Mulheres à deriva com os cães por 5 meses tinham dispositivo de emergência que não utilizaram

Mass Communication Specialist 3rd Class Jonathan Clay / US Navy

Duas mulheres de Honolulu sobreviveram durante cinco meses à deriva no Pacífico graças a um purificador de água e alimentos secos, juntamente com os cães. Agora, as autoridades apontam incongruências à história das mulheres.

Segundo a agência Associated Press, as mulheres que afirmam ter estado cinco meses à deriva em alto mar tinham um dispositivo de emergência que nunca chegaram a acionar.

O tenente Scott Carr descreve que as mulheres tinham a bordo da embarcação o dispositivo Epirb (em inglês, Emergency position-indicating radio beacons), um aparelho usado em situações de emergência com ligação a satélites e que transmite a localização, mas que nunca chegou a ser utilizado.

Tara Molle, porta-voz da guarda costeira, disse que, quando confrontadas com o porquê de nunca terem utilizado o dispositivo, as mulheres responderam que “nunca se sentiram verdadeiramente em perigo, como se fossem morrer nas próximas 24 horas”.

A explicação, no entanto, contrasta com as palavras iniciais da havaiana Jennifer Appel quando foi salva, que disse que se ninguém as tivesse localizado, “teriam morrido nas 24 horas seguintes”.

Phillip R. Johnson, um oficial reformado da guarda costeira e responsável pelas operações de busca e resgate, garantiu que “se o aparelho estava funcionando e se estivesse ligado, o sinal de que estavam em apuros teria sido recebido muito rapidamente”.

Quando foram resgatadas, as mulheres explicaram que tinham diversos dispositivos de comunicação e que todos falharam, mas não referiram o Epirb, que se ativa manualmente ou quando é submergido.

Johnson contesta a afirmação: “Há algo de errado aqui. Nunca ouvi falar de uma situação em que tudo isto deixou de funcionar ao mesmo tempo”.

Além desta, a história das mulheres apresenta ainda outras incongruências, revela o jornal português Observador.

De acordo como tenente Carr, a guarda costeira teria entrado em contato com a embarcação das mulheres em junho, perto do Taiti, e disseram que não estavam em perigo e que chegariam a terra no dia seguinte. Segundo o relato das havaianas, no entanto, nessa altura já estariam sem motores e com o mastro danificado.

As mulheres contaram ainda que passaram por uma tempestade, logo no primeiro dia da viagem (3 de maio) e que durou três dias. Os meteorologistas de Honolulu, contudo, disseram que não foi registrada qualquer tempestade ou mau tempo naqueles dias. Informação confirmada por imagens de satélite da NASA, lê-se no Telegraph.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …