Mulher argentina dá à luz em coma e acorda três meses depois

A mulher, de nacionalidade argentina, sofreu uma grave lesão cerebral devido a um acidente de trânsito, quando estava grávida de seis meses. O feto sobreviveu e Santino nasceu na véspera de Natal. A mãe acordou no passado dia 8.

Segundo o El País, esta história com um final feliz começou no passado dia 1º de novembro, quando Amelia Bannan, grávida de seis meses, teve um estranho pressentimento.

“Se entrarmos nesse carro vamos capotar”, disse a policial a uma colega horas antes de regressar ao local de trabalho. Os colegas a convenceram e foi então que, a meio do percurso, outra viatura bateu por trás do veículo em que estavam e o condutor perdeu o controle do carro.

A argentina, que esta quarta-feira fez 34 anos, sofreu uma grave lesão cerebral e ficou inconsciente, mas o feto sobreviveu e, no hospital, se desenvolveu normalmente.

No final de dezembro, Amelia abriu os olhos, moveu as mãos e, embora não fosse capaz de se comunicar, começou a ter contrações. A equipe médica decidiu, na véspera de Natal, realizar uma cesariana de urgência. E Santino nasceu, com 1,890 quilos.

Porém, nos dias após ao parto, os fracos sinais vitais da progenitora voltaram a se apagar e a argentina regressou ao coma. “Era desesperante. Todos os dias falávamos com ela de coisas novas, do bebê que tinha nascido, mas não havia resposta”, explica o irmão César Bannan.

Foi então que um “segundo milagre” aconteceu. No passado dia 8 de abril, Amelia despertou do coma. “Estávamos na clínica com Norma, a minha outra irmã, e contávamos coisas e nunca tínhamos resposta, até que ouvi um ‘sim’. ‘Amelia, está ouvindo?’, perguntei. E voltou a dizer que sim. Foi uma emoção, fiquei sem palavras”.

De acordo com o fisioterapeuta, Roberto Gisin, a paciente tem melhorado com rapidez. “Primeiro só dizia sim e não, agora já responde a perguntas”, explica. Se não houver contratempos, o médico acredita que poderá andar dentro de poucos meses, não esquecendo nunca que continua a ser uma “paciente de risco”.

Por sua vez, o bebê “cresce bem e não tem complicações em nada. É um guerreiro”, conta o tio ao jornal.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …