Mulher multada por urinar em público se transforma em debate sobre sexismo

sooncm / Flickr

Mictório público masculino em Amesterdã

O caso de uma mulher holandesa que foi multada em 90 euros por urinar na rua no centro de Amesterdã acabou se transformando em um debate sobre sexismo no país. A capital holandesa, com pouco mais de 800 mil habitantes, tem 35 mictórios públicos para homens, em comparação com 3 banheiros públicos disponíveis para mulheres.

Em 2015, Geerte Piening, de 23 anos, foi flagrada urinando, depois de passar a noite bebendo na praça de Leidseplein, no centro. Já era tarde, as lojas estavam fechadas e o banheiro mais próximo ficava a alguns quilômetros de distância.

Na ocasião, Piening decidiu procurar uma rua tranquila onde pudesse satisfazer as necessidades. Segundo conta a BBC, um grupo de amigos vigiava para avisar Piening caso alguém aparecesse.

No entanto, a jovem foi apanhada em flagrante por três agentes da polícia local, e levada frente a um juíz. “Na época, não queria me envolver em discussão com a polícia, mas no dia seguinte pensei ‘espera aí… vou lutar contra isto’“, conta Piening.

O magistrado que julgou o caso considerou que Piening devia ter usado um dos mictórios masculinos, em vez de urinar em público – ato punido com multa de 90 euros.

Algumas mulheres, no entanto, consideram que a sugestão do juiz é ridícula, e compartilharam nas redes sociais fotos de si próprias tentando ilustrar as óbvias dificuldades de uma mulher em usar um mictório masculino.

O juiz comparou também a atitude da jovem com a de alguém que joga lixo na rua em vez de usar uma lixeira – o que levou um internauta a lembrar ao juíz que, ao contrário da urina, as cascas de banana podem ser guardadas no bolso e jogadas fora mais tarde – em qualquer lixeira de “gênero neutro”.

Piening insiste que teve de usar a rua como último recurso e alega que os banheiros públicos para mulheres em outras capitais europeias eram muito melhores. “Não é embaraçoso para uma cidade turística como Amesterdã que as mulheres não tenham onde urinar?”, questiona.

“Não era minha intenção que essa questão se tornasse uma grande questão feminista. Por outro lado, é positivo que esse problema seja discutido”, afirmou.

 

O juiz reconheceu que há menos banheiros para mulheres, mas diz que a prefeitura não é obrigada a disponibilizá-las.

Além disso, diz o juiz, “as mulheres são menos propensas a usar banheiros públicos”, acrescentou, dizendo que o caso de Piening era raro. “É a segunda mulher que vejo em Tribunal por causa de um assunto destes”, teria dito o juiz.

A prefeitura, entretanto, diz que nunca houve na cidade uma política pública relativa a banheiros públicos.

“Há mais banheiros para homens porque é assim que sempre foi. Obviamente deveria ser igual e todos concordam que poderia ter sido feito melhor. Mas quais são os custos? Há espaço para isso? Vale a pena?”, pergunta Peter Ekker, porta-voz do prefeito.

Mas este pode não ser o fim da história.

Foi criado no Facebook um grupo para encorajar mulheres a se juntarem a um protesto na cidade nesta sexta-feira (22) e lançar uma proposta para que as mulheres possam usar mictórios masculinos. Mais de 5 mil pessoas já manifestaram interesse em comparecer.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por que os amigos dessa infeliz não montaram guarda para ela usar um banheiro masculino?
    Gente sem vergonha transgride a lei e ainda quer transformar a transgressão em direito!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …