Mujica: “Não posso esquecer que Hitler foi levado ao poder pelo voto popular”

Paulo Pinto / Agência PT

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica

Em sua vídeo-coluna na agência de notícias alemã Deutsche Welle, José Alberto “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, disse que ao observar as eleições no Brasil e na Baviera – com os resultados favorecem partidos da extrema-direita – e no México – com a vitória do esquerdista Andrés Manuel López Obrador com um discurso antissistema –, é possível perceber que “estamos em tempos de massivo inconformismo”.

“Estes resultados têm algo em comum. Muita gente vota contra, sem saber claramente no que vota”, disse Mujica.

Segundo ele, especificamente no Brasil, este discurso antissistema pulverizou os partidos políticos tradicionais. “E surge assustadoramente uma candidatura impensável nos parâmetros atuais da história do Brasil, inclusive da América Latina”, afirmou.

Para o uruguaio, os tempos da ditadura nos países da América Latina ainda estão muito presentes. “Alguma coisa que temos em nossa memória é precisamente a dor do que significaram os governos ‘fortes’, os governos duros, os quais temos farto conhecimento na nossa história”, disse.

“Mesmo assim, os povos acertam e se equivocam. E eu não posso me esquecer que Hitler foi levado ao poder pelo voto popular. É o povo o único que tem direito a se equivocar porque são os que pagam a conta”, afirmou.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha, não foi eleito pelo POVO, equivalente ao cargo de 1o. ministro, o partido Nazista é que foi votado e nem foi maioria.

  2. Para algumas pessoas, a idade não parece corresponder à sabedoria. Alguns amadurecem. Alguns apenas envelhecem.
    É uma pena não podermos prestar honras a qualquer cabeça branca.

  3. Vê-se, pelos comentários, que o discurso divisivo e a dificuldade em se aceitar opiniões divergentes é o grande legado das eleições brasileiras. De resto, ainda teremos que esperar que os noviços em política aprendam o mínimo sobre História. Até lá, continuaremos a ler bobagens como “o nazismo é de esquerda porque o partido se chamava ‘nacional-socialista’ “. Para estes, deixo uma nota: se fosse simples assim, o que diriam da Coreia do Norte (nome oficial: República Popular Democrática da Coreia) e da antiga Alemanha Oriental comunista (nome oficial: República Democrática Alemã)?

  4. É algo tão incompreensível o raciocínio desse pessoal da esquerda…parece que tudo que é de direita não presta. Sempre estão vivendo na época de Lênin no início do século XX. Algumas baboseiras deles:
    Pinochet é um ditador, mas Fidel Castro é um líder.
    Quando a situação deles periga em seu país, fogem para os países capitalistas da Europa ocidental. Entenda isso.
    Para eles a Venezuela é uma democracia.
    Vejam esse Mujica falando de Hitler ao qual são atribuídas 21 milhões de mortes.
    Um verdadeiro monstro, mas e Stalin com 43 milhões e Mao-Tsé-tung com 77 milhões de mortes?…esses aí eles, os esquerdistas fazem vista grossa.
    Como levar esses caras a sério se vivem com ódio, rancor e num mundo paralelo e ultrapassado?

  5. Mujica, vai ler história. Como a maioria dos seus “cumpanhêro”, não lê nada, não aprende nada e não esquece nada que possa usar como muleta para seus interesseiros raciocínios divisivos. Você é a piada pronta de nuestra latinoamerica: ignorante, preguiçoso e incompetente.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …