Justice pour Naomi Musenga / Facebook

Naomi Musenga, jovem morre depois de chamar ambulância e ser alvo de piada por operadora

Naomi Musenga, de 22 anos, ligou solicitando ajuda, mas o pedido foi ignorado depois de a operadora de serviço de emergência ter feito uma piada com ela.

O caso polêmico aconteceu no dia 27 de dezembro de 2017, mas só foi revelado agora, tendo causado uma onda de revolta na França. Esta semana foi divulgado o áudio da chamada telefônica de emergência entre Naomi Musenga e a telefonista, que teria respondido com impaciência e “tirando sarro”.

Segundo a BBC, a jovem de 22 anos ligou para o número de emergência de Estrasburgo reclamando de dores abdominais. “Vou morrer”, disse. “Definitivamente, como todo mundo um dia”, responderam do outro lado da linha.

A conversa teria demorado três minutos, e na gravação ouve-se a mulher, com voz fraca, reclamar das dores, porém, com muita dificuldade para explicar de forma mais concreta o que estava acontecendo com ela. Naomi dizia estar “com muitas dores”. “Por favor, me ajude, estou muito doente“, afirmou.

A assistente teria dito que não conseguia ajudá-la porque Naomi não dizia o que estava acontecendo, tendo ameaçado desligar a chamada caso a jovem não conseguisse explicar. “Se não me disser o que está acontecendo eu desligo“, ouviu Naomi, de uma voz com tom irritado.

Na mesma gravação, é possível ouvir quem atendeu a ligação “fazendo piada” da doente junto de outro colega, explica o jornal francês Le Monde. Depois, a assistente aconselha Naomi a chamar o médico, tendo lhe dado um número de outro serviço, o SOS Médecins, que envia médicos a casa dos pacientes.

A jovem não hesitou e contatou o serviço, tendo sido transportada para o hospital, onde acabou morrendo devido à falência de vários órgãos e hemorragias, na sequência de um ataque cardíaco.

O Ministério da Saúde francês já abriu um inquérito sobre o caso e Agnès Buzyn, ministra da saúde, se mostrou indignada com a situação. Sabe-se ainda que a assistente já teria sido suspenso.

Posted by Justice pour Naomi Musenga on Tuesday, May 8, 2018

Nas redes sociais, o caso ganhou repercurssão, tendo sido criada uma página no Facebook em que se pede justiça por Naomi Musenga. #JusticePourNaomi é também o nome da hashtag que tem sido utilizada por milhares de internautas no Twitter.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …