Músicos etíopes acusados de terrorismo por suas letras ‘incitadoras’

(cv)

Captura de tela de uma das ‘músicas de resistência’ mais populares do grupo de Seena, tirada de seu canal na língua afan oromo no YouTube

Sete produtores e artistas de uma música popular no YouTube foram acusados de terrorismo na Etiópia no final de junho por produzirem e postarem material audiovisual considerado “incitador”.

Os membros do grupo foram presos em dezembro de 2016 e detidos sem acusação até o mês passado.

Uma das acusadas, Seena Solomon, é uma jovem cantora aclamada pela crítica pelo seu talento extraordinário. Entre os detidos estão o famoso compositor, cantor e intérprete Elias Kiflu, os vocalistas Gemechis Abera e Oliyad Bekele e os dançarinos, Ifa Gemechu, Tamiru Keneni e Moebol Misganu.

Esta foi a segunda prisão de Moebol Misganu, que já havia sido detido em 2014 por envolvimento com protestos estudantis em Oromia, a maior região da Etiópia, sendo solto em 2016.

Desde dezembro de 2016, Seena e seus companheiros estão presos em Maekelawi — uma prisão famosa pelas práticas de tortura relatadas por antigos prisioneiros. Logo após sua prisão, o ativista online e diretor do canal de televisão por satélite Diaspora, Jawar Mohamed, denunciou o caso em seu Facebook:

O regime tem intensificado sua guerra contra os artistas oromo. Quase todos os cantores estão na cadeia, são obrigados a fugir ou vivem na clandestinidade. Gravadoras têm sido fechadas e suas propriedades confiscadas. Seena Solomon e Elias Kiflu, a dupla conhecida por suas poderosas músicas que dramatizam a resistência, são suas mais recentes vítimas.

O controverso ambiente político no qual as prisões ocorreram surgiu de um plano do governo da Etiópia de ampliar a capital do país, Addis Ababa. Em 2014, o partido do governo, a Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope, anunciou propostas de estender a capital até a região agrária adjacente de Oromia, a maior região da Etiópia e lar do maior grupo étnico do país, os oromos.

Em um momento em que tais planos levaram a enormes protestos e a uma violenta repressão governamental, os músicos de afan oromo (a língua da região) surgem como fonte de inspiração visual e musical para o movimento de oposição.

O grupo de Seena Solomon produziu vídeos musicais em afan oromo durante protestos estudantis que abalaram o país de 2014 a 2016, que se tornaram uma espécie de trilha sonora do movimento.

Durante a cobertura da prisão dos membros do grupo, a estatal Fana Broadcasting Corporation relatou que Seena e seus companheiros estavam produzindo vídeos, poemas e entrevistas com críticos do governo em colaboração com uma organização política com sede na Austrália.

De acordo com a acusação, o material audiovisual “incitava” e “elogiava” manifestantes estudantis e outros que protestaram entre 2014 e 2016.

Eles não são os primeiros a enfrentar tal repressão. Em janeiro de 2016, Hawi Tezera, outra cantora oromo que inspirou e confortou manifestantes através de suas músicas, foi presa.

Em fevereiro de 2017, Teferi Mekonen, um cantor oromo que reivindicava sua identidade cultural oromo e desafiou a legitimidade do partido governista em suas músicas também foi preso. Hawi foi posteriormente liberta, mas o destino de Terefi ainda é desconhecido.

Com o aumento da visibilidade dos cantores “politizados”, as autoridades etíopes têm intensificado a repressão contra músicos oposicionistas. Isso, todavia, não diminuiu a visibilidade ou popularidade desses artistas.

A música de resistência continua a florir no YouTube. Mesmo seus interpretes estando na cadeia, o canal do grupo de Seena Solomon mantêm uma impressionante marca de 3 525 996 visualizações.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …