Músicos etíopes acusados de terrorismo por suas letras ‘incitadoras’

(cv)

Captura de tela de uma das ‘músicas de resistência’ mais populares do grupo de Seena, tirada de seu canal na língua afan oromo no YouTube

Sete produtores e artistas de uma música popular no YouTube foram acusados de terrorismo na Etiópia no final de junho por produzirem e postarem material audiovisual considerado “incitador”.

Os membros do grupo foram presos em dezembro de 2016 e detidos sem acusação até o mês passado.

Uma das acusadas, Seena Solomon, é uma jovem cantora aclamada pela crítica pelo seu talento extraordinário. Entre os detidos estão o famoso compositor, cantor e intérprete Elias Kiflu, os vocalistas Gemechis Abera e Oliyad Bekele e os dançarinos, Ifa Gemechu, Tamiru Keneni e Moebol Misganu.

Esta foi a segunda prisão de Moebol Misganu, que já havia sido detido em 2014 por envolvimento com protestos estudantis em Oromia, a maior região da Etiópia, sendo solto em 2016.

Desde dezembro de 2016, Seena e seus companheiros estão presos em Maekelawi — uma prisão famosa pelas práticas de tortura relatadas por antigos prisioneiros. Logo após sua prisão, o ativista online e diretor do canal de televisão por satélite Diaspora, Jawar Mohamed, denunciou o caso em seu Facebook:

O regime tem intensificado sua guerra contra os artistas oromo. Quase todos os cantores estão na cadeia, são obrigados a fugir ou vivem na clandestinidade. Gravadoras têm sido fechadas e suas propriedades confiscadas. Seena Solomon e Elias Kiflu, a dupla conhecida por suas poderosas músicas que dramatizam a resistência, são suas mais recentes vítimas.

O controverso ambiente político no qual as prisões ocorreram surgiu de um plano do governo da Etiópia de ampliar a capital do país, Addis Ababa. Em 2014, o partido do governo, a Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope, anunciou propostas de estender a capital até a região agrária adjacente de Oromia, a maior região da Etiópia e lar do maior grupo étnico do país, os oromos.

Em um momento em que tais planos levaram a enormes protestos e a uma violenta repressão governamental, os músicos de afan oromo (a língua da região) surgem como fonte de inspiração visual e musical para o movimento de oposição.

O grupo de Seena Solomon produziu vídeos musicais em afan oromo durante protestos estudantis que abalaram o país de 2014 a 2016, que se tornaram uma espécie de trilha sonora do movimento.

Durante a cobertura da prisão dos membros do grupo, a estatal Fana Broadcasting Corporation relatou que Seena e seus companheiros estavam produzindo vídeos, poemas e entrevistas com críticos do governo em colaboração com uma organização política com sede na Austrália.

De acordo com a acusação, o material audiovisual “incitava” e “elogiava” manifestantes estudantis e outros que protestaram entre 2014 e 2016.

Eles não são os primeiros a enfrentar tal repressão. Em janeiro de 2016, Hawi Tezera, outra cantora oromo que inspirou e confortou manifestantes através de suas músicas, foi presa.

Em fevereiro de 2017, Teferi Mekonen, um cantor oromo que reivindicava sua identidade cultural oromo e desafiou a legitimidade do partido governista em suas músicas também foi preso. Hawi foi posteriormente liberta, mas o destino de Terefi ainda é desconhecido.

Com o aumento da visibilidade dos cantores “politizados”, as autoridades etíopes têm intensificado a repressão contra músicos oposicionistas. Isso, todavia, não diminuiu a visibilidade ou popularidade desses artistas.

A música de resistência continua a florir no YouTube. Mesmo seus interpretes estando na cadeia, o canal do grupo de Seena Solomon mantêm uma impressionante marca de 3 525 996 visualizações.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …