Mostra de cinema sobre Hip Hop será aberta em São Paulo

(dv)

Filme Strech na Bobbito – Radio That Changed Lives

Filme Strech na Bobbito – Radio That Changed Lives

A terceira edição da Mostra de Filmes Hip Hop entra em cartaz no CineSesc, localizado na região central da capital paulista, com uma homenagem ao premiado diretor Bobbito Garcia, um dos expoentes do Hip Hop de Nova York.

Na abertura,  dia 28 de próximo, quarta-feira, haverá apresentação do DJ Q-Bert e exibição do filme “Wave Twisters”, de Syd Garon e Eric Henry, inédito no Brasil e que está completando 15 anos.

Com a curadoria de Rodrigo Brandão, a mostra reúne diversos títulos que celebram a cultura Hip Hop, entre longas e curtas, ficções e documentários, divididos nos programas: Old School, Raiz de Rua, DJ, Original Gangsta e Obra Inacabada. Toda programação tem entrada gratuita.

O curador ressalta o componente histórico que veio com a mostra. “Acabamos buscando muita coisa de raiz, de história, de fundamento da cultura, que nunca tinha sido exibido no Brasil e, em outros casos, só foi exibido na época [de lançamento], são informações que se perderam ou ficaram restritas àquelas pessoas que viveram na época”, disse Brandão.

No entanto, a mostra não deixa de retratar a atualidade do hip hop, apresentando os desdobramentos dessa cultura. “Tem um lado que vai mostrar a relação com o esporte, com o basquete, especialmente basquete de rua, vai mostrar a relação com a cultura de [estilo de] tênis, que também é uma parte da cultura de rua”, acrescentou.

Homenagem

O homengeado Bobbito Garcia, conhecido também como Kool Bob Love, ajudou a difundir artistas de rap como Wu- Tang Clan, Jay-Z, Notorious B.I.G e Nas, por meio do programa de rádio que apresentava junto com o DJ Stretch Armstrong nos anos 90. Toda essa história está no documentário “Stretch and Bobbito: Radio That Changed Lives”, que está na programação da mostra e também é inédito no Brasil.

Bobbito também é DJ, colecionador de discos e jogador de pick up basketball, conhecido também como basquete de rua, assunto sobre o qual dirigiu um documentário junto com Kevin Couliau, intitulado “Doin’ It In The Park: Pick-up Basketball, NYC”, que explora a história, cultura e impacto social dos praticantes do basquete de rua.

A mostra promove também um debate sobre a construção de um documentário de hip hop, no programa Obra Inacabada. O evento, que acontece em 1º de outubro, exibirá pela primeira vez o teaser do documentário “Poesia Concreta”, que ainda está em fase de produção e conta a história do rap underground de São Paulo, por meio de artistas como Espião, Ascendência Mista, Elo da Corrente, Academia Brasileira de Rimas, Nitro, Ogi, Mamelo Sound System, e outros. Após a exibição, os diretores do filme farão um bate-papo com o público.

Sabotage

No último dia da mostra (4), haverá sessão do filme “Sabotage: o Maestro do Canão”, lançado em 2015 e que até hoje reúne o público em exibições. “Eu considero um dos mais importantes e mais bem feitos [filmes] da história do cinema documental musical no Brasil”, disse o curador. “Desde o lançamento no começo do ano passado, ele vem sendo bastante exibido”.

Segundo Brandão, Sabotage é um ícone muito forte e atemporal. “O filme sobre ele, dez anos depois da sua morte, causou uma comoção na primeira sessão. Ele foi exibido no auditório Ibirapuera e, de lá para cá, vem alcançando plateias dos mais variados lugares, gêneros, idades, classe social”, afirmou.

O filme sobre o rapper, que, em pouco tempo, se consagrou como um dos nomes mais importantes do rap nacional, reúne depoimentos de familiares, amigos, parceiros e outros músicos, como Mano Brown, Rappin Hood, Sandrão e Helião, Andreas Kisser, BNegão, Paulo Miklos e o cineasta Hector Babenco, entre outros.

A 3ª Mostra de Filmes Hip Hop fica em cartaz de 28 de setembro até 4 de outubro no CineSesc, localizado na rua Augusta, 2075. Os ingressos são gratuitos e o público pode retirá-los até uma hora antes da sessão.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …