Mostra de cinema sobre Hip Hop será aberta em São Paulo

(dv)

Filme Strech na Bobbito – Radio That Changed Lives

Filme Strech na Bobbito – Radio That Changed Lives

A terceira edição da Mostra de Filmes Hip Hop entra em cartaz no CineSesc, localizado na região central da capital paulista, com uma homenagem ao premiado diretor Bobbito Garcia, um dos expoentes do Hip Hop de Nova York.

Na abertura,  dia 28 de próximo, quarta-feira, haverá apresentação do DJ Q-Bert e exibição do filme “Wave Twisters”, de Syd Garon e Eric Henry, inédito no Brasil e que está completando 15 anos.

Com a curadoria de Rodrigo Brandão, a mostra reúne diversos títulos que celebram a cultura Hip Hop, entre longas e curtas, ficções e documentários, divididos nos programas: Old School, Raiz de Rua, DJ, Original Gangsta e Obra Inacabada. Toda programação tem entrada gratuita.

O curador ressalta o componente histórico que veio com a mostra. “Acabamos buscando muita coisa de raiz, de história, de fundamento da cultura, que nunca tinha sido exibido no Brasil e, em outros casos, só foi exibido na época [de lançamento], são informações que se perderam ou ficaram restritas àquelas pessoas que viveram na época”, disse Brandão.

No entanto, a mostra não deixa de retratar a atualidade do hip hop, apresentando os desdobramentos dessa cultura. “Tem um lado que vai mostrar a relação com o esporte, com o basquete, especialmente basquete de rua, vai mostrar a relação com a cultura de [estilo de] tênis, que também é uma parte da cultura de rua”, acrescentou.

Homenagem

O homengeado Bobbito Garcia, conhecido também como Kool Bob Love, ajudou a difundir artistas de rap como Wu- Tang Clan, Jay-Z, Notorious B.I.G e Nas, por meio do programa de rádio que apresentava junto com o DJ Stretch Armstrong nos anos 90. Toda essa história está no documentário “Stretch and Bobbito: Radio That Changed Lives”, que está na programação da mostra e também é inédito no Brasil.

Bobbito também é DJ, colecionador de discos e jogador de pick up basketball, conhecido também como basquete de rua, assunto sobre o qual dirigiu um documentário junto com Kevin Couliau, intitulado “Doin’ It In The Park: Pick-up Basketball, NYC”, que explora a história, cultura e impacto social dos praticantes do basquete de rua.

A mostra promove também um debate sobre a construção de um documentário de hip hop, no programa Obra Inacabada. O evento, que acontece em 1º de outubro, exibirá pela primeira vez o teaser do documentário “Poesia Concreta”, que ainda está em fase de produção e conta a história do rap underground de São Paulo, por meio de artistas como Espião, Ascendência Mista, Elo da Corrente, Academia Brasileira de Rimas, Nitro, Ogi, Mamelo Sound System, e outros. Após a exibição, os diretores do filme farão um bate-papo com o público.

Sabotage

No último dia da mostra (4), haverá sessão do filme “Sabotage: o Maestro do Canão”, lançado em 2015 e que até hoje reúne o público em exibições. “Eu considero um dos mais importantes e mais bem feitos [filmes] da história do cinema documental musical no Brasil”, disse o curador. “Desde o lançamento no começo do ano passado, ele vem sendo bastante exibido”.

Segundo Brandão, Sabotage é um ícone muito forte e atemporal. “O filme sobre ele, dez anos depois da sua morte, causou uma comoção na primeira sessão. Ele foi exibido no auditório Ibirapuera e, de lá para cá, vem alcançando plateias dos mais variados lugares, gêneros, idades, classe social”, afirmou.

O filme sobre o rapper, que, em pouco tempo, se consagrou como um dos nomes mais importantes do rap nacional, reúne depoimentos de familiares, amigos, parceiros e outros músicos, como Mano Brown, Rappin Hood, Sandrão e Helião, Andreas Kisser, BNegão, Paulo Miklos e o cineasta Hector Babenco, entre outros.

A 3ª Mostra de Filmes Hip Hop fica em cartaz de 28 de setembro até 4 de outubro no CineSesc, localizado na rua Augusta, 2075. Os ingressos são gratuitos e o público pode retirá-los até uma hora antes da sessão.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …