Mulher de ‘El Chapo’ Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Tbj15 / Wikimedia

Joaquin “El Chapo” Guzman

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín “El Chapo” Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa.

Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto Dulles, na Virgínia, segundo comunicado do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

De acordo com documentos judiciais, ela é acusada de narcotráfico — organizando a importação de cocaína, metanfetaminas, heroína e maconha para os Estados Unidos.

Além disso, ela é acusada de ter ajudado “El Chapo” a escapar, em 11 de julho de 2015, da prisão mexicana em que ele estava detido. Preso novamente no México em janeiro de 2016, o ex-líder do temido cartel de Sinaloa teria tido novamente ajuda da mulher no planejamento de outra fuga, antes que ele fosse extraditado para os Estados Unidos em janeiro de 2017.

Em julho de 2019, Joaquín “El Chapo” Guzmán foi considerado culpado por todas as dez acusações das quais foi alvo, sendo condenado à prisão perpétua e mais 30 anos de detenção nos Estados Unidos. Seu julgamento foi considerado o maior da história do país por narcotráfico.

Relacionamento de uma década, entre fugas e julgamento

O advogado americano Jeffrey Lichtman, que defendeu “El Chapo” em seu julgamento em Nova York, confirmou à BBC News Mundo (serviço em espanhol da BBC) que também representará Aispuro — que planeja se declarar inocente das acusações que enfrenta.

Lichtman evitou fazer comentários adicionais em breve conversa telefônica com a reportagem, logo após a notícia da prisão. Aispuro deve comparecer por videoconferência a um julgamento no tribunal federal do distrito de Columbia.

Ela nasceu em Santa Clara, na Califórnia (EUA), mas cresceu em uma fazenda em La Angostura, um vilarejo com algumas dezenas de habitantes ao norte do México, em uma região conhecida como o “triângulo dourado” do narcotráfico. Foi lá que conheceu “El Chapo”, aos 17 anos.

Apesar de assegurar que sua família sempre se dedicou à agricultura, tanto pai dela, Inés Coronel Barrera, como o irmão mais velho, Inés Omar, estão hoje condenados à prisão por ligação com o cartel do marido.

O relacionamento amoroso entre os dois durou mais de uma década — na maior parte deste período, porém, Guzmán esteve foragido e preso, no México e nos Estados Unidos.

Aispuro participou presencialmente da maior parte do julgamento contra “El Chapo” nos Estados Unidos.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …

"Estão matando Navalny na prisão", alertam amigos e médicos do opositor russo

Próximos do opositor russo Alexei Navalny estão extremamente preocupados com a degradação de seu estado de saúde. Doente e em greve de fome em uma colônia penitenciária perto de Moscou, amigos e médicos do …

Inteligência artificial usa esboços de Galileu e mostra como era o Sol em 1612

Com a tecnologia atual, os astrônomos conseguem ver o Sol em detalhes que Galileu Galilei sequer imaginaria existir. Hoje, podemos ver imagens que revelam as estruturas gigantes semelhantes a células do tamanho do estado do …

Cuba vira página histórica com despedida de Raúl Castro

Após mais de 60 anos, a era castrista em Cuba finalmente chega ao fim. Raúl Castro se despede aos 89 anos da política e renuncia ao cargo de presidente do partido no congresso do Partido …

Em SP, 51 pessoas recebem por engano vacina da covid-19, e não da gripe comum

Por engano, 51 pessoas receberam a vacina contra a COVID-19 em vez do imunizante contra a influenza, o vírus da gripe comum, no estado de São Paulo nesta semana. A maior parte destes casos aconteceu no …

Estudo sugere que 2,5 bilhões de tiranossauros rex viveram na Terra

Estimativa inédita da população total dos dinossauros foi publicada na revista "Science". Biólogo brasileiro integrou equipe da Universidade da Califórnia que fez o cálculo. Se um Tyrannosaurus rex já parece bastante assustador, imagine 2,5 bilhões deles. …