Mulher multada por urinar em público se transforma em debate sobre sexismo

sooncm / Flickr

Mictório público masculino em Amesterdã

O caso de uma mulher holandesa que foi multada em 90 euros por urinar na rua no centro de Amesterdã acabou se transformando em um debate sobre sexismo no país. A capital holandesa, com pouco mais de 800 mil habitantes, tem 35 mictórios públicos para homens, em comparação com 3 banheiros públicos disponíveis para mulheres.

Em 2015, Geerte Piening, de 23 anos, foi flagrada urinando, depois de passar a noite bebendo na praça de Leidseplein, no centro. Já era tarde, as lojas estavam fechadas e o banheiro mais próximo ficava a alguns quilômetros de distância.

Na ocasião, Piening decidiu procurar uma rua tranquila onde pudesse satisfazer as necessidades. Segundo conta a BBC, um grupo de amigos vigiava para avisar Piening caso alguém aparecesse.

No entanto, a jovem foi apanhada em flagrante por três agentes da polícia local, e levada frente a um juíz. “Na época, não queria me envolver em discussão com a polícia, mas no dia seguinte pensei ‘espera aí… vou lutar contra isto’“, conta Piening.

O magistrado que julgou o caso considerou que Piening devia ter usado um dos mictórios masculinos, em vez de urinar em público – ato punido com multa de 90 euros.

Algumas mulheres, no entanto, consideram que a sugestão do juiz é ridícula, e compartilharam nas redes sociais fotos de si próprias tentando ilustrar as óbvias dificuldades de uma mulher em usar um mictório masculino.

O juiz comparou também a atitude da jovem com a de alguém que joga lixo na rua em vez de usar uma lixeira – o que levou um internauta a lembrar ao juíz que, ao contrário da urina, as cascas de banana podem ser guardadas no bolso e jogadas fora mais tarde – em qualquer lixeira de “gênero neutro”.

Piening insiste que teve de usar a rua como último recurso e alega que os banheiros públicos para mulheres em outras capitais europeias eram muito melhores. “Não é embaraçoso para uma cidade turística como Amesterdã que as mulheres não tenham onde urinar?”, questiona.

“Não era minha intenção que essa questão se tornasse uma grande questão feminista. Por outro lado, é positivo que esse problema seja discutido”, afirmou.

 

O juiz reconheceu que há menos banheiros para mulheres, mas diz que a prefeitura não é obrigada a disponibilizá-las.

Além disso, diz o juiz, “as mulheres são menos propensas a usar banheiros públicos”, acrescentou, dizendo que o caso de Piening era raro. “É a segunda mulher que vejo em Tribunal por causa de um assunto destes”, teria dito o juiz.

A prefeitura, entretanto, diz que nunca houve na cidade uma política pública relativa a banheiros públicos.

“Há mais banheiros para homens porque é assim que sempre foi. Obviamente deveria ser igual e todos concordam que poderia ter sido feito melhor. Mas quais são os custos? Há espaço para isso? Vale a pena?”, pergunta Peter Ekker, porta-voz do prefeito.

Mas este pode não ser o fim da história.

Foi criado no Facebook um grupo para encorajar mulheres a se juntarem a um protesto na cidade nesta sexta-feira (22) e lançar uma proposta para que as mulheres possam usar mictórios masculinos. Mais de 5 mil pessoas já manifestaram interesse em comparecer.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por que os amigos dessa infeliz não montaram guarda para ela usar um banheiro masculino?
    Gente sem vergonha transgride a lei e ainda quer transformar a transgressão em direito!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …