Na hora de escolher, mosca das frutas gosta mais de acasalar do que de dormir

Um estudo da Universidade do Minho, em Portugal, concluiu que a mosca das frutas “na hora de escolher” prefere acasalar a dormir, salientando que o inseto tem sido importante para entendermos o funcionamento básico do cérebro humano.

A pesquisa do cientista do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), Daniel Machado, identificou “um circuito neuronal” que “intensifica a vontade de acasalamento, secundarizando uma das principais necessidades vitais, dormir”.

Segundo o estudo, desenvolvido em parceria com a Universidade Thomas Jefferson, nos EUA, “as principais características do sono também estão conservadas neste inseto”, a Drosophila melanogaster, que, segundo a Universidade do Minho, “tem sido um importante modelo para entendermos o funcionamento básico do cérebro humano“.

Em comunicado à Lusa, a universidade portuguesa explica que “o sono é incompatível com qualquer outro comportamento, podendo ser modulado por diferentes estados motivacionais, quer por necessidade vital, como comer, quer por interesse pessoal, como ir ao cinema”.

Perante aqueles dilemas, explica, “cabe ao cérebro coordenar o conflito entre a vontade de dormir e outros comportamentos essenciais ou relevantes”.

Na pesquisa, Daniel Machado focou no “conflito” entre o sono e o acasalamento em moscas das frutas, algo que também pode ser observado em seres humanos. O trabalho mostra, pela primeira vez, que o cérebro da mosca macho ativa “amplificadores” neuronais que priorizam o acasalamento.

“Os circuitos cerebrais que coordenam seu comportamento sexual despertam neurônios que intensificam a importância de acasalar. O reforço do sinal sexual permite a supressão momentânea da necessidade de dormir, mantendo o macho despertado para cortejar a fêmea”, esclarece o pesquisador.

Da descoberta, “surgiu um modelo inovador que se baseia na amplificação de estímulos para ‘ajudar’ o inseto a decidir em situações de conflito entre motivações incompatíveis”.

A instituição refere que as conclusões podem “contribuir para conceber terapias capazes de atenuar doenças em que diferentes estados motivacionais podem estar descoordenados, como dependência em drogas ou álcool, ansiedade, depressão e distúrbios do sono”.

A descoberta pode, ainda, “simplesmente ajudar a entender o que motiva as pessoas a abdicarem de dormir em favor de outras atividades”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …