Mostra de cinema sobre Hip Hop será aberta em São Paulo

(dv)

Filme Strech na Bobbito – Radio That Changed Lives

Filme Strech na Bobbito – Radio That Changed Lives

A terceira edição da Mostra de Filmes Hip Hop entra em cartaz no CineSesc, localizado na região central da capital paulista, com uma homenagem ao premiado diretor Bobbito Garcia, um dos expoentes do Hip Hop de Nova York.

Na abertura,  dia 28 de próximo, quarta-feira, haverá apresentação do DJ Q-Bert e exibição do filme “Wave Twisters”, de Syd Garon e Eric Henry, inédito no Brasil e que está completando 15 anos.

Com a curadoria de Rodrigo Brandão, a mostra reúne diversos títulos que celebram a cultura Hip Hop, entre longas e curtas, ficções e documentários, divididos nos programas: Old School, Raiz de Rua, DJ, Original Gangsta e Obra Inacabada. Toda programação tem entrada gratuita.

O curador ressalta o componente histórico que veio com a mostra. “Acabamos buscando muita coisa de raiz, de história, de fundamento da cultura, que nunca tinha sido exibido no Brasil e, em outros casos, só foi exibido na época [de lançamento], são informações que se perderam ou ficaram restritas àquelas pessoas que viveram na época”, disse Brandão.

No entanto, a mostra não deixa de retratar a atualidade do hip hop, apresentando os desdobramentos dessa cultura. “Tem um lado que vai mostrar a relação com o esporte, com o basquete, especialmente basquete de rua, vai mostrar a relação com a cultura de [estilo de] tênis, que também é uma parte da cultura de rua”, acrescentou.

Homenagem

O homengeado Bobbito Garcia, conhecido também como Kool Bob Love, ajudou a difundir artistas de rap como Wu- Tang Clan, Jay-Z, Notorious B.I.G e Nas, por meio do programa de rádio que apresentava junto com o DJ Stretch Armstrong nos anos 90. Toda essa história está no documentário “Stretch and Bobbito: Radio That Changed Lives”, que está na programação da mostra e também é inédito no Brasil.

Bobbito também é DJ, colecionador de discos e jogador de pick up basketball, conhecido também como basquete de rua, assunto sobre o qual dirigiu um documentário junto com Kevin Couliau, intitulado “Doin’ It In The Park: Pick-up Basketball, NYC”, que explora a história, cultura e impacto social dos praticantes do basquete de rua.

A mostra promove também um debate sobre a construção de um documentário de hip hop, no programa Obra Inacabada. O evento, que acontece em 1º de outubro, exibirá pela primeira vez o teaser do documentário “Poesia Concreta”, que ainda está em fase de produção e conta a história do rap underground de São Paulo, por meio de artistas como Espião, Ascendência Mista, Elo da Corrente, Academia Brasileira de Rimas, Nitro, Ogi, Mamelo Sound System, e outros. Após a exibição, os diretores do filme farão um bate-papo com o público.

Sabotage

No último dia da mostra (4), haverá sessão do filme “Sabotage: o Maestro do Canão”, lançado em 2015 e que até hoje reúne o público em exibições. “Eu considero um dos mais importantes e mais bem feitos [filmes] da história do cinema documental musical no Brasil”, disse o curador. “Desde o lançamento no começo do ano passado, ele vem sendo bastante exibido”.

Segundo Brandão, Sabotage é um ícone muito forte e atemporal. “O filme sobre ele, dez anos depois da sua morte, causou uma comoção na primeira sessão. Ele foi exibido no auditório Ibirapuera e, de lá para cá, vem alcançando plateias dos mais variados lugares, gêneros, idades, classe social”, afirmou.

O filme sobre o rapper, que, em pouco tempo, se consagrou como um dos nomes mais importantes do rap nacional, reúne depoimentos de familiares, amigos, parceiros e outros músicos, como Mano Brown, Rappin Hood, Sandrão e Helião, Andreas Kisser, BNegão, Paulo Miklos e o cineasta Hector Babenco, entre outros.

A 3ª Mostra de Filmes Hip Hop fica em cartaz de 28 de setembro até 4 de outubro no CineSesc, localizado na rua Augusta, 2075. Os ingressos são gratuitos e o público pode retirá-los até uma hora antes da sessão.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …